A construção civil, assim como o aço, está presente no dia a dia de muitas pessoas, por onde passamos, vemos uma construção nova de prédios e casas ou reformando ambos, assim como outros tipos de edificação.

Ela é responsável pela construção de edificações, pontes, barragens, estradas, aeroportos, casas, condomínios, viadutos, túneis e as mais diversas obras, sem ela não existiriam as metrópoles que conhecemos hoje.

Em uma edificação, existem vários tipos de ferramentas e objetos, como:

  • Os tubos de pvc para a fiação elétrica;
  • Canos para o esgoto;
  • Alguns tipos de cola;
  • Cavaletes;
  • Tubulações na cozinha, banheiro e lavanderia;
  • Tubulação hidráulica;
  • Sifão;
  • Batentes para portas;
  • E muitos outros.

E, se tratando do caminho que os líquidos e gases vão fazer, não pode faltar a curva inox. Saber qual o tipo de tubulação usar, para a passagem de cada tipo de líquido é de grande importância.

O uso da curva de aço

Se tratando de corrimãos, tubulações, escadas e, até, guarda-corpos, muitos necessitam se conectar entre si e as responsáveis por isso, são as conexões em curvas.

Os tipos de conexões são variados, existem as de água fria, água quente, para esgoto, tubulações para gases, etc. e cada uma, precisa ser feita de um material específico.

Como as de água, que são feitas, geralmente, de cobre ou bronze, por exemplo. Uma curva bastante comum e presente no dia a dia, é a curva de aço galvanizado.

Ela é feita cem por cento de aço inox e tem uma durabilidade de anos. Em relação ao custo, ela é uma das mais acessíveis.

E você também pode economizar nas manutenções, que outros tipos de conexões podem precisar. E, como são feitas de aço, trazem consigo beleza e elegância em qualquer lugar que seja instalada.

Para combinar com o aço existe, o tubo galvanizado, que também apresenta inúmeras vantagens, como: muitos tipos de líquidos podem ser transportados nele.

Além da resistência dele, comparada ao aço sem ter passado pelo processo de galvanização, é maior; e outra vantagem, é que a sua soldagem também é mais fácil.

Outra curva essencial na construção civil

Além da curva de aço existe a curva 90 raio longo, que também pode ser feita de aço. Encontrada bastante em conexões sanitárias.

Ou lugares que necessitam que o grau de inclinação dos líquidos e dejetos, que vão passar por ali, seja maior.

Podem ser feitas de matéria-prima sustentável (isso vai depender da marca escolhida para comprar), podem ser rosqueáveis e serem feitas de outros materiais além do aço, como o plástico, por exemplo.

Já as curvas de PVC, também servem para o transporte de líquidos em temperaturas altas, por conta da resistência que o produto oferece, ele é o principal material escolhido para esse tipo de função.

Não só as curvas, mas as tubulações de cloreto de polivinila são bastante comuns na canalização de muitas construções, sua instalação é mais fácil do que a de outros materiais.

O custo é mais baixo, não apresenta risco algum de que possa ocorrer um incêndio, enquanto está sendo instalado e nem as tubulações e curvas, deste material, vão ser corroídas pelo líquido que passará por ele.

É fácil encontrar um fabricante de curvas aço carbono, uma vez que o aço vem sido escolhido e usado constantemente, o número de fabricantes no setor só vem aumentando.

O uso do aço na construção

O aço contribui bastante para melhorias no ramo da construção, sua durabilidade, beleza e funcionalidade só têm a acrescentar, com alto custo-benefício na sua utilização.

Antes de comprar tubulações e conexões, saiba o que passará por elas para escolher o tipo mais adequado. Além da canalização, o aço carbono vêm sido de grande importância na estrutura de residências e edificações, em geral.

Ele tem uma alta resistência à compressão, tração e flexão, seu peso é menor – se comparado com materiais, como o concreto.

A segurança que ele oferece é alta, pode ser reciclado, a manutenção e substituições na estrutura são mais fáceis de fazer e tudo o que sobrar do material, pode ser reaproveitado em outras partes da obra.

É muito importante saber escolher o que vai à estrutura e canalização da sua construção, seja ela em residências, empresas ou prédios.

Escolhendo sabiamente, você pode evitar que manutenções sejam feitas com frequência ou indesejadas reformas precisem ser feitas em um intervalo de tempo curto.