Ao longo de uma construção é comum realizar o uso de vários elementos para facilitar a mão de obra, agregar mais segurança aos processos e, ainda, otimizar o tempo de construção.

Dentre os principais elementos que podem estar presentes em uma obra, destaca-se:

  • Betoneira;
  • Rolo compactador;
  • Furadeira;
  • Lixadeira;
  • Andaimes.

Sobre o uso de andaimes, elementos de segurança e normas técnicas para a construção em alturas, falaremos adiante nesse artigo. Confira!

Importância e usabilidade dos andaimes em uma construção

O andaime é uma estrutura metálica fundamental para a realização da obra. Esse material é utilizado pelos funcionários da obra como um suporte e assistência para elevação de materiais e para apoio. Além disso, os andaimes contribuem para a realização de várias atividades no setor da construção, como:

  • Pintura;
  • Aplicação de reboco;
  • Serviços de manutenção;
  • Deslocamento de materiais.

Seu uso é fundamental, pois também ajuda a garantir a segurança da construção, assim como dos funcionários, exatamente pela resistência e durabilidade que oferece. Diante de sua importância, existem alguns modelos de andaimes, podendo ser de metal, madeira e, até mesmo, parafusados.

Além disso, os andaimes podem ser conectados por outros elementos metálicos ou serem tubulados, agregando segurança e ainda mais durabilidade ao produto.

Existem andaimes que contribuem para o deslocamento dos funcionários em partes mais elevadas, como para realizar a pintura de fachada de prédios.

Um dos tipos de andaime é o andaime tubo roll. Esse tipo de andaime é galvanizado, ou seja, recebeu a aplicação de pintura eletrostática, que confere resistência e durabilidade diante de fatores externos.

Esse material é indicado tanto para a montagem de peças e construção, como para manutenção de uma indústria. Além disso, seu uso é considerado versátil, permitindo uma montagem de diferentes formas e facilitando a fixação de estruturas.

Apesar de sua importância, como toda peça e material utilizado na construção civil é fundamental agregar elementos de segurança e de manutenção das peças para evitar acidentes.

Um deles é o uso de roda para andaime com sistema de travamento. Essa roda facilita ao deslocamento do andaime pela construção e consegue tornar as atividades mais práticas.

O trabalho com altura na construção civil

Estamos falando sobre o uso dos andaimes na construção civil, que é um elemento utilizado para facilitar o deslocamento do funcionário em um local relativamente alto.

No entanto, em construções maiores, como de prédios e pontes, existem protocolos de segurança que devem ser seguidos para garantir o bem-estar dos funcionários.

Estamos falando do uso do Ponto de ancoragem. Esse material diz respeito a estruturas que são firmadas em edifícios, como cabos e cordas, para facilitar que eles sejam acoplados e sustentem os funcionários e equipamentos.

Além disso são fornecidos aos funcionários equipamentos de proteção individual para segurança diante da situação. Outros equipamentos são instalados para facilitar esse deslocamento, como escadas, suportes para queda e cadeiras. A ideia é que o funcionário esteja estável diante da altura e tenha segurança nas atividades.

Para isso, existem normas regulamentadoras sobre as medidas de proteção que devem ser aplicadas durante uma obra. Uma delas é a NR 35, assim como a NR 18 que visa verificar a implantação de ações de prevenção de acidentes.

O grande objetivo da implantação dessas normas é evitar acidentes na construção civil e que comprometam a qualidade de vida e saúde dos funcionários.

Os materiais que fazem parte da segurança e do ponto de ancoragem precisam ser altamente resistentes à corrosão, ao peso, impacto e contra o desgaste. Tudo isso a partir de uma regulamentação.

Outros elementos de segurança na construção

Para quem está realizando uma construção é fundamental agregar elementos de segurança e qualidade de vida aos funcionários. Um dos elementos de prevenção é diante de um possível incêndio.

Isso é possível por meio da instalação de um extintor assim como os procedimentos de manutenção por meio da Recarga de extintores SP. O extintor é uma peça fundamental na contenção de incêndios e, por isso, deve estar presente na obra.

O valor de extintor pode ser visto em empresas que trabalham com esse segmento, sempre verificando a qualidade da empresa e suas recomendações.

Além disso, outros elementos que ajudem a garantir a qualidade de vida e bem-estar dos funcionários durante uma obra é importante. Nas escadas e beiradas, por exemplo, uma dica é utilizar guarda corpo inox, pois é mais resistente e durável.