Os prédios, cada vez mais, têm conquistado um local de destaque na sociedade, representando segurança aos moradores e uma forma mais prática de viver.
Com as cidades mais verticalizadas, os prédios são locais de destaque no ramo imobiliário. Muitos estão em período de construção em andamento e outros, já estão prontos e precisam de manutenção e cuidados.
Um prédio abriga dezenas de famílias e por isso, é fundamental pensar na segurança desse espaço em todas as etapas de construção assim como em períodos posteriores.
Por isso, esse artigo traz algumas normas técnicas exigidas assim como procedimentos de manutenção.
A Norma 18: você sabe o que é?
Em procedimentos de construção predial ou até mesmo, em ações que envolvam à construção civil ou industrial, é fundamental estar atento às normas regulamentadoras.
Elas são importantes porque estabelecem diretrizes que visam a segurança de vários aspectos, que vão desde os funcionários da obra, a estrutura ou uso correto de equipamentos. Nesse artigo, vamos falar sobre a norma regulamentadora 18 atualizada.
Esta Norma Regulamentadora tem como objetivo estabelecer os critérios e diretrizes na parte administrativa e de organização, que vise a instalação de medidas preventivas na construção e nesse ambiente de trabalho.
Sendo assim, as atividades industriais devem se enquadrar nessa norma, pensando em promover a segurança de todo o processo construtivo do prédio.
Se enquadra dentro dessa norma, serviços de construção voltados a:
- Pintura do prédio;
- Reparos técnicos;
- Demolição de estrutura;
- Manutenção do edifício;
- Nova pavimentação;
- Urbanização e paisagismo no local.
Além disso, esses segmentos devem contar com pessoas especialistas em engenharia da segurança, assim como do segmento de medicina de trabalho, que visa garantir a segurança dos trabalhos.
Inclusive, é proibido ter trabalhadores em um local sem o uso das medidas de segurança, que sejam compatíveis com sua função, ou seja, o uso dos Equipamentos de proteção individual que sejam adequados.
Além disso, as construtoras e empreendedores devem seguir as normas e preceitos estabelecidos na legislação em todas as esferas, principalmente, na consulta às normas em seu município.
Laudos técnicos
Pensando nas normas técnicas de segurança que são necessárias até a conclusão de uma obra, é importante pensar em todo um sistema de segurança residencial, no que se refere à construção ou reforma do prédio de forma segura e confiável.
Para tornar o local ainda mais seguro, é importante pensar também em técnicas de sinalização, assim como instalação de câmeras de segurança, cerca elétrica e uma equipe de portaria que atue de forma eficiente.
Além disso, o prédio deve realizar a instalação de fita antiderrapante para escada 3m, pensando na segurança de quem se locomove no local, para evitar quedas e acidentes.
Outro detalhe bastante importante quando falamos a respeito de segurança de um local é a prevenção de incêndios.
Por isso, o prédio deve dispor da instalação de extintores, sistemas de segurança como detectores de fumaça, escadas sinalizadas, elevadores mais protegidos, assim como a renovação no período determinado do laudo técnico AVCB.
Esse laudo é o auto de vistoria do corpo de bombeiros que é obrigatório para prédios e demonstra que o local conta com a infraestrutura técnica para a contenção inicial de um incêndio.
Teste da vazão do poço
Muitos prédios decidem ter sua própria fonte de água, por meio da instalação de um poço para captação de água subterrânea.
No entanto, é necessário realizar um teste de vazão poço, que é basicamente um teste de bombeamento para verificar se realmente esse poço atende às necessidades do local, qual é o nível e a qualidade da água.
A realização desse teste é feito a partir do decorrer de um certo tempo, que verifica os níveis de rebaixamento da água, por meio de equações que devem ser feitas pelo corpo técnico.
A partir disso, devem surgir recomendações da área técnica, a respeito dos materiais que podem ser utilizados para a limpeza da água e outros procedimentos para a instalação do poço.
Manutenção do prédio
Por fim, vale a pena falarmos sobre a importância da manutenção preditiva após a construção ou reforma do prédio.
É fundamental que a manutenção seja feita de forma preventiva, ou seja, quando ainda não existe um problema real e apenas, alguns ajustes e reparos técnicos precisam ser feitos.
Além de agregar mais segurança ao ambiente, a manutenção preventiva, traz conforto e bem-estar. É importante pensar na manutenção preventiva em locais como:
- Elevador;
- Sistema elétrico;
- Sistema de gás do prédio;
- Piscina;
- Áreas externas.
Realizando os cuidados necessários, o condomínio fica seguro e as famílias, protegidas.