A sociedade cresce cada vez mais, por isso, é muito importante considerar práticas responsáveis, principalmente quando se trata de construções das casas sustentáveis.

É preciso inovar a instalação e manutenção das residências, assim como a forma em que as pessoas se relacionam com o meio ambiente.

Pensando nisso, muitos projetos são desenvolvidos visando construções ecológicas e o bem estar da natureza, como é o caso das casas sustentáveis.

Vantagens de uma casa sustentável

Cada vez mais a construção civil busca se adaptar às medidas sustentáveis, visando energias renováveis. Pensando nisso, muitas empresas de arquitetura e engenharia, desenvolvem projetos especiais de construção sustentável.

Esse modelo de construção se torna tendência, cada vez mais, alcançando visibilidade e relevância, principalmente para aos adeptos de práticas alternativas e amantes do meio ambiente.

Uma casa pode ser considerada sustentável quando o sua arquitetura prioriza a otimização de recursos, garantindo que não sejam gerados impactos ambientais negativos durante a construção e durante o uso da residência.

A casa sustentável é projetada, por exemplo, ao realizar uso racional da água, potencializando a utilização da luz natural ao consumir energia elétrica de fontes renováveis, como a utilização de gerador de energia solar portátil, por exemplo.

As casas sustentáveis possuem diversas vantagens, são elas:

  1. Uso de sistemas elétrico e hidráulico que visam a economia e uso racional de água e energia elétrica;
  2. Instalação de sistema de aquecimento solar;
  3. Projeto de construção que não cause danos ao meio ambiente;
  4. Uso de sistema de captação de águas de chuva para o uso interno;
  5. Emprego, sempre que possível, de materiais de construção recicláveis e reutilizáveis;
  6. Aplicação de processos construtivos que evitem ao máximo o desperdício de materiais de construção e acabamento;
  7. Implantação de sistema térmico que vise a diminuição do uso de ar condicionado;
  8. Uso de jardins com plantio, quando possível, de árvores.

Muitas pessoas acham que investir em casas sustentáveis é um processo de alto custo. Mas isso não é verdade, já que o investimento financeiro vai depender de todas as construções e atribuições feitos na residência.

Alguns itens das casas sustentáveis, como a instalação de ar condicionado de energia renovável ou o sistema de geração de energia solar, podem ter um custo inicial elevado, mas esses investimentos são recuperados em médio prazo.

As casas sustentáveis são elaboradas com o intuito de exigir menos manutenção e gastar menos material, mais um aspecto positivo no quesito financeiro. A economia de energia e água da casa sustentável em relação a uma casa comum é muito maior.

Materiais utilizados em casas sustentáveis

As casas sustentáveis normalmente se diferenciam pelo material utilizado, influenciando no investimento financeiro. Além da utilização de materiais completamente sustentáveis, elas podem ser uma mistura de materiais clássicos e materiais alternativos.

Por exemplo, o Aquecedor para Torneira pode ser instalado proveniente do aquecimento solar. Assim, são utilizados em conjunto para aperfeiçoar a reforma ou construção. Os materiais mais utilizados nessas construções são:

  1. Madeira: deve possuir certificado de procedência, podendo utilizar madeira reaproveitada ou pallets;
  2. Tijolos ecológicos: existem vários tipos feitos de terra, argila, lã, materiais orgânicos e pequenas quantidades cimento;
  3. Pedra: é um dos materiais de construção mais antigos e suas vantagens são a durabilidade e o custo relativamente baixo;
  4. Bambu: é provavelmente o preferido das construções sustentáveis pela sua abundância, resistência e flexibilidade.

Independente do material escolhido, todo projeto sustentável é realizado por engenheiros ou arquitetos, prevendo quantidades mínimas de materiais, que causariam danos ao meio ambiente.

Assim, a casa vai dispor de uma estética harmônica com o ambiente que se encontra. O objetivo da casa sustentável é reduzir impactos, principalmente com a produção de menos lixo e diminuição de gasto de energia.

Pensando nisso, várias práticas são adotadas, como, por exemplo, o Painel solar para chuveiro. Assim, esse modelo de construção precisa de menos manutenção que os modelos convencionais.

Dessa forma, pode-se concluir que investir em construções e reformas sustentáveis é colaborar com o meio ambiente, transformando a própria vida, através de medidas e práticas diárias de redução de gastos, energia e outros.

É muito importante contar com o trabalho de profissionais especializados em construções sustentáveis ou bioconstruções, visando a eficiência.

Assim, com a criação de um bom projeto arquitetônico sustentável, em junção de equipes de mão-de-obra eficientes, o resultado final será incrível.