Quando o assunto é a contração de casas e apartamentos, é natural reservar um determinado espaço destinado à sacadas ou varandas.
Estas, por sua vez, além de serem funcionais, ainda dão vazão a confraternizações e comemorações entre famílias e amigos, acarretando em uma melhor qualidade de vida no corrido cotidiano metropolitano.
Em apartamentos ou em construções térreas, elas são decoradas e ambientadas de maneira moderna e aconchegante, oferecendo um espaço extra para desfrutar em contato ao ar livre.
Principais tipos de varandas
Pensando em aproveitar melhor o espaço, independente do tempo ou horário, pode-se pensar em fechar as varandas protegendo assim de mudanças climáticas e tornando-as mais seguras para crianças ou bichinhos de estimação.
Existem alguns recursos que podem ser utilizados na hora de fechar a sacada, a escolha depende do efeito desejado e do design do ambiente.
O vidro é um dos materiais mais utilizados para o fechamento de varandas, isso porque permite um fechamento sutil, protegendo-a das ações do tempo e isolando do barulho externo sem obstruir a passagem de luz.
São vários os tipos de varanda de vidro, sendo este o melhor modo de se ter um ambiente protegido, limpo e versátil.
O envidraçamento pode ser feito em apartamentos, casas, condomínios, empresas ou em outros projetos que possuam sacadas.
Uma das vantagens em realizar esse processo na varanda é garantir a maior proteção possível contra a entrada de vento, chuva e poeira.
Garantindo desta forma menos tempo na limpeza, também evitando que o pó gerado pelo ambiente externo possa afetar a saúde das pessoas que se encontram dentro do espaço.
Estas podem contar com porta de vidro de correr, sistema abre e fecha, painéis deslizantes, etc. Variando de acordo com o solicitado pelo cliente.
Outros tipos de coberturas
Pode-se afirmar que muitas são as opções disponíveis para aqueles que procuram por coberturas.
Escolhidas de acordo com o padrão arquitetônico aos quais se destinam, as coberturas são componentes fundamentais para a proteção de ambientes contra a ação do tempo, a exemplo as mudanças climáticas.
O mercado oferece variados modelos de coberturas, cujos principais são:
- Toldo articulado;
- Toldo curvo retrátil;
- Toldo cortina;
- Cobertura articulada;
- Cobertura tipo túnel;
- Cobertura fixa;
- Cobertura de alumínio;
- Cobertura de policarbonato.
Entre os modelos disponíveis, a cobertura tipo túnel se estabeleceu como uma eficiente solução.
Capaz de unir funcionalidade e refinamento estético, pode ser compreendida como uma estrutura em formato de arco, criada de modo a impedir o acúmulo de água proveniente de chuva sobre sua superfície.
A cobertura de policarbonato, por sua vez, é um tipo de toldo fixo e altamente rígido que pode ser empregado em residências, comércios, empresas, entre outros locais, levando beleza aos ambientes onde está instalada.
Entre as principais vantagens da cobertura de policarbonato estão a proteção e a durabilidade no fechamento de áreas, sem o uso de vidraçaria.
A cobertura abre e fecha é um outro modelo versátil e benéfico, cuja estrutura permite a ventilação e protege o ambiente do sol e da chuva sem o prejuízo da luminosidade natural.
Durável e resistente, a cobertura abre e fecha pode ser aplicada em estrutura ou telha de alumínio com pintura eletrostática branca, como também em telhas de policarbonato cristal.
Deve ser feita sob medida, de acordo com a necessidade do cliente. Em alumínio, bloqueia a luz do sol e mantém a temperatura do local aprazível. A estrutura e as lâminas são pintadas em epóxi.
Por fim, as calhas e rufos têm grande importância nas edificações. De modo geral, a missão dessas estruturas é coletar água da chuva e, através do tubo ocre, encaminhá-las até as redes coletoras de esgoto doméstico.
Com calhas e rufos em bom estado, evitam-se diversos danos causados pelas águas pluviais, como o apodrecimento dos beirais das construções e a umidade excessiva nas paredes, que acelera o desgaste da alvenaria e da pintura.
Para isso, alguns cuidados são essenciais, como por exemplo: manter as calhas limpas, livres de folhas, resíduos da chuva e outros tipos de lixos que podem se alojar no material.
Além disso, é necessário sempre estar atento ao estado da estrutura, notando a existência de furos que podem causar vazamentos, resultado em umidade nas paredes.
Para escolher o melhor material, é válido consultar empresas especializadas no ramo, pesquisando assim marcas e valores.
Somente dessa forma você poderá comparar preços e escolher a opção com a melhor relação de custo e benefício.