Um dos materiais mais tradicionais do mercado, quando o assunto é casa, é a madeira, pois remete ao aconchego e comodidade, podendo ser usada em diversas formas.

Tanto na decoração quanto na arquitetura, como pilares, portas e janelas. Além disso, o material tem boa durabilidade e resistência. Saiba onde usar a madeira para decorar sua casa:

  • Painel/ móvel da TV;
  • Divisória de ambiente;
  • Vasos de plantas;
  • Pergolado de madeira;
  • Mesinha de centro;
  • Quadros;
  • Paredes;
  • Esquadrias.

Não existe uma regra que defina qual a madeira pode ser utilizada, porque tudo procede do tipo de projeto e do tamanho do espaço.

Por ser natural, a madeira se encaixa, até mesmo, em ambientes que não são habituais, tornando o espaço ainda mais agradável.

Além de tudo, a madeira é um material completamente versátil, já que vai do piso à parede, passando por todos os móveis e objetos para decoração.

A madeira ganhou espaço e vem sendo usada em diversos ambientes da casa, dando um ar de requinte em qualquer espaço, tornando o ambiente aconchegante.

Saiba qual modelo de porta em madeira utilizar

Com casas e apartamentos cada vez menores, a porta camarão tem sido uma alternativa para quem não tem espaço para instalar uma porta convencional.

Além de agregar muito à estética, ela é ótima para integrar os espaços. Normalmente, usada em banheiros e cozinhas, é conhecida por ter uma abertura diferenciada para as laterais, dividindo-se em folhas.

Outra opção para quem quer aperfeiçoar o uso do espaço é a porta sanfonada, que é muito semelhante à camarão.

Diferente da porta de PVC, a de madeira pode dobrar somente até três vezes, porém é mais resistente, podendo ser utilizada em diversos ambientes além do banheiro.

A porta pode ter diversos designs, com vidros ou apenas detalhes na própria madeira. Uma possibilidade de mudar o visual externo da sua casa, é o uso da porta de enrolar de madeira.

As portas de enrolar são automáticas e podem cobrir até as grandes aberturas, com até 15 metros de comprimento.

Esse modelo de porta utiliza motores que podem ser personalizados com acessórios, como um controle remoto ou por sensores com infravermelho, por exemplo.

Além de garantir conforto e segurança, convencem pelo seu design e facilidade de instalação. A porta de madeira para cozinha não é muito indicada, já que o cômodo é uma área que recebe muita umidade.

Mas, através da recomendação de especialistas e aplicação de determinados produtos, é possível utilizar diversos modelos de portas de madeira em uma cozinha.

Por isso, é recomendado utilizar portas específicas e que atendam às características do ambiente, para evitar futuros transtornos.

Diferente dos outros lugares da casa, a limpeza das portas da cozinha é incomum, porque acumula gordura que impregnam no local.

O material das portas de madeiras, deve ser escolhido a partir das características do local em que ela será instalada.

As vantagens que o piso de madeira oferece

Um ótimo isolante térmico, os pisos de madeira são os mais procurados para dar um novo ar às casas.

Dos tons mais claros ao tom real da madeira reflorestada, é o tipo de piso mais versátil entre os pisos residenciais. Tipos de piso:

  • Pisos laminados: fácil aplicação, são resistentes e não precisam da aplicação de verniz;
  • Carpetes de madeira: baixo custo, menor resistência e não têm camada protetora;
  • Assoalho: custo um pouco maior do que os demais, porém são mais resistentes;
  • Pisos de vinil: fabricados a partir de materiais reciclados, são resistentes e com uma instalação prática.

A limpeza de piso de madeira, apesar de gerar muitas dúvidas, é algo simples de ser realizado, com produtos acessíveis.

Os pisos devem ser limpos apenas com um pano úmido com água, bem torcido (não se deve encharcar o piso com água).

Também podem ser usados detergentes neutros ou produtos à base de amoníaco. É recomendado realizar a limpeza com pano úmido, apenas uma vez por semana.

Durante os outros dias, podem-se usar aspiradores de pó ou vassouras. Antes de encerrar, veja se o piso realmente precisa dessa proteção.

Pois, muitos pisos recusam o uso da cera constantemente. Ao usá-la em excesso, o produto vai formar uma camada gordurosa, dificultando a limpeza.

Produtos abusivos, como água sanitária e cloro, nunca podem ser usados, pois mancham o revestimento. Quando algum produto cair no piso, deve ser retirado imediatamente, mas sempre com água e sabão neutro.

Os pisos precisam receber muitos cuidados e atenção, já que se trata de um material natural.