Ambientes de trabalho descontraídos e fora do comum são a marca registrada de empresas modernas, como as startups. Os gestores destes negócios afirmam que abrir mão da formalidade inerente ao ambiente de trabalho é uma maneira tanto de melhorar a imagem do estabelecimento quanto de contribuir para a produtividade da equipe.

O problema é que, para isso, muitas pessoas pensam que é imprescindível realizar intervenções verdadeiramente faraônicas, como o escorregador que há na sede do Google. Entretanto, isso não é verdade: pequenas alterações no escritório são suficientes para deixá-lo muito menos formal e mais confortável. Veja algumas dicas para isso:

 

  1. A descontração é compatível com a elegância

Antes de elaborar um projeto mais descontraído, é importante ressaltar que esta característica não é incompatível com a elegância e a modernidade necessárias em ambientes corporativos. A fachada glazing, por exemplo, ainda pode ser usada, bem como outros materiais igualmente nobres, como a madeira, o mármore e outros tipos de pedra.

Da mesma forma, é preciso pensar na resistência das matérias-primas utilizadas, que devem ser resistentes, práticas e, da mesma forma, passar a impressão de profissionalismo. O uso de metais é uma ótima maneira de fazer isso: uma janela de aluminio, por exemplo, traz todas essas vantagens.

 

  1. Instale móveis confortáveis

De nada adianta um profissional trabalhar em um espaço totalmente alternativo se a cadeira de escritorio na qual ele passa o dia sentado não é ergonômica e lhe causa dores no corpo. Por conta disso, é fundamental que a mobília seja projetada para proporcionar-lhe máximo conforto.

Da mesma forma, é interessante permitir que os colaboradores trabalhem de outros locais que não sejam a sua mesa. É interessante criar salas particulares, para tarefas que exigem mais concentração, bem como instalar pufes e sofás pelo local. Às vezes, uma mudança de ares é tudo o que sua equipe precisa para terminar uma tarefa longa e complexa com perfeição.

 

  1. Leve a psicologia das cores em consideração

As cores têm muito poder sobre o comportamento e atitude humanos. Cada um deles desperta uma diferente reação mental e fisiológica no corpo, como:

  • Roxo: impulsiona a criatividade;

  • Amarelo: traz alegria, e também impulsiona a criatividade;

  • Vermelho: aumenta a pressão e a frequência respiratória;

  • Azul: acalma e passa a sensação de profissionalismo;

  • Laranja: estimula o sistema nervoso e traz otimismo.

Tendo em vista o poder de cada tom, é fundamental considerá-lo antes de inseri-lo no ambiente de trabalho. Por exemplo: negócios do ramo criativo, como agências de publicidade, podem se aproveitar do roxo na decoração. Agora, os de segmentos mais tradicionais, como as finanças, devem privilegiar os tons de azul.

Além disso, é preciso ter a regra 80/20 em consideração. Este princípio, usado na decoração, diz que um ambiente equilibrado tem 80% de tons neutros e 20% de tons chamativos. Deste modo, elementos em cores mais discretas devem ser maioria, o que pode ser obtido por meio do uso de materiais como o marmore travertino.

 

  1. Evite o uso de mobiliário muito sisudo

Da mesma maneira, é interessante evitar o uso de mobiliários tradicionais, que delimitam muito o espaço e dificultam a interação entre a equipe. Isto pois, normalmente, eles contam com divisórias que, além de delimitar o espaço de cada um, desencoraja a comunicação entre os colaboradores.

É o caso da estação de trabalho 4 lugares, por exemplo. O ideal, portanto, é um investir em um escritório que seja o menos dividido possível.

 

  1. Privilegie a iluminação natural

Por mais que um projeto de iluminação bem feito valorize qualquer ambiente, o consenso entre profissionais da área é que não há nada como a luz natural emitida pelo sol.

Além do custo mais baixo (afinal, ela, ao contrário da eletricidade, é gratuita), está comprovado que a radiação solar melhora substancialmente o conforto ambiental de qualquer ambiente. É, portanto, uma excelente opção para o empreendedor que quer criar um ambiente de trabalho cômodo e que melhore a produtividade de sua equipe.

 

  1. Pense no conforto térmico

Por fim, de nada adianta investir em um ambiente de trabalho bonito e descontraído se ele é muito quente no verão ou congelante no inverno: o conforto térmico também importa.

A elaboração de um projeto que o valorize deve levar em consideração tanto as condições do edifício quanto o clima da região.

Por exemplo: no caso de um escritório em uma zona quente, que receba muito sol, é interessante entrar em contato com um fornecedor de granito, para pensar em como inseri-lo na decoração. Afinal, este material, assim como o porcelanato, tende a refrescar o ambiente.