Ano após ano, o Brasil bate altas históricas de produção de lixo. A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) afirma que, só entre 2014 e 2015, o aumento foi de 1,7%.
Pode parecer pouco, mas isso significa a produção quase 80 toneladas de dejetos. Por conta disso, é preciso encontrar novas maneiras de fazer a gestão desses resíduos.
Do contrário, há o descarte incorreto, que prejudica a natureza e pode resultar em pesadas multas por infração à lei ambiental.
Entre todas as soluções disponíveis para lidar com isso, há uma que se destaca em todos os sentidos: o container de lixo.
Container de lixo, solução para a limpeza urbana
Por mais que a maior parte das cidades brasileiras disponha de um serviço de coleta de lixo, ele nem sempre é eficiente.
Além disso, bairros mais afastados podem não contar com ele. Muitas vezes, a separação e a reciclagem são frustradas por estes fatores e pela falta de um trato correto do lixo doméstico.
A lixeira container é uma solução para estes cenários. Como o próprio nome diz, trata-se de uma lixeira de grandes proporções, feita de plástico, que pode acomodar grandes quantidades de lixo.
Ela é projetada de modo, que não haja mau cheiro ou atração de animais e insetos, mantendo toda a higiene necessária.
Assim, pode acomodar os dejetos por mais tempo, até que sejam devidamente recolhidos pelo poder público.
Por que o container de lixo é a melhor opção?
Em países europeus, é comum ver um contentor de lixo em cada rua. Eles são projetados de modo a valorizar a separação do lixo, facilitando os trabalhos de reciclagem.
Assim, há um compartimento para dejetos orgânicos, outro para plásticos, um para vidros e assim em diante. Cabe a cada residência depositar seu lixo da maneira correta.
Lá, o sistema funciona bem e nota-se que as ruas são limpas. Alguns fatores colaboram para a sua eficiência, tais como:
Grande capacidade das lixeiras
Muitas vezes, a coleta seletiva é frustrada simplesmente porque os compartimentos que o poder público disponibiliza para o depósito de lixo, não são grandes o suficiente.
Assim, dejetos são colocados no lugar errado ou, até mesmo, na rua ou nos leitos dos rios. Com um container, não há esse problema.
Eles têm grandes proporções e acomodam muito lixo. Assim, não há qualquer desculpa para o seu depósito em um local equivocado.
Design inteligente
O uso dos contêineres na reciclagem de lixo, só é possível pois eles são desenhados de modo inteligente. Além de serem fáceis de usar, eles têm elementos nas cores da reciclagem, que são:
- Vermelho: plástico;
- Verde: vidro;
- Azul: papel;
- Amarelo: metal;
- Cinza: não recicláveis;
- Marrom: orgânicos.
Deste modo, o descarte fica muito mais intuitivo. Com isso, a população, praticamente sem pensar, já sabe onde colocar cada tipo de lixo, facilitando a separação e, consequentemente, o reaproveitamento dos materiais.
Criação de um senso de comunidade
Com a conscientização, surge um forte senso de comunidade. É algo que vem com o tempo e com o investimento em medidas educativas.
Em outras palavras, os próprios vizinhos começam a fiscalizar o uso das lixeiras e o correto descarte do lixo.
Como usar o container de lixo?
Entretanto, não basta comprar uma lixeira, colocá-la em qualquer lugar e esperar a mágica acontecer. É preciso adotar algumas medidas, para que a sua implantação realmente funcione:
Posicioná-los em locais estratégicos
É importante que a lixeira de calçada local esteja próxima a todos. Nas ruas, isso significa que elas devem ser instaladas em pontos estratégicos.
Em condomínios, elas devem ser colocadas em áreas comuns, de fácil acesso a todos. Portanto, é importante fazer um estudo da área para decidir onde ela será posicionada.
Treinar funcionários e moradores
Com a implantação dos contêineres, é importante que todos saibam como eles funcionam e qual é o objetivo de sua instalação.
Portanto, é importante falar com os vizinhos e, no caso dos condomínios, realizar uma assembleia. Funcionários devem ser treinados, para que também façam o descarte do jeito correto.
Fiscalizar o uso
Por fim, é preciso certificar-se de que está tudo certo. Com o tempo e conforme a população desenvolve o hábito de descartar o lixo corretamente, surge uma cobrança para que os demais façam o mesmo.