Já dizia o ditado: a primeira impressão é a que permanece. Por mais superficial que isso pareça, tal máxima é válida até mesmo no mundo dos negócios, afinal a aparência de um estabelecimento é um dos fatores mais importantes para que um cliente em potencial opte – ou não – por verificar os produtos vendidos por ele.

Para os empreendedores, isso significa que não há alternativa além de garantir que a sua loja tenha um projeto decorativo bem elaborado, que sirva como fator de atração de público.

Isso, por sua vez, envolve a elaboração de uma identidade visual adequada, além de a ajuda de um profissional que possa identificar os pontos fortes e fracos do espaço, para, em seguida, administrá-los.

Apesar disso, há alguns fatores que sempre devem estar presentes em todas as lojas, devido ao fato de que elas proporcionam uma aparência mais profissional ao estabelecimento. Aprenda mais a respeito deles no artigo a seguir.

Invista em um forro adequado

Especialistas indicam que o forro é uma estrutura fundamental em todo e qualquer projeto de construção civil.

Isso porque o seu papel é criar uma divisória entre o interior do ambiente e o telhado, protegendo o espaço dos elementos do tempo e promovendo um bom nível de conforto térmico e acústico em seu interior.

Apesar de sua função ser sempre a mesma, há diversos modelos de forros no mercado. Entre os mais visados para estabelecimentos comerciais, estão:

  • Forro de PVC;

  • Forro de gesso;

  • Forro de isopor;

  • Forro de madeira.

Cada um deles tem suas particularidades, vantagens e desvantagens.

O preço do forro pvc colocado, por exemplo, costuma ser muito reduzido, tornando-o uma ótima impressão para locais em que o orçamento para a decoração é limitado.

Contudo, nem todos gostam de sua aparência, o que, por sua vez, faz com que essas pessoas apelem para materiais mais tradicionais, como o gesso.

Da mesma forma, como o forro de PVC é fornecido em ripas, ele pode não valer a pena para o revestimento de grandes áreas: o isopor é uma opção mais prática para tais locais, já que é vendido em placas leves e fáceis de serem instaladas.

Permita que a vitrine fique visível

Não é preciso ser especialista em vendas para saber que a vitrine é um elemento fundamental de qualquer comércio. Isso porque ela permite expor produtos estratégicos vendidos pelo estabelecimento, o que, por sua vez, atrai a atenção dos passantes, podendo gerar vendas.

Para confeccioná-la, a opção de escolha costuma ser o blindex: além de facilitar a visualização dos produtos, ele é resistente, o que, por sua vez, melhora a segurança do ponto.

Da mesma maneira, é interessante que, em lojas de rua, quem passe em frente a ela possa visualizar o seu interior.

Para que isso seja possível, recomenda-se instalar uma porta que também seja de vidro, de modo que a segurança não seja prejudicada. Caso a loja seja pequena, a porta de correr é a mais indicada, já que ela não ocupa espaço quando aberta.

Vale ressaltar que, independentemente do tipo de porta e de vitrine instalados, é essencial que sua segurança seja reforçada quando o estabelecimento não estiver em funcionamento.

A medida normalmente usada por comerciantes para tal fim é usar a porta de enrolar: como o seu próprio nome diz, ela pode ser facilmente enrolada e desenrolada para abrir e fechar a loja.

Além disso, independentemente do modelo escolhido, é fundamental não ter o valor como único critério de escolha. Por exemplo: caso a porta de vidro de correr preço esteja muito abaixo da média do mercado, é provável que a sua qualidade e resistência sejam igualmente baixas.

Escolha um piso bonito e resistente

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a escolha do piso não é uma mera questão de estética: ela é um fator determinante para o conforto ambiental de qualquer lugar.

Isso significa que, no caso de estabelecimentos comerciais, é preciso considerar uma das particularidades desses locais como o alto trânsito de pessoas, que pede um revestimento de resistência acima da média.

Felizmente, existem diversas opções de materiais no mercado que atendem a essa necessidade. É possível, por exemplo, instalar um piso industrial de alta resistência, como o epóxi, em toda a loja.

Como ele é pensado para um local em que há a presença de máquinas pesadas, ele com certeza oferecerá um desempenho adequado para a sua loja.

Da mesma maneira, pode-se optar por revestimentos mais modernos, que darão um toque contemporâneo ao ambiente, como o cimento queimado. Assim, une-se a beleza à modernidade.