O Brasil é hoje um dos países que possui o fornecimento de energia mais caro do mundo. Países como a Alemanha, Estados Unidos e China possuem sistemas de energia solar e estão à frente quando o assunto são fonte de energia renovável.

Apesar disso não ser comum no Brasil, há um pequeno crescimento no consumo desse tipo de energia por parte de pessoas que estão optando por esse tipo de instalação.

A seguir você vai ver algumas dicas e informações sobre energias renováveis para, além de economizar, consumir energia elétrica de forma sustentável.

O que é energia renovável?

Antes de falarmos sobre a instalação desse tipo de energia, é importante você saber o que é energia renovável, mais precisamente a energia solar.

As energias renovaveis, ou como também é conhecida “energia limpa”, é uma das maneiras mais eficientes de compensar e neutralizar o carbono.

Essa energia é obtida por meio de fonte renovável, como o sol, por exemplo, e que não gera impacto ao meio ambiente. A energia elétrica captada pelo sol é o tipo de energia mais promissora para o mundo e que recebe a maior parte dos investimentos.

Os painéis para geração de energia solar podem ser adquiridos tanto por pessoas quanto por empresas e são instalados nos telhados das construções. A seguir você saberá como funciona a energia solar e como é feita sua instalação.

Como funciona a energia solar?

Para que a energia solar seja possível, é necessário fazer a instalação de placa solar. Estas placas captam a luz do sol e a transportam até o inversor solar.

O inversor é o responsável por converter a energia solar em energia elétrica, para que possamos utilizar os equipamentos que precisem de eletricidade normalmente.

A geração dessa energia ocorre por meio do efeito fotovoltaico, utilizando o gerador de energia solar.

A energia gerada pelo sol é suficiente para manter o funcionamento de equipamentos que precisam da rede elétrica. No entanto, a diferença é que com esse tipo de energia, há uma economia muito maior, pois os gastos com energia elétrica comum serão praticamente nulo.

Além da economia, você estará consumindo energia elétrica de forma muito mais consciente e ecologicamente correta.

A energia solar é tão potente, que é possível garantir eletricidade para o mundo todo, sem preocupações. Em um país com altas incidências de raios solares, é possível utilizar tranquilamente todo tipo de equipamento. Vamos conferir?

Usar equipamentos elétricos pela energia solar

Qualquer equipamento que utilizamos no dia a dia pode ser usado da mesma maneira pela energia solar, com uma única diferença: você economiza. Alguns equipamentos são:

  • Ar condicionado;
  • Televisão;
  • Geladeira;
  • Computador;
  • Máquina de lavar.

Esses, e absolutamente todos os outros equipamentos elétricos que você possui em casa, podem ser utilizados normalmente por meio da energia solar.

É possível, por exemplo, usar um aquecedor para lavatório. Isso mesmo, assim como o ar condicionado, o aquecedor também consome bastante energia, mas por meio da energia solar você pode usar a vontade, sem se preocupar com a conta no fim do mês.

Aliás, a instalação de ar condicionado também pode ser feita tranquilamente, porque ele irá funcionar sem problemas. Em um país como o Brasil que é sempre muito quente, ter um ar condicionado se tornou prioridade para a maioria das pessoas, mas com a energia solar, usar este equipamento se tornou algo muito mais econômico.

São muitas vantagens ao se optar pela energia solar, não é mesmo? No entanto, a manutenção das placas solares precisa ser feita de maneira a prevenir que o acúmulo de sujeira prejudique o fornecimento da energia.

A instalação e manutenção dos painéis solares devem ser feitas por profissionais especializados para que você possa usufruir ao máximo da energia solar.

São muitos os benefícios em utilizar a energia solar no dia a dia. Além de você ganhar muito com isso e economizar na conta de luz que irá praticamente desaparecer, o meio ambiente estará ganhando muito com isso também.

O consumo de energia por meio de fontes não limpas como o carvão, por exemplo, exige muito do nosso planeta e compromete o meio ambiente como um todo.

Prejudica, inclusive, a qualidade de vida dos seres humanos. Portanto, investir em energia solar é investir em economia, no meio ambiente e na qualidade de vida.