Pintar um ambiente vai muito além da escolha das cores que serão utilizadas, o processo também deve passar pela ponderação na hora de contratar a empresa que ficará responsável por fazer o serviço de pintura.
Afinal, não basta apenas pesquisar “pistola pintura”, comprar via internet e esperar que o trabalho seja realizado de uma maneira eficaz e razoável, como se espera de um profissional qualificado.
E, para escolher a empresa, algumas características devem ser analisadas e o preço não pode ser o único fator na hora H que passa por esse escrutínio.
Em um mercado repleto de potenciais prestadores de serviços, escolhendo um autônomo ou ainda uma empresa de pintura residencial, a contratação deve ser adequada para o objetivo que se tem em mente.
Algumas dicas podem fazer a diferença no momento de contratar o melhor serviço para a sua pintura, tais como:
Material escolhido deve ser de qualidade
Desconfie de profissionais que optem ou indiquem produtos mais baratos apenas pelos seus valores e não por sua qualidade e acabamento.
Um bom pintor saberá indicar uma marca de qualidade e terá à sua disposição equipamentos que o possibilitem conduzir o trabalho de uma maneira primorosa.
Afinal, a escolha de materiais primários também será responsável por agregar valor à sua obra.
Busca de referências
Procurar profissional ou empresa de pintura que sejam reconhecidos é algo positivo para a sua escolha:
- Pesquise sobre a reputação da empresa ou do profissional na internet;
- Questione colegas e vizinhos sobre indicações;
- Questione quanto tempo de trabalho tem o profissional;
- Busque trabalho especializado.
Serviço especializado
Unindo os dois aspectos anteriores, é importante escolher o material, equipamento e profissional que melhor sirvam para o objetivo pretendido.
Por exemplo, caso o cliente queira um trabalho em um nível superior de durabilidade e profissionalismo, o jateamento e pintura industrial pode ser uma ótima opção.
O meio metálico protegido por esse tipo de pintura leva um tempo superior para que sofra degeneração corrosiva.
Pensar na especificação precisa é um dos passos fundamentais para escolher o responsável pelo serviço.
Há ainda outros equipamentos que também existem no mercado e podem atender à necessidade de quem contrata.
Criado com o objetivo de atender novos processos de pintura, o método de pulverização conhecido como pintura airless industrial, oferece uma grande economia de material, reduzindo o tão temido desperdício.
E ainda deve-se levar em conta a diminuição de sujeira na área onde será realizado o serviço e sua aplicação mais rápida que outros processos.
Cumprimento de normas obrigatórias
O cumprimento das regras de segurança e qualidade de materiais oferece credibilidade às empresas prestadoras de serviços.
Mesmo quando o serviço prestado é uma pintura residencial, considerada de baixa complexidade, há a necessidade de se observar o cuidado que a empresa terá com o seu funcionário e, no caso de pintores autônomos, a cautela que ele terá com ele.
Evitando acidentes e também oferecendo um ambiente de trabalho seguro ao contratante, com a utilização de capacetes e de todos os aparatos necessários para a garantia de segurança do trabalho.
Em casos que envolvam a altura, inclusive, é preciso considerar a Norma Regulamentadora nº 35 (NR 35), que considera as atividades executadas acima de dois metros do nível da superfície de referência.
Caso haja um acidente de trabalho e o prestador de serviço não seja considerado habilitado para tal, de acordo com as regras do Ministério do Trabalho e Emprego, o cliente – contratante – poderá ser responsabilizado. Então, atenção redobrada.
Acompanhamento pós-obra
Certifique-se de que a empresa ou o trabalhador contratado ofereçam garantia em relação ao serviço prestado.
Isso assegura o auxílio em qualquer problema inesperado que independe, muitas vezes, da qualidade do serviço em si, e também certifica o próprio prestador de que você terá se tornado um bom portfólio para outros potenciais clientes.
Além de prevenir problemas maiores, esses passos garantem um serviço que seja eficiente e o máximo seguro, gerando custos menores e evitando dores de cabeça a serem resolvidas durante o processo.
Toda decisão, principalmente quando demanda gastos e resoluções a longo prazo, precisam ser ponderadas para que haja não apenas a salvaguarda para impasses, mas também para a busca de soluções mais eficientes em um processo que possa ser considerado mais fácil e confortável.