Salas decoradas, quartos bem organizados e residências elegantes só são possíveis quando os elementos decorativos combinam e harmonizam com um sistema de iluminação eficiente e que aproveita todas as estruturas da casa, deixando-o exclusivo e tão desejado por boa parte das pessoas.
Decorar, para alguns, pode ser uma tarefa difícil; no entanto, para outros pode ser uma tarefa agradável. O fato é que a decoração é um dever para todas as pessoas que queiram que sua sanca de gesso chame a atenção, ou que tal cômodo seja mais valorizado em sua funcionalidade.
Neste artigo, abordaremos alguns elementos sobre decoração e como montar um sistema de iluminação que transmita na sua residência conforto e beleza. Com essas dicas, sua casa será totalmente renovada.
Os sistemas de iluminação residencial
Hoje em dia, para que uma casa seja bem iluminada e tenha mais eficiência energética, é desenvolvido o chamado “projeto luminotécnico”. Este planejamento tem como objetivo fazer com que a iluminação seja dimensionada de forma adequada em um cômodo, levando-a a ser bem aproveitada.
Fora que a iluminação hoje não tem o objetivo apenas de tornar um ambiente mais claro, mas sim, fazer parte de um projeto de decoração. Portanto, seus objetivos são:
- Destacar elementos decorativos;
- Tornar ambientes agradáveis;
- Economizar energia;
- Ser eficiente.
Abaixo, veremos como que um projeto luminotécnico pode usar diversos elementos, como fita de LED para sanca, pendentes e outros para iluminar sua residência de forma objetiva e decorativa.
Para começar, é necessário conhecer o local, bem como as atividades que ali serão feitas. Iluminações diferentes para cômodos diferentes é o lema.
Em seguida, é necessário harmonizar essa luminosidade com os aspectos decorativos da casa, como revestimentos, decoração e esquadrias, para saber se é possível instalar luzes embutidas e outros tipos.
Por fim, é usada uma iluminação econômica, ou seja, equipamentos como as lâmpadas de LED que permitem a economia de energia durante anos contínuos.
Todos esses passos ajudam na execução de três tipos de iluminação que, quando bem feitas, dão à residência beleza e conforto.
Em primeiro lugar encontra-se a iluminação geral, que consiste em trazer luz para o ambiente como um todo.
A segunda é a iluminação indireta, ou seja, aquela que não incide diretamente sobre o objeto, mas sim, tem um apelo decorativo, que são as fitas de LED aplicadas na escada de alvenaria e sancas, as arandelas nos muros, abajures e pendentes, por exemplo.
Por fim, há a iluminação de tarefas, que consiste em uma iluminação específica sobre o local onde é feita uma ação, como a iluminação de escrivaninhas, fogões, bancadas e outros.
Este último precisa ser bem planejado para que não haja sombras desnecessárias no local, e que o espelho para sala não fique escondido. Portanto, busque um profissional para projetar todos os modelos de iluminação para seu lar.
Com todos esses aspectos, é possível desenvolver uma harmonia entre decoração, ambiente e luz, gerando um clima de conforto e beleza que não é visto em residências que não possuem o projeto luminotécnico. Investir neste serviço é altamente vantajoso para quem quer garantir beleza e eficiência.
Os acessórios para decoração
Além do uso da iluminação para dar uma nova roupagem para o ambiente, é fundamental que haja também atenção em todos os aspectos da decoração, que podem ser tanto quanto ao uso de revestimentos – que vão desde o uso de tintas, azulejos, papel de parede e pastilhas de cerâmica – até os acessórios de decoração.
Neste tópico, falaremos sobre os tipos de acessórios de decoração que podem ser usados e que garantem um novo aspecto ao ambiente e ao espaço disponível na residência.
O primeiro modelo de acessório, que é largamente utilizado e que ajuda no controle da luminosidade natural dentro do ambiente e traz conforto e beleza são as cortinas.
Estas podem ser encontradas em diferentes modelos, desde a cortina blackout rolo, que possui um bloqueador da luz do sol, podendo variar de 70% a 100%, até a cortina voal que é transparente e com um tecido bem leve. Ou seja, o uso das cortinas permite que a casa seja protegida e crie a sensação de conforto.
O segundo acessório são os vasos e plantas. As plantas trazem equilíbrio par ao ambiente urbano. Apenas atente-se às diferentes espécies que vivem melhor em apartamentos, coloque-as em locais com luz e não deixe de cuidar. Já os vasos, mesmo sem plantas, podem ser usados para decoração.
Portanto, a ornamentação é um conjunto de elementos que vão desde o uso da iluminação de forma adequada, até a escolha de acessórios que darão personalidade ao ambiente.