Parece filme, mas chegar em casa, ter as luzes acesas automaticamente e com um simples comando eletrônico ter como ligar o chuveiro para tomar um banho após um dia de trabalho já é possível. Essas praticidades integram o conceito de Automação residencial preço.
Na prática, esse conceito quer dizer que vários sistemas tecnológicos podem atuar em conjunto para tornar sua casa mais inteligente.
Aliás, as expressões “casas conectadas” e “casas inteligentes” surgem a partir palavra “domótica”, palavra que vem do latim ‘domus’ e está relacionada à robótica, ou seja: tudo a ver com o conceito de Automação residencial preço.
Além de valorizar o projeto residencial, ter uma casa inteligente é sinônimo de praticidade, comodidade e muitas facilidades para a rotina do morador e dos visitantes. Mas, por onde começar? Quais são as possibilidades de automatização residencial mais procuradas no mercado?
Se você tem vontade de tornar sua casa conectada e se identifica com essas dúvidas, saiba que esse artigo foi feito para te ajudar.
Automação residencial: como funciona
Ligar o ar condicionado por meio de um comando antes de chegar em casa, ter acesso à central de câmeras que monitora sua residência à distância e fechar/abrir o portão com um controle remoto são aspectos que podem mudar a rotina.
Mas, você já pensou que a automatização residencial pode ir muito além disso?
Como o conceito de Automatização residencial preço está ligado à uma série de sistemas tecnológicos que juntos possuem como proposta tornar a casa um ambiente mais inteligente e prático, as possibilidades são variadas.
Literalmente, investir em automatização é ter a oportunidade de ter acesso à tudo o que acontece na sua casa, na palma da mão.
Se o acesso automático a abertura/fechamento do portão é algo que chama sua atenção, imagine só a possibilidade de aquecer o chão em dias frios com apenas um toque. É muita comodidade, não é mesmo?
Para não ter problemas antes de investir nesse tipo de solução, uma dica é fazer uma análise da experiência e da reputação da empresa que faz esses serviços.
Está na dúvida sobre o que considerar? Confira alguns pontos estratégicos listados abaixo:
-
Considere a qualidade acima do preço;
-
Procure profissionais experientes na área;
-
Exija garantias;
-
Verifique a política de privacidade dos sistemas tecnológicos.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse conceito, que tal ter outros exemplos de como ele se manifesta na prática? Continue acompanhando os tópicos abaixo e saiba mais!
Sonorização de ambientes fechados
Como o próprio nome sugere, a Sonorização de ambientes fechados faz referência a fatores ligados à parte sonora de ambientes como escritórios, consultórios e estabelecimentos comerciais.
Para um restaurante ou grandes centros comerciais, por exemplo, é importante contar com um sistema de alto falante para que o negócio tenha um canal de comunicação direto com colaboradores/clientes.
Da mesma forma, a sonorização de clínicas médicas também pode precisar deste recurso, mas, certamente os equipamentos serão adaptados para uma sonorização mais discreta.
Independente do local, a Sonorização de ambientes fechados também pode ser feita por meio da tecnologia e das técnicas de automatização. Ou seja: pensar nas caixas de som e em acessórios como microfone não é a única forma de promover esse tipo de suporte.
Com a tecnologia, aliás, a análise de informações como: o melhor tipo de equipamento, a produção de ruídos e os limites sonoros de acordo com o tipo de ambiente é muito mais completa e eficiente.
Afinal, pensar em sonorização não é só escolher os cabos e fios e conectá-los à uma caixa de som. É algo que está ligado ao conforto e à rotina de um ambiente, considerando que os sons e ruídos alteram as percepções humanas e interferem bastante na rotina das pessoas.
Instalações elétricas prediais
Se para as residências, os sistemas de automatização já são uma mão na roda, os benefícios dobram quando esses recursos são ligados à edificações como prédios e condomínios.
Do investimento de uma central de monitoramento com câmeras de segurança à um sistema de Instalações elétricas prediais inteligentes, a automação nestes casos é sinônimo não só de praticidade mas também de economia.
Pare e pense: como ter um sistema eficiente e econômico quando se trata de energia elétrica? Essa inquietação pode ser usada pelas empresas de automatização para produzir soluções que proporcionem um uso mais racional da eletricidade sem reduzir a funcionalidade que as instalações elétricas trazem.
Na prática, pensar em um sistema elétrico vai muito além da distribuição energética por meio dos quadros e painéis. Isso porque são as instalações que permitem funcionalidades como:
-
Sistemas de alarme;
-
Automatização de garagens;
-
Instalação de câmeras de monitoramento;
-
Iluminação predial.
O papel da tecnologia e a automatização é pensar em soluções inteligentes para todos esses serviços.
Neste contexto, a energia solar, também conhecida como energia fotovoltaica, é uma oportunidade para inovar na construção dos sistemas de produção de energia.
Basicamente, um sistema fotovoltaico serve para captar a energia do sol e converter em energia elétrica, ou seja: é um formato mais econômico, sustentável e com a mesma eficiência.