As casas possuem muitos tipos de cômodos e uma dos lugares mais visitados da casa são as cozinhas. E não é por menos, é um espaço onde as pessoas preparam as refeições, conversam durante o preparo, e é um espaço de compartilhamento de experiências diferentes e múltiplas.

E para que esse ambiente esteja sempre com esse ar, ou seja, que tenha um ambiente agradável, o investimento em pisos e revestimentos para essa área, móveis e elementos decorativos é essencial.

Geralmente, durante uma construção, toda a cozinha é organizada e os revestimentos são escolhidos, na etapa final da obra, porém, muitas dúvidas durante esse processo ocorre. Mesmo que durante uma reforma específica neste ambiente.

Variados aspectos devem ser levados em consideração na hora da escolha dos acabamentos, sejam as ceramicas para cozinha ou os móveis e também os elementos que comporá a decoração.

Neste breve artigo, trataremos sobre os variados aspectos de composição desse ambiente tão especial para as residências.

Escolhendo o revestimento ideal para sua cozinha

Os revestimentos são necessários e importantes para a composição de um ambiente agradável e confortável, principalmente, quando nos referimos a ambientes tão familiares como as cozinhas.

Neste tópico falaremos sobre algumas dicas que te ajudarão na escolha do melhor revestimento para esse ambiente.

1. A necessidade do revestimento

Seja revestimento vinílico lavável ou cerâmico, é necessário pontuarmos sobre a questão da necessidade deles na cozinha.

Como sabemos, as cozinhas são ambientes úmidos, ou seja, em que a água em diferentes graus entram em contato direto com as superfícies, além de elementos de gordura e alimentos, principalmente, quando ocorre o preparo de refeições.

Assim, os revestimentos permite que o ambiente fique mais fácil de ser limpo e ainda garante que os componentes sejam protegidos. Quanto mais eficiente for o revestimento mais seguro está o espaços e seus elementos como:

  • Pisos;
  • Paredes;
  • Bancadas;
  • Mesas.

2. Revestimentos cerâmicos

Existem muitos tipos de revestimentos que podem ser usados dentro desse ambiente como os cerâmicos e porcelanatos, como também pastilhas de vidro e até mesmo madeira, pedra e cimento queimado.

No entanto, entre arquitetos o material mais escolhido devido suas características técnicas são os revestimentos cerâmicos, podendo ser colocado em todas as áreas da cozinha e contribuindo a montagem drywall teto entre outros.

Os revestimentos cerâmicos possuem muitos benefícios como durabilidade, funcionalidade, sustentabilidade, variedade de modelos, facilidade de instalação e também preço acessível.

3. Combine os revestimentos das paredes e tetos

Para que o ambiente fique bonito e despojado é possível fazer uma combinação contrastante entre paredes e tetos. Isso cria uma harmonia interessante para o ambiente. Lembre-se, essa harmonia é fundamental para a estética da cozinha.

Com essas dicas é possível escolher o melhor revestimento para a sua cozinha.

Dicas para decoração dos ambientes

Abaixo falaremos sobre algumas dicas de decoração para as cozinhas, que possibilitem que o armário de cozinha planejado seja integrado ao ambiente de modo agradável e confortável.

Confira abaixo algumas dessas dicas.

1. Use cores vivas

As cozinhas, geralmente, usam cores mais sóbrias, porém, ela pode ser mais despojada e mais bonita, com isso, é preciso a utilização de cores mais vivas e vibrantes. Alguns elementos nós temos o branco e o amarelo, o vermelho e o preto, e o azul.

Invista nesse tipo de combinação, para que os aspectos da cozinha conversem entre si e causem uma grande harmonia, como o tom de piso, das paredes e também dos móveis.

2. Use tons escuros

Também é possível utilizar os tons escuros, e inclusive usar a madeira nos ambientes de cozinha. Os tons escuros dão um ar muito confortável e agradável para o espaço, principalmente, em locais mais frios.

Com os tons escuros é fundamental a colocação de luminária de LED para cozinha para que a iluminação seja garantida de forma clara e adequada.

3. Use bem o espaço

Outro ponto importante para que a decoração seja possível é usar bem o espaço, para que o ambiente seja mais amplo. Por isso, é possível investir em prateleiras, armários e também em eletrodomésticos embutidos, de modo a tornar a cozinha mais organizada.

Portanto, entendemos que para a composição de um ambiente de cozinha confortável e agradável é necessário investir nos revestimentos, nas cores e na boa utilização dos espaços. Somente assim, o ambiente será melhor aproveitado.