A construção de um empreendimento imobiliário demanda muitos estudos e cuidados desde o início das obras. A aquisição de um terreno devidamente registrado, o respeito à legislação vigente referente ao zoneamento municipal onde está instalado e a identificação da área ambiental onde está instalado devem ser verificados desde o princípio.

O desenvolvimento de um planejamento ajuda a reunir informações prévias sobre a obra, mas os profissionais responsáveis, entre eles engenheiros, arquitetos e pedreiros, sabem que imprevistos devem ser levados em consideração.

Mudança no clima, dificuldade de entrega de material por parte dos fornecedores e até mesmo falta de mão de obra pode afetar o tempo de construção, refletindo no cronograma planejado e em atrasos na entrega do empreendimento final.

Documentos e laudos necessários desde o princípio

As construtoras e incorporadoras devem seguir todas as regras determinadas pelo poder público, verificando as possibilidades de instalação de um empreendimento imobiliário em determinadas localidades.

De maneira prévia é preciso verificar se há problemáticas ambientais e como elas podem ser contornadas, com base em estudos da legislação ambiental e proteção à fauna e flora presentes no local.

Essa tarefa é uma responsabilidade de empresas especializadas nessa área, pois possuem profissionais e técnicos capacitados para identificar as particularidades e poder instalar o empreendimento imobiliário de maneira correta.

A obrigatoriedade de documentos se estende a outras áreas, como a apresentação de um laudo de conformidade Nr10 aos órgãos fiscalizadores quando esse é solicitado.

A necessidade ocorre quando há uma implementação ou alteração nas redes elétricas presentes nos cômodos, a partir do quadro de distribuição principal, com o fornecimento de energia promovido por concessionárias públicas e privadas.

Preparação de terreno para instalação de imóveis

A utilização de máquinas pesadas na preparação de um terreno, após todas as medidas burocráticas devidamente resolvidas, é constante e essencial para o firmamento do solo.

Os estudos são essenciais para evitar qualquer afetação a lençóis freáticos ou sedimentação causada por erosão em áreas inapropriadas.

A partir de então é preparado a concretagem de sapatas que receberá sobre a estrutura. Com isso é possível determinar os pontos que recebem os pilares, as vigas e as colunas de sustentação.

A arquitetura moderna tem construído verdadeiros esqueletos estruturais que facilitam a aplicação de projetos mais rápidos e eficientes, com as mesmas características de casas, prédios e edifícios que são construídos em alvenaria.

O uso de um projeto com estrutura pré moldada permite que as vigas, colunas e até mesmo as lajes recebam material que suporta alterações climáticas e todo o peso de uma construção.

Empresas terceirizam equipamentos da construção

O planejamento orçamentário de uma construção civil conta com as parcerias entre empresas, com fornecimento de produtos e serviços que atendem as etapas de uma obra de maneira pontual.

Para serviços de instalação hidráulica e elétrica em partes superiores ao solo, a locação de andaime tubular 1×1 permite que os trabalhadores realizem os trabalhos em diferentes alturas, tanto em ambientes internos quanto nas áreas externas, com toda segurança que esse tipo de serviço demanda.

A versatilidade dos andaimes é reconhecida na área, pois são fáceis de montar e possuem resistência para suporte de assoalhos e movimentação do trabalhador, mesmo em um curto espaço de atuação.

Vale a pena ressaltar que todos os projetos devem seguir passo a passo as etapas de construção de um empreendimento imobiliário, até mesmo o descarte de resíduos sólidos com a contratação de empresas que trabalham com caçamba de entulho.

Não é possível chegar ao telhado antes de construir as colunas e vigas que suportam esse elemento essencial para proteção de toda a estrutura.

O uso de ferramentas associadas à tecnologia está simplificando a elaboração de todas as etapas que devem ser realizadas, atendendo todas as normas de segurança exigidas pelos órgãos fiscalizadores, entidades de classe e sindicatos trabalhistas.

Dentro do segmento da construção civil diferentes procedimentos são realizados, com inúmeros processos de dependentes uns dos outros, como:

  • Materiais de construção;
  • Mão de obra capacitada;
  • Máquinas e ferramentas apropriadas;
  • Burocracia relacionada a documentação.

O gerenciamento de toda a obra pode ser centralizada em um programa específico, reunindo todas a informações em um ambiente digital compartilhado, facilitando a identificação de problemas e a comunicação entre setores de um mesmo projeto.

Com uma comunicação unificada e uma administração presente, toda a concepção e o planejamento proposto de uma planta arquitetônica pode facilitar o andamento do projeto, mesmo que surjam alguns imprevistos ao longo do caminho, mas que podem ser contornados com menor impacto sobre os trabalhos.

Tudo isso otimizará as tarefas realizadas pelos profissionais de cada setor, facilitar a reunião de documentos para os processos burocráticos e permitir que os prazos sejam estimulados e cumpridos na medida do possível.