Os tipos de equipamentos usados na construção civil e as suas funções dependem do tamanho e da finalidade de um projeto. Construções estruturais, criação de estradas e outros projetos de engenharia civil, tal como projetos de esgoto, utilizam equipamentos dos mais diversos tipos e tamanhos.
Os meios de transporte também são uma parte importante de qualquer construção. Materiais, ferramentas e resíduos precisam ser transportados para dentro e para fora dos locais e dos terrenos regularmente.
Em muitos casos, caminhões basculantes transportam todos os tipos de materiais de construção e, para atender diferentes necessidades, empresas que não possuem caminhões realizam o aluguel de munck e de outros tipos de veículos.
Além disso, é possível realizar a locação de diversos tipos de ferramentas ou de equipamentos de acordo com o trabalho que será realizado, otimizando o tempo de conclusão de uma construção.
Tipos de ferramentas
As ferramentas são classificadas basicamente em ferramentas manuais e ferramentas elétricas. As que são manuais incluem todos os itens não motorizados, tais como os martelos e os alicates.
As ferramentas elétricas são divididas em classes, dependendo da fonte de energia empregadas em seu funcionamento. As classes principais são:
- Ferramentas pneumáticas (funcionam por ar comprimido);
- Ferramentas de combustível líquido (tal como a gasolina);
- Ferramentas acionadas (funcionam com lubrificantes);
- Ferramentas hidráulicas (alimentadas pela pressão de líquido).
Alguns exemplos de ferramentas elétricas são: compressores de ar, bomba hidráulica, ferramentas para torno, furadeira e martelete, entre outros tipos de equipamentos.
Cada tipo apresenta alguns procedimentos de segurança próprios do seu uso, sendo importante conhecer esses processos para melhor desempenho da ferramenta e para maior proteção do operador.
Máquinas e equipamentos
Existem diversos tipos de máquinas e equipamentos empregados durante a execução de uma obra, para os mais diferentes tipos de processos.
Um desses maquinários é o rolo compressor, indicado para a construção pesada e usado para nivelar superfícies, tal como a superfície de estradas ou de terrenos.
O nivelamento é feito por meio de uma combinação do tamanho e peso do veículo juntamente com o rolo. Assim, oferece uma superfície plana, que possibilita a construção de estruturas de forma mais adequada e segura.
Um dos tipos mais conhecidos de equipamento de construção é o andaime, o principal meio de fornecer uma superfície de trabalho em alturas elevadas.
Os andaimes são utilizados para facilitar o acesso com a construção, em processos de reforma, manutenção, pinturas e em outras ações relacionadas.
Os componentes do andaime podem ser usados para montagem de outras estruturas, tais como torres de suporte ou para a construção de estruturas temporárias, como arquibancadas e palcos para apresentações públicas.
Por isso, a locação ou a compra de andaimes deve ser feita de acordo com sua aplicação final.
As empilhadeiras também possuem grande utilidade durante obras de construção civil. Elas realizam o transporte e auxiliam no armazenamento de materiais, levantando grandes quantidades e pesos.
Assim, tais equipamentos são indispensáveis e muitas vezes exercem funções que a força humana não suporta. Por isso, em período de obras, a locação de empilhadeiras é uma solução que otimiza os processos e agiliza o funcionamento geral da construção.
Outro equipamento indispensável para obras de grande porte é o gerador de energia. A quantidade de equipamentos que funcionam simultaneamente no período de uma construção é elevada, de modo que é fundamental possuir alternativas para solução rápida de problemas causados pela falta de energia no local.
Assim, é importante realizar o aluguel de gerador de energia como forma eficaz de garantir o perfeito desempenho dos maquinários e ferramentas envolvidas na obra.
Outros tipos de máquinas e equipamentos são essenciais para as mais diversas etapas de uma obra, tais como o uso de tratores, de betoneiras, de britadeiras e de outros itens. Cada um desses equipamentos oferece agilidade e facilidade na realização de atividades e devem ser utilizados por profissionais qualificados.
Segurança durante período de obras
Tão importante quantos os itens necessários para a execução de uma obra são os cuidados de segurança para proteção dos funcionários e colaboradores.
Por isso, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é obrigatório, devendo ser oferecidos aos trabalhadores e incentivado os seus usos no período dos serviços.
Os principais tipos de EPIs utilizados em canteiros de obras são:
- Capacetes;
- Luvas;
- Óculos de proteção;
- Protetores auriculares;
- Máscaras;
- Botas;
- Uniformes.
Esses itens promovem maior proteção durante as atividades, evitando muitos tipos de lesões causadas com o uso de ferramentas ou pelo contato direto com alguns materiais.
Por isso, é importante realizar treinamentos e instruir de forma eficiente os funcionários, garantindo a realização de um trabalho mais tranquilo e seguro.