Ter uma piscina é muito bom para quando chega o verão e as temperaturas vão lá em cima na grande parte das cidades brasileiras. Mas, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para que o dia de diversão não se torne um transtorno.
Além disso, poder usufruir de um mergulho é muito bom até mesmo no inverno, de modo que é necessário encontrar alternativas para o aquecimento da água e forma que sua conta de luz não se torne exorbitante.
Se você tem interesse em conhecer mais sobre todos esses fatores que devem ser levados em conta quando se possui uma piscina e busca utilizá-la da melhor forma, continue acompanhando esse artigo e fique por dentro de soluções práticas e eficientes.
Aquecimento solar
O Aquecimento Solar de água é um método que muitas pessoas desconhecem, mas que pode gerar uma série de benefícios voltados para a economia e a praticidade.
Quem tem piscina sabe como é importante controlar os custos, que já são elevados quando o assunto é a manutenção periódica. Assim, vale a pena investir em soluções que irão reduzir as despesas e trarão a otimização de sistemas de aquecimento.
Composto por placas coletoras que absorvem a radiação do sol e por um reservatório térmico responsável pelo armazenamento do calor, esse sistema transfere de forma econômica e extremamente limpa a temperatura mantida para a água nas tubulações, geralmente produzidas em cobre.
Os cilindros que compõem o reservatório também costumam ser feitos desse material, mas podem, ainda, ser constituídos de aço inox ou ainda de polipropileno. Isolados termicamente por uma camada de poliuretano expandido, eles não agridem o meio ambiente pois não emitem nenhum gás ou componente capaz de prejudicar a camada de ozônio.
É nessa estrutura que a água aquecida pode ser conservada e armazenada para ser consumida posteriormente. Ela precisa ser alimentada pela caixa de água fria para manter-se cheia de forma constante e ininterrupta.
É por meio do termossifão, um sistema natural, que a água circula entre os coletores de radiação solar e os cilindros que compõem o reservatório térmico do aquecedor, sendo ela inicialmente mais quente.
Nesse sistema, a água fria tem a finalidade de impulsionar a água quente, promovendo a circulação adequada.
Já no sistema de bombeamento ou de circulação forçada, a água circula por motobombas e pode ser empregada, portanto, em piscinas e demais espaços maiores de armazenamento, como os tanques.
Uma dica para quem quer garantir que nunca haverá falta de água devidamente aquecida é a utilização de um sistema auxiliar de aquecimento, de modo que é possível gerá-la mesmo quando há um gasto excessivo da água aquecida nos cômodos internos da residência, ou após uma sucessão de dias nublados.
Higienização
A limpeza de piscina é um quesito primordial quando se fala na utilização dessa estrutura. Isso porque ela evita que uma série de doenças sejam causadas por contaminações diversas que podem ser causados pelo contato com vírus, fungos e bactérias.
Para evitar essa situação, portanto, a higienização periódica – com o uso adequado de métodos e produtos específicos para esse procedimento – é indispensável.
O tratamento por ionização, ideal para quem não quer utilizar o cloro durante a limpeza, pode proporcionar mais comodidade e eficiência, já que é conhecido por ser uma das aplicações mais resolutivas nesse contexto.
De funcionamento automático, o que é uma das suas principais vantagens, o Ionizador de piscina é um procedimento desenvolvido pela NASA e torna a água potável e saudável para consumo humano de modo muito eficiente e otimizado.
Outro benefício dessa aplicação é que os usuários da piscina podem se ver livres dos efeitos prejudiciais de alguns produtos agressivos para a pele e para a saúde.
Outros benefícios do ionizador são:
- Elimina totalmente as proliferação de algas;
- Combate fungos e bactérias;
- Não depende do uso de produtos químicos;
- Mantém o residual ativo.
Compondo o ambiente
Quando se pensa em piso para piscina, é importante levar em conta alguns aspectos, como o de que as pessoas geralmente andam descalças nesses locais, em especial nas bordas. Desse modo, existem opções como piso fulget, formado por pedras moídas drenantes e revestido por uma camada lisa que torna o contato com a pele mais macio e agradável.
O Piso fulget preço por m2 pode variar de acordo com as resinas que o compõem e também com o tipo de instalação, a área a ser coberta, etc.
O mais importante, seja na definição de um ambiente aconchegante ou na aplicação de métodos de higienização, é garantir o uso mais confortável e saudável das piscinas, gerando momentos mais especiais entre amigos e família.