A demolição consiste em um processo muito comum, realizado pelo setor da construção civil, onde edificações, como casas e prédios são derrubadas de forma controlada.

Esse procedimento pode ser aplicado tanto em prol de construções novas, quanto para demolir locais que apresentam a estrutura comprometida. Existem diferentes maneiras de efetuar a demolição, tais como:

  • Processos eletroquímicos;
  • Equipamentos mecânicos;
  • Explosivos;
  • Abrasão.

Dessa forma, os principais tipos de demolição são categorizados como demolição manual, demolição a frio, mecânica e por meio de explosivos. No caso da demolição com uso de explosivos ou implosão, esses itens são comumente aplicados para eliminar os principais componentes de apoio do prédio.

E assim como nos outros casos, requer um estudo detalhado sobre a estrutura e o impacto que o processo pode causar. Por esse motivo, o método requer maior cautela e conta com uma equipe especializada para evitar qualquer dano e acidentes originados dos explosivos.

A opção manual comumente é aplicada em prol de um melhor aproveitamento do material retirado do local, a desconstrução não estrutural corresponde a reutilização de componentes de uma construção, como materiais de acabamento e portas.

Também existe a desconstrução estrutural, que por sua vez, engloba estruturas e materiais como madeira, vigas e tijolos. A demolição ou desmonte a frio, é aplicada eliminação de rochas ou estruturas de concreto.

Comumente, é realizada quando não há possibilidade do uso de materiais explosivos. Para isso, uma reação química provocada para originar uma tensão expansiva, que contribui com a corrosão desses elementos.

Já a demolição mecânica, equipamentos e ferramentas são utilizados para efetuar o processo, como a escavadeira hidráulica, que consiste em um equipamento versátil, que pode ser usado tanto para realizar a demolição, quanto para contribuir na locomoção de resíduos e materiais nas obras. Esse tipo de demolição é muito aplicado para remoção total ou parcial de estruturas, pisos, paredes e lajes.

Para o que serve a madeira de demolição?

Conforme o nome já indica, a madeira demolição é originada da desconstrução de determinados locais, como casas e prédios. Frequentemente, as madeiras utilizadas são de ipê, jacarandá e peroba rosa.

Para o seu uso, é necessário que passe por higienização e tratamento adequado, a partir deste ponto, tem a forma desejada e pode ser aplicada de diversas maneiras em novos ambientes.

Sendo assim, é importante observar que o material está diretamente relacionado com a sustentabilidade, reforçando as possibilidades de utilizar a madeira de formas mais conscientes. Também é interessante citar que se trata de um material versátil.

A madeira pode ser aplicada em painéis, construção de estantes, mesas, fabricação de assoalhos, jardins verticais, janelas, itens decorativos, portas, entre outras finalidades, que contribuem com um ambiente sustentável, de aspecto rústico e elegante.

Para isso, basta contar com os profissionais certos. É importante citar que cuidados simples podem ser tomados para prolongar a vida útil dos móveis e pisos de madeira.

Por exemplo, evitar a umidade, passar acabamento em prol da proteção como verniz e contar com profissionais especializados também para efetuar restaurações e polimentos caso seja necessário.

As vantagens da locação de equipamentos

Diversos benefícios podem ser obtidos através da locação de equipamentos, pois os empreendedores descartam custos com armazenamento, custos de manutenção e com a depreciação de cada um dos itens.

É preciso considerar que cada construção reúna suas particularidades e, dessa forma, ao recorrer ao aluguel, há diversos modelos para escolher, já que cada etapa exige equipamentos específicos.

empilhadeira elétrica tracionária, por exemplo, é aplicada para o transporte de grandes volumes dispostos em pallets, por ser um equipamento versátil, é usada em diversos setores do ramo industrial. A escavadeira comumente é usada para carregar materiais e auxiliar na demolição, sendo também uma opção muito buscada para as obras.

Dependendo do local, equipamentos menores podem ser necessários, como a locação de bobcat, que consiste em um trator compacto, muitas vezes comparado com uma mini carregadeira e contribui com a movimentação e remoção de materiais.

Independentemente do tipo de demolição realizada, é indispensável o processo seja realizado por profissionais capacitados e com a permissão dos órgãos competentes caso seja preciso, como em situações em que explosivos são necessários.

Afinal, quais as preocupações que o processo envolve é a segurança, tanto dos trabalhadores, quanto da população e meio ambiente.