Existem vários tipos de poço cuja finalidade é extrair água do lençol freático. O assunto desse artigo é sobre o poço artesiano, aqueles que não precisam de nenhum tipo de maquinário para extrair, ou seja, a água jorra naturalmente.

Mas, espera aí! Primeiramente, o responsável deve ter a autorização da outorga que regulariza o funcionamento do poço. Só depois disso, a instalação pode ser feita.

Depois desse processo, é sempre bom conferir o passo a passo para o bom funcionamento do artefato.

Como se dá a construção de um poço artesiano?

É importante procurar por fornecedores que possuam pessoal qualificado para fazer o estudo do solo e garantir que ali debaixo exista água.

Esse serviço, também pode ser feito por uma outra pessoa, como um pesquisador e geólogo de universidades.

Após o estudo, o projeto deve ser entregue à empresa contratada, que o apresentará aos órgãos gestores de recursos hídricos para a solicitação da outorga para dar início à perfuração de poço artesiano.

Como muitas empresas já possuem técnicos próprios capacitados e credenciados, elas mesmas já apresentam o projeto e dão entrada na documentação necessária para a autorização das obras junto aos órgãos responsáveis.

Como é feita a Limpeza do poço?

A limpeza de poço será responsável pela retirada do material que está aderido às paredes do poço, além dos sedimentos que podem estar presentes por toda a instalação.

Desde os filtros, até onde o nível da água consegue alcançar.

A importância da limpeza de poço artesiano está principalmente relacionada ao bom funcionamento e quantidade do fluxo de água.

Já que um poço que tem os filtros entupidos irá bombear menos água e irá forçar a bomba para realizar o trabalho.

A limpeza pode envolver etapas de remoção física, química ou etapas combinando os dois.

Anualmente é preciso desinfetar com água sanitária ou algum bactericida. Isso é necessário porque boa parte do tempo, o nível da água fica em contato direto com colônias de bactérias.

O processo não é nada difícil. Tão simples como limpar a caixa d’água

Manutenção dos poços

Quando bem construído, e começar a ser operado com equipamentos de qualidade, o poço demanda manutenção mínima.

O importante é realizar a manutenção preventiva a cada um ou dois anos, no máximo, para que ele não pare de funcionar e os gastos de reparo sejam mais elevados que os de prevenção.

Com o tempo, e dependendo da água encontrada, pode ocorrer de ela trazer consigo diversos tipos de sedimentos do solo.

Se ela for incrustante, ou seja, que tem a propriedade de incrustar, de cobrir os corpos com uma crosta mineral, de espessura variável.

Poderá obstruir o filtro para poço artesiano, que ficarão cobertos de sais minerais que, por consequência, reduzem a vazão.

No caso de águas com propriedades corrosivas, quem usar revestimentos de ferro galvanizado tem que fazer a manutenção de poço artesiano preventiva sempre que possível para evitar doenças e mal funcionamento do poço artesiano.

Ainda existem os poços feitos manualmente e que, por isso, não precisam de autorização ou licenciamento do governo para serem construídos. Dentre eles estão:

  • Poço perfurado sobre rochas cristalinas ou consolidadas. Conhecido também como semi-artesiano.
  • Poço perfurado em rochas inconsolidadas e consolidadas. Conhecido também como Poço Misto e ou semi-artesiano.
  • Poço no Aqüífero Guarani. Poço perfurado em rochas consolidadas e inconsolidadas, com grandes diâmetros e profundidades.
  • Poço Sedimentar, perfurado em cima de rochas geralmente inconsolidadas.

A água vinda do subsolo é a única, e principal, fonte de água que diversas populações têm disponíveis no país e no mundo.

Saber os principais procedimentos ideais desde antes da instalação do poço, que se inicia na outorga, até os cuidados que estes sistemas requerem é muito importante.

Não somente por causa da qualidade da água que será entregue ao usuário, como também para evitar que o aquífero seja comprometido de alguma forma.

Por isso, manter a manutenção do poço artesiano em dia, feita de maneira correta, é imprescindível para garantir o acesso à água potável de qualidade, salvação para muitas famílias.

Como mencionado acima, a manutenção é necessária quando há a preocupação na redução dos gastos totais com o poço, e melhore a operação da melhor maneira possível, gastando o menos enquanto ele estiver jorrando água.