A decisão de construir ou reformar sempre gera discussões e muito planejamento. Afinal, são muitos aspectos importantes a se considerar nesse momento para que tudo saia como planejado e que nenhum imprevisto ocorra.

Independentemente se for uma reforma ou uma construção, o processo de execução do projeto precisa ser iniciado pelas estruturas que são a base do projeto e comportam todo o imóvel.

Seguindo essa lógica, a pintura é um dos processos finais, enquanto o telhado, calhas e rufos devem ser pensados logo no começo da obra.

Antes de colocar a mão na massa, no entanto, é preciso realizar todo o planejamento do projeto que, dependendo da necessidade, precisa ter orientações de profissionais especialistas na área de construção civil como os engenheiros e arquitetos.

As estruturas

Após o projeto realizado e aprovado, começa a estruturação das bases da casa, um dos primeiros passos é o nivelamento ou assentamento do terreno que precisa ser preparado para a construção.

Para o desenvolvimento desse trabalho a compra ou aluguel de compactador de solo é essencial.

Isso ocorre porque esse objeto é utilizado para compactar o solo e deixá-lo adequado para receber o material que irá encobrir o terreno.

Além de usar essa máquina nessa etapa, ela é ideal para áreas de confinamento como as instalações hidráulicas e elétricas. Quando o solo já estiver pronto, começa a edificação das bases.

Com a base pronta, vem a parte da edificação superior, o telhado e o teto. O telhado tem como função cobrir a casa e cumpre o objetivo de proteger a área interna, evitando a entrada dos raios solares, das águas da chuva, dos ventos e dos pássaros, ou seja, das ações do tempo e da natureza.

Além da proteção, o telhado também compõem o design, a estética e arquitetura da casa, normalmente é composto por telhas que são projetadas para auxiliar na condução da água da chuva para as calhas e posteriormente ao solo.

Telhas

Por ser um elemento importante na construção de casas, prédios e demais edificações que precisam ser fechadas, o mercado de telhas evoluiu muito com o tempo e hoje apresenta uma grande variedade de produtos.

Assim, é preciso compreender os modelos disponíveis no mercado para que a construção ou reforma receba o melhor modelo, de acordo com a localização e projeto realizado.

Os principais modelos de telha são:

  • Telhas de cerâmicas;
  • Telhas de pvc;
  • Telhas esmaltadas;
  • Telhas de vidro.

Além desses modelos temos também a telha sanduiche, um modelo de telha termoacustica, ou seja, que melhora o isolamento acústico e térmico dos locais em que são utilizadas.

Esse objeto recebe esse nome pois é composta por duas chapas de metal e um isolante no meio, normalmente feito de isopor.

Esse modelo de telha é mais indicado para residências localizadas em ambientes em que o índice de barulho é maior, como próximo de avenidas, metrôs, casas noturnas, estádios de futebol e afins.

Ambiente interno

Com o ambiente externo estruturado, o foco passa a ser o ambiente interno. Aqui a fiação elétrica é um dos primeiros processos. É importante ter um bom projeto elétrico para que ele não danifique nenhum eletrodoméstico ou ocasione acidentes.

Em locais em que o calor é intenso a dúvida sobre a instalação do ar condicionado é constante.

No entanto, um fato que precisa ser considerado é a conta de energia elétrica e também a manutenção desse equipamento.

Algumas peças como a placa de ar é utilizada com mais frequência e é preciso realizar o conserto de placa de ar condicionado Split, tarefa essa que deve ser realizada por um profissional da área.

Além do ar, é possível usar outras estratégia para manter o ambiente agradável. Uma das opções são as cortinas que bloqueiam a passagem do sol e deixam o ambiente mais confortável, além de contribuírem para a decoração e harmonização do ambiente.

Nesse contexto, também há a opção de realizar a instalação do brise metálico – um dispositivo com muitas utilidades dentre elas o controle da incidência dos raios solares em edificações.

De modo geral esse equipamento pode ser instalado em fachadas e janelas, controlando o conforto térmico do ambiente.

Após todo o projeto externo e interno realizado (instalações e edificações) é o momento dos ajustes finais.

Dentre os ajustes está a pintura residencial e a decoração do ambiente com a inclusão dos móveis e artigos de decoração, finalizando assim o projeto de construção ou reforma.