A construção residencial é um setor que está em constante desenvolvimento e ascensão, visto que são os responsáveis por desenvolver todos os projetos de moradia, seja em prédios, casas ou condomínios residenciais.

Atuando na construção de espaços seguros, confortáveis e práticos, a casa própria é o sonho de muitas pessoas, por isso os projetos são tão aguardados.

As casas precisam ser seguras, aconchegantes e funcionais para as pessoas conseguirem exercer todas as atividades com praticidade e comodidade.

Assim, alguns processos e projetos precisam ser bem elaborados para que problemas e reparos futuros sejam evitados.

Dentre os projetos há o da rede hidráulica, responsável pelo fornecimento de água em todos os pontos necessários das casas e o descarte adequado dos resíduos hídricos.

Conheça a seguir quais são os recursos e procedimentos necessários para a produção de um sistema hidráulico eficiente e de alta qualidade para os moradores.

Outorga de poço artesiano

A outorga de poço artesiano SP é um processo burocrático que precisa ser realizado antes das construções hidráulicas.

Isso porque o documento permite que o projeto a ser desenvolvido possa usar os recursos hídricos do terreno. Assim, o certificado permite o uso consciente e necessário da água, evitando procedimentos ilegais que resultam em multas e punições.

O processo é conduzido pelos órgãos da vigilância sanitária e o DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica). Os recursos hídricos são bens públicos e todas as pessoas tem direito ao acesso, entretanto é de responsabilidade do Estado realizar a sua administração e controle, para que ele seja utilizado de forma consciente e sustentável, ou seja, sem desperdícios.

Tubos e conexões

Após a autorização e desenvolvimento do projeto hídrico com intervenções ou não das águas subterrâneas, é necessário executar o projeto e, para isso, as tubulações para o transporte e armazenamento da água se tornam essenciais.

É importante ressaltar que os tubos de água precisam ser resistentes e duráveis, além de serem compostos por um material higienizado para não contaminar a água ou causar problemas à saúde dos moradores e seus visitantes.

Os tubos e conexões em ppr foram desenvolvidos na Europa com o objetivo de serem resistentes as variações de temperatura térmicas. Sendo construídos com material plástico a base de petróleo, tornam-os mais resistentes.

Além disso, a sua produção é padronizada e regulamentada por normas para assegurar a sua qualidade.

Ao utilizar esse modelo as vantagens dos tubos e conexões ppr são muitas, como:

  • Segurança;
  • Durabilidade;
  • Resistência as variações térmicas;
  • Fáceis de serem instalados;
  • Resistentes a impactos.

Assim, a sua utilização agrega muito valor ao projeto hidráulico e garante que após a sua instalação o transporte da água seja realizado com eficiência e alta qualidade.

Além desse modelo, há outras opções que são disponibilizadas pelo mercado, como o tubo de pvc preço. Aplicado em diversos projetos e obras, esse material é um dos mais comuns e conhecidos.

Sua utilização é constante devido aos seus benefícios, sendo que a principal vantagem dessa tubulação é a personalização do tamanho, podendo ser mais longos ou curtos, de acordo com a necessidade do projeto. Além disso, o pvc permite que haja uma versatilidade no design.

Os dois modelos são indicados para o transporte de águas quentes e frias, entretanto, há modelos como o tubo 75mm agua preço que são mais indicado para sistemas que terão apenas águas frias.

Essas peças também são resistentes e duráveis, sendo ainda econômicos e fáceis de serem manuseados e instalados, ocasionando uma otimização no tempo da obra.

Aquecedores de água

Com o propósito de fornecer mais conforto aos moradores, os projetos hidráulicos também possuem locais que são desenvolvidos para inserção de aquecedor de água.

Como o próprio nome sugere, esse item é utilizado para fornecer água aquecida aos moradores em diversos pontos de uso.

Um dos modelos adotados é o aquecedor de água de acumulação. Os boilers, como também são conhecidos, serve para proporcionar um banho mais agradável.

Desse modo, com o reservatório acoplado, ele consegue manter a água aquecida por meio do isolamento térmico.

Os aquecedores, bem como as pias, chuveiros e ralos, precisam ser contemplados nos projetos hidráulicos com as devidas separações e canalizações, para que as águas seja conduzidas com segurança e proteção aos seus destinos.

Tanto antes de serem utilizadas como após a sua utilização, os destinos precisam ser respeitados para evitar problemas e impactos negativos ao meio ambiente ou à saúde dos moradores.