Construção é o termo usado pelas áreas de engenharia e arquitetura para designar a execução de um projeto já elaborado para obras de maior porte, como pontes, viadutos, túneis, casas, edifícios, estradas, aeroportos, entre outras.

E, quando falamos em grandes construções, é preciso se atentar aos equipamentos que são de suma importância para auxiliar os engenheiros, arquitetos e demais funcionários responsáveis pela obra a realizar um trabalho de forma segura, prática e mais ágil, como por exemplo container, perfuratriz e caçambas.

Além de economizar tempo e cumprir prazos de entrega, a qualidade da obra final fica superior quando são utilizados equipamentos corretos e confiáveis.

Os maquinários utilizados nas grandes construções são caros e exigem um alto investimento.

Por isso, é importante se planejar e saber o que realmente é indispensável para realizar determinadas obras.

Uma boa alternativa é pesquisar itens que já foram utilizados, como um container usado a venda que esteja em bom estado, garantindo a mesma eficácia de utilização e reduzindo os custos da obra.

Quais itens são necessários?

Confira a lista abaixo com alguns dos principais equipamentos que não podem faltar em um canteiro de grandes obras:

  1. Caçamba de Entulho: caixa de metal utilizada para armazenamento e transporte dos resíduos que não foram utilizados em uma obra;

  2. Container: são instalações práticas e rápidas para as grandes obras, podendo ser utilizados como estruturas de escritório, vestiário e banheiro;

  3. Perfuratriz: máquina que serve para perfurar o solo ou rochas, visando produzir um foço ou um posso, de acordo com a necessidade de profundidade da obra;

  4. Betoneiras: sua principal função é misturar argamassa e concreto de forma rápida e prática, obtendo uma mistura mais homogênea e na proporção exata de acordo com a demanda da obra;

  5. Bomba d’água: pode ser utilizada para movimentar a água limpa no local da obra ou também para fazer a drenagem de locais que foram escavados ou perfurados;

  6. Gerador de energia: através da queima de algum combustível, é responsável por converter energia mecânica em energia elétrica. Como em muitas obras não há uma rede de energia elétrica disponível, o gerador se torna necessário, podendo ser alugado em determinada potência, dependendo da necessidade daquela obra;

  7. compressor de ar: é responsável por calibrar os pneus de todas as máquinas que fazem parte da obra, além de soprar pista antes da aplicação do asfalto ou soprar outras peças antes de serem concretadas, como vigas, lajes, entre outras;

  8. Cavadeira: serve para perfurar o solo e pode ser tanto reta, um modelo mais simples, quanto articulada, que é mais complexa e serve tanto para retirar terra e também outros materiais de forma mais rápida.

A maioria das pessoas já viu caçambas na rua na frente de obras, mas nem todo mundo sabe de todas as suas funcionalidades e de como são importantes em uma construção.

Uma obra produz muito entulho e é aí que entra a importância das caçambas para manter a construção organizada: armazenar o que não está sendo utilizado.

Além disso, elas são grandes aliadas no transporte de itens, como cimento, areia, terra, sementes, adubos, dependendo do tipo e necessidade de cada obra.

Existem alguns tipos de caçambas. As mais comuns e encontradas com mais frequência em obras de construção são as abertas, por facilitarem o transporte de resíduos.

Já a caçamba fechada é mais segura, já que é acessada apenas por quem tem autorização e também não permite que a quantidade máxima de resíduos permitido seja ultrapassada.

As caçambas roll-on and roll-off também são abertas, mas se diferem das mais comuns por serem içadas com ganchos e não com correntes, não sendo apropriadas ao uso doméstico.

Em relação à perfuratriz, por exemplo, também existem diversos modelos para fazer furos em concreto e em pisos industriais, mármore, pedra e tijolos, sendo cada um é indicado para a demanda de cada obra.

Container e suas diversas funções

Além de ser utilizado como instalações nas obras, o uso do container também vem sendo feito como elemento arquitetônico.

Um container tem vida útil de, aproximadamente, 20 anos, dependendo dos fatores externos aos quais fica exposto e também do tipo de carga que foi transportada nele.

Nessas novas práticas de construção arquitetônica, o container entra como uma solução sustentável e que possui baixo custo, pois garante o reaproveitamento do material e também não necessita de serviços de terraplanagem e fundação, por exemplo, no momento da sua instalação.