Os países escandinavos são conhecidos como os mais felizes do mundo. Apesar do clima frio e da tímida presença do sol durante o inverno, ano após ano a sua população registra níveis impressionantes de satisfação com a vida. Por conta disso, todos querem saber o segredo por trás da felicidade dessa região.

No caso da Dinamarca – que se inclui entre as nações mais felizes do planeta – os locais atribuem os altos graus de satisfação a um aspecto importante de sua cultura: o hygge. Segundo eles, trata-se de uma prática que envolve apreciar a vida de formas distintas, tais como:

  • Socializar com amigos e família;

  • Relaxar e admirar a natureza;

  • Ler um livro ou ver um filme;

  • Apreciar uma comida bem preparada.

Há alguns anos, essa tendência tem sido divulgada na mídia internacional, fazendo com que cada vez mais pessoas procurem incorporá-la às suas vidas.

Contudo, o que nem todos sabem é que a decoração de uma casa tem muita influência sobre a vida de seus moradores, favorecendo – ou não – esse costume.

Portanto, se você está disposto a ter uma vida mais tranquila e feliz, investir na hygge decor é um bom primeiro passo. Confira, a seguir, algumas práticas adotadas pelos dinamarqueses em suas residências, com o objetivo de deixar a vida mais leve:

Preze por um ambiente clean

Menos é mais. Quem almeja ter uma casa que exale aconchego e tranquilidade deve ter essa máxima em mente a todo momento. Na prática, isso significa investir em tendências como:

  • Cores neutras (fuja dos tons vibrantes);

  • Móveis funcionais e de design simples;

  • Evitar o excesso de objetos nos cômodos;

  • Cadeiras, camas e poltronas confortáveis.

O resultado será um ambiente acolhedor e, ao mesmo tempo, completo. Dessa maneira, permitindo que seus ocupantes desfrutem dos pequenos prazeres da vida com mais tranquilidade.

Use itens que trazem aconchego

No entanto, criar um ambiente simples não adianta nada se os itens em seu interior não forem confortáveis. É fundamental que se atinja o mais alto nível de aconchego possível.

Isso, felizmente, não é muito complexo. Alguns itens básicos e encontrados em qualquer loja de decoração, como cobertores, almofadas e tapetes, dão conta da tarefa. A dica é sempre preferir tecidos naturais, como o algodão, que são mais macios ao toque.

Tenha um espaço de socialização

Boa parte do estilo de vida escandinavo envolve passar tempo de qualidade com pessoas queridas, sejam elas amigos ou família. Consequentemente, incorporá-lo significa contar com um espaço de socialização em casa.

Por mais que a opção mais comum na cultura brasileira seja a sala, nada impede que outros espaços se tornem propícios para as reuniões. Quem tem uma cozinha espaçosa, por exemplo, pode instalar uma grande mesa e convidar algumas pessoas para compartilhar uma refeição ou um café da tarde.

O mesmo se aplica a quem tem um jardim espaçoso ou uma varanda com um bom espaço: basta instalar alguns móveis e fazer os convites.

Invista nas plantas

O fato de as plantas terem um poderoso efeito sobre o corpo humano já é algo comprovado cientificamente. Investigadores concluíram que elas podem reduzir a pressão arterial, acabar com o stress, impulsionar a criatividade e até mesmo refrescar um espaço, tornando-o mais agradável.

Assim, é de se esperar que o estilo de decoração escandinavo pregue o uso de uma inspiração plant based. O verde deve estar sempre presente em todo e qualquer cômodo. Só não se esqueça de escolher espécies adequadas ao seu estilo de vida e ao clima da sua região.

Aproveite a luz natural do sol

Assim como as plantas, a luz do sol tem um poderoso efeito sobre a saúde humana – principalmente a mental. Isso faz do Brasil um país privilegiado, pois boa parte do território tem grande exposição à radiação solar.

Portanto, indica-se que o morador de um imóvel faça tudo o que estiver a seu alcance para aproveitar esse recurso. Além de ter janelas grandes, atitudes como manter as cortinas abertas e ter paredes pintadas em tons claros também são interessantes.

Perfume o ambiente

Os escandinavos acreditam que, para desfrutar da vida, estar em um ambiente que agrade a todos os sentidos faz a diferença. O olfato não é exceção. Nessa região, é comum que haja velas aromáticas ou itens semelhantes em um ambiente.

Assim, caso você pretenda adotar a inspiração dessa região, isso é algo a ser notado. Vale tudo: desde velas e almofadas perfumadas ao cheiro de uma gastronomia bem preparada.