A administração de condomínios deve ser feita por meio de uma votação, entre os residentes e proprietários de imóveis, em um condomínio residencial ou empresarial. A pessoa responsável vai se tornar síndico e se ocupar com os mais variados procedimentos, avarias e serviços que devem ser executados dentro do espaço determinado.
Muitas vezes, os condomínios não possuem uma pessoa que possa atender, de maneira satisfatória, a todas as demandas que são apresentadas.
Brigas com vizinhos, situação da limpeza das áreas comuns, equipamentos quebrados e que precisam de manutenção e até mesmo a situação de portaria e segurança são encargos que devem ficar sob a responsabilidade de um síndico que tenha disponibilidade para isso. Por isso, algumas medidas e soluções podem ser necessárias.
Mercado apresenta solução ideal
Os grandes centros urbanos possuem diferentes empreendimentos imobiliários, com milhares de prédios e edifícios que são denominados condomínios e precisam seguir diversas regras de funcionamento, para a própria segurança dos moradores e empresários que fazem uso deste tipo de imóvel.
Para isso, o mercado de serviços formalizou uma lista de sindicos profissionais em sp, que podem atender as mais diferentes necessidades de administração de condomínio.
Isso demonstra que, antes um cargo administrativo, se tornou essencial a profissionalização de uma mão de obra que está à disposição e que esteja preparado para atender diferentes clientes, nas mais adversas situações.
O Código Civil de 2002, sob a Lei 10.406, atribuiu responsabilidades para este modelo de profissional, com funções e deveres bem definidos, podendo até mesmo ser acionado judicialmente, caso algo esteja em desacordo com suas tarefas.
Entre suas obrigações, podemos listar:
- Apresentar planilha de custos do condomínio;
- Manter ordem e disciplina dos moradores, em áreas comuns;
- Verificar os trabalhos de segurança e limpeza terceirizados;
- Fiscalização e cobrança de pagamentos das taxas de condomínio.
Conservar o patrimônio dos moradores, contratar empresas terceirizadas para serviços temporários e fixos e coordenar as manutenções preventivas e corretivas também ficam sob a responsabilidade dos sindicos profissionais em sp.
Desta forma, há garantia de que o trabalho será realizado com esmero e todo o cuidado que o cargo exige, ficando mais fácil para os moradores que podem solicitar a troca, se qualquer problema surgir, ou não estiver de acordo com as normas e o regimento interno do condomínio.
Cuidado patrimonial é responsabilidade de todos
Todos os moradores que residem em um condomínio residencial devem estar atentos à zeladoria, para que todos os equipamentos estejam em pleno funcionamento.
Caso seja observado algo que precise de reparo, é preciso acionar o síndico, que vai buscar orçamento com as empresas de manutenção predial em sp e apresentar em uma reunião, indicando os prós e os contras de cada uma, como valor de serviço, tempo de realização do reparo e o material que será substituído ou consertado.
Muitos equipamentos presentes em um condomínio podem apresentar algum defeito, após um período de tempo, com o uso constante.
Esse pode ser um gasto com a casa de máquinas da piscina, pisos de salões de festa e até mesmo verificar o custo manutenção elevador residencial.
Esse tipo de serviço, inclusive, deve constar da manutenção preventiva, para evitar qualquer tipo de acidente, incluindo verificação das máquinas de subida e descida e os painéis de acionamento, tanto na parte interna quanto na parte externa.
A segurança também está presente em equipamentos como brinquedos voltados para crianças menores e até mesmo nas quadras esportivas.
Para garantir que bolas não atinjam pedestres, ou até mesmo janelas de apartamentos, o síndico pode solicitar a instalação de um alambrado para quadra preço que pode ser incluído em parcelas, na taxa de condomínio, conforme o contrato realizado com uma empresa especializada neste tipo de serviço.
Para cada empreendimento uma gestão
Os serviços prestados pelos síndicos profissionais devem estar de acordo com as exigências do regimento e estatuto condominial.
Isso significa que deverá sempre ouvir as reclamações dos moradores, assim como ajustar a administração de acordo com a realidade local.
As soluções administração condominial devem estar de acordo com o que for decidido em reunião dos moradores e até mesmo a votação pode ser colocada em debate, para atender à vontade da maioria.
Claro que o bom senso deve prevalecer, evitando a discórdia de todas as maneiras e com argumentos válidos, para que todas as pessoas possam ser atendidas da melhor forma possível e para que a boa vizinhança esteja presente no dia a dia dos moradores.