Em uma indústria, assim como em diversos setores, há cuidados básicos que devem ser tomados com os inúmeros elementos, tanto para garantir a segurança e saúde das pessoas, quanto para garantir a qualidade dos processos realizados e aprimorá-los cada vez mais.
Dependendo do setor, naturalmente, a lista de prioridades e consequentemente, de cuidados, podem variar.
A água, por exemplo, é um recurso indispensável para o planeta e além do consumo diário, seja para beber ou preparo de alimentos, também está empregada em finalidades como higiene pessoal, processos industriais e empresariais, lazer, lavagens variadas, entre outras possibilidades.
Mas, para garantir a saúde e segurança, é importante que exista o tratamento de agua.
Os processos de tratamento podem ser realizados para atender a diferentes fatores, como para a correção de odor, cor, sabor, redução da corrosividade e turbidez, eliminação de vírus, protozoários, bactérias, entre outras substâncias e impurezas nocivas.
Antes da distribuição da água propriamente dita, ocorrem dois estágios, que correspondem a captação e o tratamento deste recurso. A captação é realizada por meio de adutoras em mananciais subterrâneos, como em poços ou superfícies, como em rios e lagos.
Naturalmente, a necessidade do tratamento tem grande dependência de inspeções sanitárias e análises realizadas nestes mananciais, ou seja, as etapas a serem realizadas podem variar de acordo com a qualidade da água da fonte.
Todavia, em um tratamento convencional, é comum que ocorram as seguintes etapas:
- Coagulação e floculação;
- Decantação;
- Filtração;
- Desinfecção;
- Fluoretação.
A primeira etapa conta com o agrupamento das impurezas, que tem como principal consequência a obtenção de partículas maiores.
São aplicados reagentes coagulantes, como sulfato de alumínio e para sua atuação mais efetiva, pode ser aplicado um alcalinizante. A floculação ocorre devido a coagulação, que é marcada justamente pela produção efetiva dos flocos.
Já no processo de decantação, os flocos constituídos são separados da água por meio da gravidade, enquanto na filtração, um meio poroso granular é aplicado sobre um sistema de drenagem, que é capaz de reter e eliminar as impurezas que ainda estão na água.
No caso da desinfecção, um agente químico ou físico é aplicado em prol de eliminar os microorganismos que podem ser nocivos.
A última etapa, marcada pela fluoretação, é caracterizada pela aplicação de compostos com base de flúor.
Conheça a flotação no tratamento de água
A flotação tratamento de água é uma importante etapa que pode compor o processo de tratamento, pois consiste na separação dos líquidos de sólidos por meio de nuvens de microbolhas de ar, que são responsáveis por conduzir as impurezas que estão em suspensão para otimizar a eliminação.
Há dois tipos principais desse processo: ar dissolvido, por meio de microbolhas e o ar disperso, a partir de bolhas maiores.
A eficácia desse sistema de tratamento tem dependência do cenário entre o tamanho da bolha e ar/sólidos. Ainda mais, os flotadores podem ou não ser aplicados com coagulantes, sendo que com a presença desses itens, podem ser mais eficazes na remoção de graxas e óleos.
O uso adequado da chapa xadrez
A chapa xadrez pode ser empregada de diversas formas, principalmente no que diz respeito aos pisos industriais. No entanto, essa chapa também atende outros setores como o automotivo, para o revestimento do interior de veículos de grande porte.
Além disso, é uma forma de ter mais cuidado nas aplicações que exigem itens antiderrapantes, pois devido aos pequenos relevos na superfície do material a chapa apresenta essa característica.
É preciso analisar a aplicação e identificar se este é o tipo de chapa correto para determinada finalidade, sendo que neste caso, os usos mais comuns são em pisos, rampas, bases de máquinas e até mesmo escadas.
A importância da renovação de AVCB
O avcb (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) tem grande importância para diversas edificações e não é diferente ao se tratar do setor industrial. Isso porque, trata-se de um documento emitido pelos profissionais do órgão atestando que, no momento da vistoria, a edificação apresentou as condições necessárias de segurança contra incêndio.
É um documento obrigatório para a regularização dos locais, assim como ampliação do lugar construído, reformas e alteração na ocupação, entre outros casos.
É importante observar que há um período para a renovação avcb sp, que pode variar de dois a cinco de anos de acordo com os riscos detectados pelos profissionais.
Conforme pode ser observado, há diferentes processos para se obter cautela no meio industrial, desde a estrutura, até os recursos utilizados.
De qualquer maneira, é importante que profissionais qualificados identifiquem quais são os produtos e processos mais adequados para atender a cada setor.