Por conta do crescimento dos condomínios nas grandes cidades e até mesmo nas pequenas o papel dos sindicos profissionais em SP como gestores de condomínio tem crescido muito.

Porém, muitos dos que estão a frente de um condomínio inicialmente não tiveram formação para síndicos profissionais, ficando perdidos nas suas atribuições, entretanto, existem alguns pontos que podem ser considerados essenciais para uma gestão de condomínio.

Nesse texto iremos falar de pontos importantes para uma gestão eficiente de condomínios e trataremos de espaços de lazer e serviços (como da empresa de limpeza de fachada SP e manutenção predial) que os condomínios precisam manter ou então em comum acordo com os condôminos por em execução.

Entendendo a gestão de condomínio

Gestão é algo bastante importante dentro de um condomínio predial ou então residencial.

Consiste na administração do síndico, que pode ser escolhida pelos moradores mediante uma lista de sindicos profissionais em SP ou então eleger um dos condôminos para a função.

O trabalho de gestão que o síndico deve cotidianamente realizar é de:

  • Fiscalizar os funcionários do condomínio;
  • Realizar reuniões da Assembleia;
  • Cuidar da parte fiscal;
  • Cuidar da administração geral do condomínio.

Esse último item o síndico pode ser assessorado por uma administradora de condomínios ou então deixar toda a parte administrativa por conta dela.

Entretanto, muitos condomínios não possuem verba para pagar uma administradora condominial e todo o trabalho fica a cargo do síndico.

A autogestão

Caso o condomínio não ter verba para pagar um síndico profissional ou uma administradora, e o serviço de síndico for exercido por algum morador o processo de gestão é conhecido como autogestão. E é um dos mais usados nos dias de hoje.

Iremos ressaltar alguns pontos que os síndicos dentro da autogestão precisam ter conhecimento ou saber manejar para formação de uma gestão eficiente e forte. Lembrando que gerir um condomínio não é tarefa fácil e requer cuidado e atenção.

As áreas que um síndico precisa compreender são as: financeiras, de contabilidade, as leis trabalhistas, questões civis e se possuir experiência administrativa é melhor ainda.

Portanto, quem assume o cargo precisa entender que toda a responsabilidade vai para ele, desde a permissão para elaboração de um projeto elétrico predial até mediação de conflitos entre moradores.

Os síndicos para terem uma boa gestão devem sempre prestar muita atenção ao recolhimento de impostos, a administração financeira, a inadimplência das taxas do condomínios e lidar com a contratação de funcionários e empresas de serviço diversas.

Hoje o síndico não cuida apenas da elaboração de projeto de custo manutenção elevador residencial, mas procura fazer com que todos sejam beneficiados para sua gestão.

Graças as tecnologias muitas ferramentas estão sendo criadas para ajudar síndicos e administradoras a conseguirem uma integração maior entre os problemas e as soluções, bem como uma visão geral de toda a estrutura do prédio.

A principal ferramenta é a de automação predial, que consiste em um sistema eletrônico que monitora e gerencia todas as funções de um edifício, esse sistema é conhecido também como automação BMS (Building Management System).

Áreas de lazer

Um dos quesitos da gestão de condomínios é a manutenção de espaços de convivência e lazer do prédio, bem como colocação de propostas para construção de uma caso não tenha.

As áreas de lazer além de serem boas para a convivência valorizam o prédio, o condomínio e as residências dentro delas.

Há alguns tipos de áreas que são muito importantes e que podem fazer parte de um condomínio:

1. Quadras poliesportivas

As quadras poliesportivas são elementos extremamente populares e que permitem uma valorização muito grande do condomínio. Grande parte dos condomínios já possuem, ou seja, se você é gestor e há espaço em seu condomínio esse é um ótimo investimento.

As quadras poliesportivas servem para uma grande quantidade de esportes como futebol, vôlei, basquete e outros, definido pelas delimitações e linhas pintadas na quadra.

Além dos esportes a quadra pode ser usada para confraternizações e festas entre os condomínios, como festas juninas, e também elaboração de oficinas como yoga e meditação.

2. Área de churrasco

É um espaço para quem quer fazer um almoço com a família e amigos. O condomínio pode optar por fazer uma ou duas churrasqueiras e seu uso pode ser de forma agendada, fazendo com que todos possam usar. Valoriza muito o condomínio.

Além dessas áreas existem: jardins, salão coberto e playground para as crianças.

Uma boa gestão de condomínios consegue colocar as prioridades dos moradores e fazer dentro do orçamento de modo que ocorra a valorização do espaço.