Construir um jardim é uma missão complicada, principalmente pela diversidade de flores, paisagismos e materiais que podem ser usados, as opções são tantas que a confusão é quase certa, sendo assim, esse artigo tem como objetivo esclarecer e trazer algumas informações referente a montagem de um jardim sadio, colorido e bonito.
Cobogó de cimento
O cobogó possui um viés de decoração contemporânea, uma releitura dos fabricados em madeira antigamente, agora apresentados em cimento, um material que garante maior durabilidade e flexibilidade para decoração já que são tramas vazadas que podem decorar, e tem funcionalidades como fachadas e divisórias, trazendo boa iluminação interna e ventilação.
Em muitos casos a opção mais viável é deixá-los na entrada com flores para perfumar, ao mesmo tempo que irá ventilar algum cômodo interno, irão perfumar o ambiente.
Podendo também optar por fazer desenhos simétricos com peças únicas, fazendo uma espécie de “translado” com o formato das peças, com as flores e ainda aproveitar o reflexo da luz externa para se divertir com a projeção delas pela casa, o que deixa o ambiente muito mais agradável.
O cobogó de cimento, ao contrário dos comuns no mercado, como os de madeira ou cerâmica, podem ser pintados da cor que mais agrade, com tinta esmaltada, acrílica ou látex, afinal o jardim deve ser colorido por inteiro e não somente de flores, sem dizer no tom sofisticado que casa ao ambiente.
Revestimento 3D, uma opção versátil e bonita.
Uma das coisas mais importante para um jardim é o sentimento de estar em uma espécie de “paraíso” das flores, nada melhor para fazer isso do que dar um toque com revestimento 3d.
É vendido, como outros revestimentos, em “placas” para montar na parede – o que permite ser usado não só no jardim, mas pela casa toda – que proporciona uma sensação única de profundidade e volume, diferente dos papéis de parede comum, que possuem a única função de decorar, esses revestimentos tem o objetivo de proporcionar uma sensação imersiva, de comunicação com o ambiente, perfeito para o seu jardim.
Possui as mais variadas formas, que vale uma boa pesquisa para encontrar um ideal, que case com as peças do ambiente – e com o cobogó – e que orne com a estrutura do jardim, principalmente recomendado para ambientes pequenos, pois a sensação de volume traz junto uma pequena sensação de profundidade, fazendo o espaço parecer maior.
Um dos grandes problemas de se ter um jardim é a limpeza, outra comodidade que vem no pacote, pois além de protegerem a parede de infiltrações e sujeiras, fica mais fácil limpar o porcelanato, nada que um pano semi-úmido não consiga resolver de forma rápida.
Se você deseja entender a respeito do revestimento 3D preço, saiba que o equipamento é bem acessível
Jardim vertical.
Agora falando de uma tendência extremamente atual para se decorar, o jardim vertical vem sendo utilizado para vez mais na parte interna de residências por trazer um ar jovial e verde que antes era somente externo.
É um item considerado sofisticado entre os designers pois leva a natureza para dentro de casa, é a substituição de vasos na sala ou na cozinha por algo suspenso e bonito com um visual incrível.
Um dos pontos cruciais de se ter um jardim suspenso é a questão térmica, antes de escolher o local é válido analisar a transição do ar naquele espaço para colocar o jardim de forma estratégica para auxiliar na temperatura. Basicamente o jardim pode ser feito dos seguintes materiais:
-
Prateleiras;
-
Estruturas de vidro (temperado, de preferência);
-
Estruturas modulares de plástico;
-
Blocos pré-moldados;
-
Blocos cerâmicos;
-
Painéis de fibra de coco;
Como são materiais acessíveis, a montagem do jardim pode ser feita em casa, porém é aconselhável a consultoria de alguma empresa de paisagismo não só na montagem do jardim, mas no auxílio da decoração do seu jardim como um todo, afinal a opinião de um profissional sempre é bem vinda.
As opções para se criar um jardim são variadas, o principal é o uso da criatividade, entender como casar informações, peças, objetivos e truques é essencial para se tirar proveito de toda a beleza que a natureza pode proporcionar.
Levar a natureza de fora de casa para dentro as vezes parece um trabalho muito difícil, mas com pequenas dicas é possível não só aproveitar o ambiente como deixá-lo mais fresco e mais bonito.