Agregar segurança e praticidade em um imóvel é necessário para proporcionar conforto e bem-estar para os moradores, além de mais tranquilidade para realizar as tarefas da casa, sem preocupações externas.
Essa segurança pode ser importante para evitar possíveis invasões, que podem gerar preocupação extremas em certos momentos.
Mas, além disso, a segurança pode estar ligada a outros elementos, como para evitar incêndios e panes elétricas nos equipamentos eletrônicos.
Os benefícios da eletricidade
A eletricidade é um elemento fundamental para qualquer ambiente atualmente, pois proporciona o ligamento de diferentes equipamentos e aparatos utilizados em uma residência, entre eles:
- Fogão;
- Geladeira;
- Computador;
- Televisão;
- Iluminação;
- Aparelho de som;
- Carregadores de notebook e celular.
Para quem gosta de assistir televisão, a eletricidade é o que faz esses aparelhos funcionarem, bem como os equipamentos de redes televisivas.
Essa eletricidade é conduzida e chega até os televisores mediante o uso de um cabo de CFTV (Circuito Fechado de Televisão), que é um equipamento que possibilita essa condução e permite também que as imagens e os vídeos funcionem nos televisores.
Sistema de eletricidade
Para que uma condução eletrônica seja feita da maneira correta, possibilitando que os equipamentos que foram mencionados funcionem, é fundamental a instalação e a montagem de um sistema de eletricidade de qualidade.
Esse sistema é o principal responsável por captar a eletricidade das empresas de energia elétrica, que fazem a distribuição mediante os postes e fios encontrados nas ruas.
Para que esse processo funcione de maneira adequada, existem alguns elementos que devem estar presentes no sistema de eletricidade em um imóvel, como o quadro de distribuição residencial.
Esse instrumento é o item que faz a captação de eletricidade das ruas, e que distribui para o restante do circuito, fazendo com que a eletricidade chegue até as tomadas e permitindo que os eletrodomésticos e eletroeletrônicos sejam ligados.
Por isso, esse item pode ser conhecido por diversos nomes, como painel eletrico residencial. Entretanto, apesar da variação de nomes, ele sempre se refere ao mesmo equipamento.
As caixas ficam posicionadas em algum cômodo da residência, normalmente nos corredores, e realizam a distribuição e o controle das cargas elétricas.
Por exemplo, quando é necessário desligar a energia para fazer alguma manutenção no sistema, é a caixa de disjuntor residencial que permite que seja desligada e ligada a energia sempre que necessário, impedindo acidentes durante esse processo de transferência, especialmente a sobrecarga energética.
Segurança e proteção residencial
A segurança também deve ser pensada para as composições que aumentam mais a proteção das pessoas em suas residências, principalmente contra invasões e assaltos.
Os condomínios residenciais, por exemplo, montam um amplo sistema de proteção, com câmeras de segurança espalhadas por todo o espaço e profissionais designados para a função de observar e agir quando for necessário.
Naturalmente, em casas individuais, é mais difícil montar uma composição tão completa quanto essa, mas é possível aprimorar a segurança através de ideias inteligentes.
Dentro de uma casa, é possível montar estruturas que evitem acidentes, principalmente nas janelas de sacadas. Um guarda corpo de alumínio com vidro é um elemento que funciona bem nesse sentido, evitando quedas de andares mais altos, principalmente em sobrados grandes e espaçosos.
Além da segurança, esse elemento é um belo elemento decorativo, que transforma totalmente o ambiente em que ele é montado.
Por fim, também é possível implementar um sistema de vigilância para a residência, onde é necessário arcar com alguns custos, mas é uma ideia recompensadora, pois aumenta a proteção de toda a família, proporcionando mais tranquilidade para o dia a dia.
Uma ideia para realizar a segurança e a vigilância de um local é contratar uma empresa de portaria eletronica. A portaria eletrônica funciona apenas com aparatos eletrônicos, ou seja, não é necessário a presença de um profissional no local.
Esse sistema funciona mediante ao uso de câmeras e sensores, onde os profissionais destinados a fiscalização permanecem em centrais próprias da empresa, fazendo as ocorrências, caso necessárias.
Por fim, montar estruturas e sistemas para combater incêndios, como alarmes, sensores e extintores de incêndio, também pode ser fundamental para melhorar ainda mais a sua segurança dentro de um imóvel.
Portanto, os investimentos realizados em equipamentos e sistemas de segurança são essenciais para garantir o conforto e o bem-estar dos moradores.