O forro de gesso tabicado tornou-se uma opção muito popular nas casas, residências e imóveis de todos os tipos. Também conhecido como forro dilatado, essa opção de revestimento traz um resultado sofisticado, devido ao seu design moderno, para que o ambiente seja agradável e aconchegante.

De modo geral, o forro de gesso tabicado é constituído de várias formas, podendo ser formado com gesso sanca aberta, por exemplo, aplicado em revestimentos superiores, como o teto, mas também em outros locais, como em divisoria de ambiente.

Uma das grandes vantagens do forro de gesso tabicado está na versatilidade de decoração, pois o material pode ser pintado de várias formas, com modelos de grafiato para quarto, sala e outros ambientes do imóvel.

O forro dilatado também pode ser combinado com divisoria de madeira ou ainda sanca de gesso, tornando o local ainda mais requintado.

As principais vantagens do forro de gesso tabicado

O forro dilatado ou tabicado recebe este nome por conta de sua constituição. Isso porque o material é formado por uma parte conhecida como “tabica”, que é um baixo relevo no revestimento, similar à uma canaleta.

Dessa forma, o forro de gesso tabicado é inserido na estrutura como uma moldura, que pode ser colocada nas laterais das paredes e entre o teto, formando um detalhamento conhecido como uma sanca de gesso.

Além do visual sofisticado, ao mesmo tempo moderno, elegante e confortável, o forro de gesso tabicado apresenta muitas outras vantagens, como:

  • A facilidade de aplicação do revestimento;
  • O ótimo preço de aquisição do material;
  • A grande durabilidade e resistência;
  • A pouca necessidade de manutenção.

Vale ressaltar que o forro de gesso tabicado passou por muitas modificações ao longo dos anos e, hoje, é muito utilizado pelos arquitetos e designers de interiores na hora de planejar um imóvel.

Além de seguir as tendências de decoração, o tipo de rebaixamento do forro oferece uma sensação de leveza ao ambiente, sendo ótimo para quem deseja um local minimalista, com estilo aconchegante.

Resistência da tabica e as juntas de dilatação do forro de gesso

As funções da tabica, que formam o forro também vão além no quesito decoração. Isso porque, na prática, elas podem formar molduras rebuscadas, que servem de acabamento, com junta de dilatação.

Isso quer dizer que o revestimento tem poucas rachaduras, resultantes da mínima movimentação da construção.

A junta de dilatação do forro de gesso tabicado é extremamente necessário, uma vez que o gesso não pode encostar na alvenaria.

Por esse motivo, a tabica é aplicada como um material de proteção entre o gesso e a própria alvenaria. Isso cria o efeito do tabicado e, ainda, contribui para a resistência e durabilidade do revestimento.

Com relação à decoração desse revestimento, ou seja sua adequação com a estrutura, pode ser interessante contar com pinturas para dar um ar diferente ao ambiente.

Nesse contexto, contar com o grafiato para quarto como para outros ambiente. Isso porque o grafiato ainda oferece maior resistência contra a umidade, unindo beleza, personalização e funcionalidade ao ambiente.

Vale ainda mencionar que o forro de gesso tabicado pode ser feito de duas formas: a primeira é no próprio gesso, em uma estrutura pré-moldada.

Esse tipo de estrutura é mais fácil de ser aplicado, já que está pré-fabricada em um molde perfeito, pronto para uso.

Já no segundo modelo, o forro de gesso tabicado utiliza os perfis de alumínio, que são os que parecem canaletas.

O tipo de forma escolhida para formar a sanca de gesso e o revestimento irá depender de muitos fatores, entre eles, incluem-se a decoração do ambiente, mas também, as necessidades estruturais de cada construção.

Combinações possíveis com o forro

Diante da versatilidade de decorações formadas com o forro dilatado, bem como dos diferentes materiais de fabricação e de sua aplicação, é possível formar inúmeros tipos de molduras, dependendo do ambiente. Claro que, com um planejamento adequado, pode-se não só transformar o local em um cômodo aconchegante e sofisticado, mas também colaborar para ampliar a noção de espaço.

Uma das formas de fazer isso é combinar a iluminação com o forro de gesso tabicado. Isso porque o uso das luminárias corretas irá fazer com que o ambiente se torne completo, com um visual esteticamente agradável.

Além disso, dependendo da iluminação utilizada (especialmente com o uso de lâmpadas LED), o usuário pode ter uma significativa economia de energia elétrica.

Diante de todos os pontos positivos apresentados, muitos projetos de casas e construções têm optado pelo investimento no forro de gesso tabicado, substituindo outros tipos de revestimentos (como o acartonado e as placas de gesso). Por esse motivo, o revestimento é bastante popular no mercado e pode ser encontrado com facilidade.