Quando pensamos em construir alguma edificação, devemos lembrar que há muitos elementos que devem ser aplicados, planejados, feitos, refeitos, estudados, mudados e instalados ao longo do processo da obra.

Isso é muito comum, porém é bem trabalhado, e só é possível se acompanhado por diversos tipos de profissionais que garantem os serviços. E para isso é necessário contratar várias pessoas.

No entanto, além da obra em si, há diversos cuidados, principalmente relacionados a engenharia ambiental, que devem ser tomados, para que o meio ambiente não sofra, ou sofra menos possível nessa nova construção.

E para que você possa entender todos esses procedimentos que são feitos antes da obra em si começar, acompanhe este artigo, pois iremos explicar mais sobre alguns pontos necessários nesse meio.

O que é Engenharia ambiental?

Primeiramente falaremos sobre esse tema, que é o mais abrangente, A engenharia de meio ambiente é o segmento que se volta para o desenvolvimento sustentável tentado integrar diversos segmentos como social, ecológico, tecnológico e econômico.

Além disso, ainda estuda todos os tipos de problemas e como desenvolver variadas técnicas, pesquisas e soluções para melhorar o relacionamento do seres humanos, indústrias e da Terra, cada vez mais.

E, dentro desse meio, há diversos tipos de serviços e necessidades que devem ser analisados e avaliados para que uma construção possa ser feita. Então, iremos citar alguns deles que são os mais importantes e relevantes a seguir.

Assessoria e consultoria ambiental

A partir do momento em que for decidido que será feita uma construção, seja ela qual for, é necessário procurar empresas de consultoria ambiental, que são voltadas para áreas profissionais para dar soluções sustentáveis.

Por exemplo, a empresa que você contratar, irá proporcionar diversos serviços, para que seja possível entender toda a sua proposta e fazer com que ela se torne possível perante a todas as dificuldades ambientais.

Algumas das atividades principais de empresas que trabalham com assessoria ambiental campinas e demais regiões, são:

  • Desenvolver projetos com compromisso ecológico;
  • Fornecer orientações e regularizações de órgãos ambientais;
  • Planejar atividades com as empresas (coleta, gerenciamento de resíduos);
  • Promover ações sustentáveis;
  • Contribuir direta e indiretamente com a natureza.

Enfim, essa empresa realmente irá assessorar todas as necessidades de seu negócio, e fará com que seu estabelecimento entre em todas as regras ambientais e ainda siga todos os protocolos sem que nenhum lado se prejudique.

Licenciamento

Após todas as regras seguidas, é chegada a hora de tentar conseguir o licenciamento ambiental, documento que autoriza instalações, ampliações e diversas operações de empreendimentos que utilizam recursos ambientais.

Ou seja, você, para construir ou fazer outro tipo de reforma e montagem, é necessário passar por algumas avaliações a mais como análises de licenças. Há 3 tipos, a prévia, a de instalação e a de operação.

A licença prévia será concedida na fase do planejamento do empreendimento. Ela viabilizada a instalação e sua localização, além dos requisitos básicos.

Já a licença de instalação é dada quando as especificações estiverem aprovadas por órgãos ambientais. E, por fim, a de operação, que irá permitir o começo e o funcionamento da operação em um todo.

Assim todos os tipos de problemas ambientais que ocorreriam sem essa fiscalização não existirão e é possível fazer com que o estabelecimento possa ser edificado perante a lei, sem nenhum problema.

Sondagem

Por último, iremos falar sobre estudos da terra, terreno e todo solo, feito por uma empresa de sondagemque possui diversos tipos de serviços que estudam o local onde será estruturado qualquer tipo de construção.

Essas empresas ajudam apoiando construções e desenvolvendo diversos tipos de análises e estudos que se adéquam a cada tipo de solo e ambiente, sempre estabelecendo regras e diversos tipos de características.

Um dos mais conhecidos é chamado de topografia, que estuda as características das superfícies dos territórios, como o relevo, se é alto ou baixo, qual o seu declínio, se há algum acidente geográfico e outros tipos de informações.

Ou seja, é um estudo completo de todo o ambiente, e ainda é possível adentrar seu solo e estudar até sua parte mais profunda. Deste modo o local inteiro será reconhecido para que uma edificação seja estruturada da forma mais correta e segura.

Enfim, esses são alguns dos processos mais importantes feitos antes de se iniciar uma obra.