Os pisos se referem a uma escolha muito importante para as residências e, as opções de madeira são muito cotadas, especialmente se for levado em consideração a sofisticação e conforto que podem levar para os ambientes.
É possível encontrar diferentes tipos desses pisos, por isso, é fundamental considerar não apenas a estética, como também os cuidados necessários e a manutenção.
Ao buscar por piso preço, é importante saber que a composição pode ser extremamente distinta, sendo possível encontrar materiais inteiramente de madeira maciça e outros que apenas imitam a madeira.
Entre algumas das alternativas estão o multistrato, multiestruturado e os decks. O multistrato é constituído por pequenos palitos de madeira maciça cruzados, que são selecionados por tonalidade.
Os decks são inteiramente maciços e são indicados para áreas externas devido as características diferenciadas que apresentam, como a resistência à umidade, porém, é preciso que receba uma camada especial de proteção.
Já o multiestruturado apresenta a composição de lâminas torneadas de madeiras de reflorestamento e tropicais cruzadas entre si para a base.
A partir desse ponto, a estrutura ganha um revestimento de capa de madeira nobre, camadas de verniz e óxido de alumínio para ter maior resistência.
Principais características dos pisos laminados
O piso laminado é composto por derivado de madeira, mais precisamente, por partículas de madeira prensadas em alta densidade.
Além de ser um item versátil pela possibilidade de instalação em diferentes tipos de ambientes, com exceção aos molhados, o piso laminado pode ser encontrado em diferentes cores e texturas, como o piso laminado branco.
Tanto no caso das tonalidades mais claras, quanto as mais escuras, a limpeza cotidiana é relativamente simples, uma vez que basta utilizar um aspirador de pó ou uma vassoura de cerdas macias.
No entanto, para limpeza mais pesada, é possível utilizar produtos específicos como uma cera para pisos laminados ou aplicar um pano umedecido com sabão neutro.
É um tipo ideal para quem busca uma instalação de piso limpa e ágil, principalmente ao considerar que se trata de um piso de madeira de encaixe, em que o piso pode ser posicionado tanto na vertical, como na horizontal.
Independentemente do sentido de colocação, é fundamental assegurar um preparo correto do contrapiso, principalmente no que diz respeito a eliminação de impurezas e nivelamento.
É interessante citar que os pisos laminados são constantemente confundidos com os pisos vinílicos, principalmente devido a semelhança no aspecto e na forma de instalação, uma vez que o vinílico também pode ser colocado por meio de sistema de encaixe.
As duas opções contam com uma estampa decorativa na camada superior e são oferecidos em réguas de tamanhos que podem variar, assim como os padrões e espessuras.
De qualquer maneira, é importante saber que são itens distintos na composição, logo, se diferem na resistência, indicações de uso, entre outros fatores.
Além do piso laminado revestido com papel decorativo, também é possível encontrar a opção de laminado de madeira, que é composto por lâminas de madeira com 7mm de espessura, além de comprimentos e larguras que podem variar.
O principal diferencial, sem dúvida alguma, é sua composição em madeira natural e o revestimento em verniz. É ideal para locais com o tráfego leve, enquanto o laminado anteriormente apresentado, é recomendado para locais de alto tráfego.
De forma geral, as seguintes vantagens são:
- Limpeza facilitada;
- Durabilidade;
- Diversidade entre os modelos encontrados;
- Fácil instalação.
Como ocorre a restauração de piso de madeira?
O processo de restauração de piso de madeira comumente envolve o desengrosso, que visa remover a resina e nivelar o piso. A aplicação de lixas mais finas para efetuar o polimento e o uso de itens para conferir um acabamento de qualidade, permite mais brilho para o piso, como resinas.
Ao procurar por restauração de piso de madeira preço, é interessante citar que nem sempre é um processo viável, principalmente ao considerar pisos que já passaram por diversos processos de raspagem, pois neste caso, a estrutura pode estar fragilizada.
Por essa razão, é indispensável para o serviço de restauração que exista a análise e realização de reparos quando necessário. Por exemplo, quando existem tacos soltos em determinados casos, é possível reutilizar a peça ou instalar uma nova, que normalmente pode ser igualada as demais por meio do processo de raspagem.
Não apenas no caso da restauração, mas para a escolha e instalação de qualquer tipo de piso, é fundamental contar com profissionais especializados, em especial, para evitar prejuízos.