Em uma construção, existem alguns detalhes que vão além da pintura e elementos decorativos, voltando-se muito mais para processos estruturais.

Em um processo de construção, um dos primeiros procedimentos é fazer a sondagem de solo. Esse tipo de sondagem é vital porque os resultados e estudos realizados sobre o solo conseguem apontar se o projeto consegue ser realizado naquele espaço ou não.

Ou seja, verifica-se nos pontos de sondagem qual será o custo da obra, se vale a pena corrigir aquele solo, quais seriam os investimentos, dentre outros aspectos.

Por meio desse procedimento técnico é possível:

  • Compreender as características de determinado terreno;
  • Qual é a espessura das camadas do solo;
  • Se o local está contaminado;
  • Se existe a presença de lençol freático;
  • Qual é a sua resistência;
  • Outros aspectos inerentes ao solo.

Por meio desses resultados, a partir de um estudo que busca seguir normas e regulamentações técnicas de segurança, torna-se possível levantar qual é o melhor tipo de fundação para aquele local.

Além disso, verifica-se também qual pode ser a estrutura presente na edificação e os cálculos necessários para seu dimensionamento.

Diante disso, vale destacar que existem vários tipos de sondagem desse solo, além de outros procedimentos necessários. Confira mais informações acerca desses serviços a seguir.

Os variados tipos de sondagem de solo: o que você precisa saber

Existem diversos tipos de sondagem de solo e abordaremos alguns deles neste artigo. Vale ressaltar que cada tipo de sondagem segue normas e técnicas de segurança.

Um dos procedimentos é a sondagem à percussão, que é uma das técnicas mais conhecidas no país para investigar o tipo de solo. Verifica-se, dentre vários aspectos, a profundidade daquele solo e sua resistência.

A depender do resultado, outros processos podem ser solicitados. Por exemplo, no caso de haver rochas no local, o tipo de sondagem é a rotativa.

Esse tipo de solo é mais resistente e duro, sendo necessário utilizar uma coroa de diamante para conseguir perfurar o local. Verifica-se, com isso, o tipo de rocha e sua qualidade, além do tipo de concentração de determinado minério no solo.

Outro tipo de sondagem é a sondagem spt. Esse tipo é importante porque traz informações sobre qual é o nível de água e do lençol freático, verificando também os tipos de solo. A utilização desse tipo de sondagem é muito importante porque traz uma precisão em relação a como o solo deve ser utilizado.

Além disso, esse tipo de sondagem é utilizada quando se deseja instalar um prédio ou até mesmo para estabilizar os taludes. Para além das sondagens, existem outros procedimentos essenciais na contrução. Confira!

Você sabe o que é guia de concreto padrão?

Existem vários tipos de guias nas ruas, servindo como um espaço para calçada e de recuo em uma determinada construção, para que ela não esteja rente à rua e garanta a seguridade de transeuntes.

Uma dessas estruturas é a guia de concreto padrão pmsp. Também conhecida como meio fio, ela utiliza um concreto simples e resistente.

Geralmente, sua utilização usa pavimentos que são intertravados e que se conectam facilmente. O uso desse material é bastante versátil, podendo ser aplicado em vários locais como nos condomínios e em estacionamentos.

Para ter uma guia de concreto padrão prefeitura preço é importante consultar os órgãos públicos de seu município com o objetivo de verificar qual é o melhor modelo para se instalar, suas especificações e, além disso, ter a liberação exigida pelos órgãos.

Além desse tipo de guia existem outros, como é o caso da curva raio, que vai ser utilizada em calçamentos, assim como a guia de chapéu, que é utilizada para captar e escoar as aguas pluviais. Esse tipo de guia é muito importante para evitar inundações e problemas técnicos com a água.

Também existe a guia concreto para uso em jardins, as rebaixadas (que facilita a circulação de veículos e a acessibilidade de pessoas com deficiência) e aquelas que devem ser utilizadas em condomínios e ambientes prediais.

Praticamente todos esses modelos utilizam concreto, que é um cimento mais fortalecido e produzido com o a mistura de água, areia e pedras. Por isso, a recomendação é buscar por uma Central Dosadora de Concreto e realizar os orçamentos necessários para sua utilização.

Diante disso, é importante contar com o apoio de profissionais capacitados durante uma construção, que possam orientar sobre os procedimentos que precisam ser realizados.