Escolher o tipo de piso para um imóvel pode parecer uma tarefa simples, no entanto, demanda muito planejamento, mesmo para arquitetos e designers.

Há uma grande infinidade de modelos de revestimentos disponíveis no mercado e, ainda, é preciso considerar as especificações do imóvel, gosto pessoal do proprietário, bem como as características de cada piso, percebendo qual é o material mais adequado para a aplicação.

Sendo assim, são diversos fatores que influenciam na hora de decidir qual é o melhor piso.

No entanto, em primeiro lugar é necessário pontuar o investimento, isto é, ter em mãos o correto planejamento financeiro, com os valores por metro quadrado e as cotações.

A partir disso, pode-se reduzir o leque de opções e, assim, escolher o produto com melhor custo-benefício.

Dicas de pisos para imóveis: vantagens de cada revestimento

Muitos imóveis antigos já vem com o piso instalado, sem a necessidade de escolher o revestimento para a estrutura.

Contudo, deve-se observar se não é recomendável a realização de uma reforma, pois, com o passar dos anos, os pisos podem sofrer acúmulo de sujidades, perder o brilho e não apresentar uma estética agradável.

Nesse contexto, a restauração de piso de madeira, por exemplo, pode reavivar os tacos, dando um aspecto de novo aos revestimentos antigos.

De modo geral, a restauração dos pisos de madeira consiste em um procedimento de limpeza e retirada da camada superficial dos tacos.

A atividade inclui a raspagem, calefação e polimento, renovando o brilho natural do revestimento.

Em alguns casos, é preciso substituir algumas peças, principalmente, em madeiras muito desgastadas ou que estão quebradas.

No entanto, para o caso de imóveis sem revestimento, ou quando o proprietário deseja trocar todos os pisos, os materiais mais indicados são:

  • Os pisos laminados;
  • Os pisos emborrachados;
  • Os pisos de porcelanato;
  • Os pisos vinílicos.

Os chamados pisos laminados são excelentes para quem busca uma instalação simples e descomplicada. A aplicação não demanda a retirada do piso já presente no imóvel, sendo possível instalar o revestimento diretamente no chão, sem grandes reformas.

Além dessa facilidade, o piso laminado é conhecido pela sua beleza, pois o material consegue imitar vários revestimentos, incluindo a madeira.

O preço dos pisos laminados também é bastante atrativo, o que faz desse revestimento um dos preferidos no mercado. Outro ponto vantajoso é a grande resistência e durabilidade, visto que o laminado é capaz de suportar choques mecânicos, intempéries e processos de corrosão.

O mesmo vale para os pisos vinílicos, que são fáceis de instalar e tem um ótimo preço.

É importante ressaltar que o vinil é diferente do piso emborrachado, sendo que este último é recomendável para áreas com maior risco de queda ou com a presença de água, como piscinas, saunas e academias. Por isso, deve-se procurar onde comprar piso de borracha de qualidade, para ter um material de confiança e seguro.

Finalmente, o porcelanato aparece como um dos queridinhos da arquitetura moderna. Com um design sofisticado e versátil, o revestimento se adapta aos mais diversos ambientes.

Uma das grandes vantagens é o seu brilho intenso, que dá a sensação de requinte ao local. Além disso, os porcelanatos são fáceis de lavar, sem a necessidade de grandes procedimentos de limpeza. Eles combinam bem com toda a decoração, inclusive, podem ter a mesma cor que cortinas e persianas.

A importância de combinar pisos e rodapés

Além de escolher o melhor tipo de piso, de acordo com o planejamento financeiro, gosto do proprietário e características do imóvel, é preciso ter atenção com o rodapé, que é um dos elementos importantes para a composição de acabamentos inferiores.

Assim como os pisos, existem inúmeros tipos de materiais, portanto, a escolha irá depender de muitos fatores.

Um dos rodapés mais procurados é o de poliestireno, devido à facilidade de instalação. A colocação de rodapé de poliestireno é extremamente simples, sem a necessidade de reformas ou mudanças na estrutura do imóvel. O poliestireno é um material pronto e há alguns modelos que dispensam o acabamento, como a pintura.

Outro ponto extremamente positivo do poliestireno é a sua resistência à água. Isso quer dizer que o rodapé pode ser instalado em todos os ambientes do imóvel, incluindo os banheiros e cozinhas. Durável e versátil, o revestimento está disponível em várias cores e texturas, combinando com todos os tipos de decoração.