A administradora de condominios e as construtoras estão cada vez mais preocupadas para o desenvolvimento de estruturas acessíveis. Quando falamos de estruturas acessíveis estamos nos referindo a acessibilidade na construção.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, 23,9% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Por conta disso, uma construção acessível além de ser uma ação humanitária, possuí grande impacto social.
Os custos para a produção de estruturas acessíveis na construção como rampa de acessibilidade, pisos táteis e outros aspectos são relativamente baixos.
Segundo Sergio Yamawaki, que é membro da Comissão de Acessibilidade do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) o custo de obras de acessibilidade não chega a 5% de variação no projeto e tende a valorizar o imóvel em até 15%.
Desde 2004, o artigo 18 do decreto nº 5296 garante que as novas edificações residenciais devem atender as regras de acessibilidade nas áreas de uso comum, como:
- Portarias;
- Salões de festas;
- Garagens;
- Áreas de convivência.
Para que as construções de acessibilidade como piso tátil 40×40, rampas, elevadores e outros sejam feitos com segurança e qualidade a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) atualizou a NBR 9050:2015 de acessibilidade a edificações.
Nesse artigo abordaremos com mais detalhes a construção de prédios, apartamentos e casas acessíveis, bem como compreender mais sobre a importância desses espaços.
Compreendendo as obras de acessibilidade
Apesar de ser muito importantes as rampas não são as únicas representantes de uma casa ou prédio acessível, ou seja, a acessibilidade na construção vai além disso.
Segundo os princípios do Desenho Universal que foi elaborado por uma comissão em Washington nos Estados Unidos da América, EUA, em 1963, a eliminação de barreiras arquitetônicas é ideal para criar maior acessibilidade em um ambiente.
Assim como a manutenção de fachadas com pastilhas permite que os prédios sejam vistos com mais facilidade e beleza. Os princípios de Desenho Universal atendem para a necessidade de visualização do local, para que seja usufruída de forma simples e intuitiva.
Assim, espaço e dimensão precisam ser adaptados para que independente das características pessoais a mobilidade é garantida.
O prédio portanto precisa-se atentar-se para alguns pontos em específico para que seja feito.
No tópico abaixo falaremos sobre esses aspectos que são tão importantes quanto a inspeção elétrica predial para manter os sistemas funcionando de forma adequada e segura.
Aspectos fundamentais para a acessibilidade em diferentes ambientes
Cada tipo de ambiente possui necessidades específicas quanto as acessibilidades, e também certos pontos de acessibilidades possuem pontos específicos. Abaixo abordaremos com mais detalhes sobre esses artigos.
Nos prédios ou casas residenciais, os empreendimentos levam em consideração as áreas de uso comum. Esses ambientes precisam ter um fácil acesso. Neste aspecto, se aconselha que deve-se evitar paredes estruturais, que evitam alterações para adaptações futuras.
Assim, alguns aspectos são: relação de um percurso acessível que une edificações à via público e aos serviços comuns presentes nas edificações. Também é preciso ter rampas ou equipamentos eletromecânicos para que os desníveis existentes sejam arrumados.
Também é preciso fazer os elevadores de passageiros em prédios com mais de cinco andares. Por isso, é importante que dentro do projeto já se tenha a previsão de ser instalado.
Esses elevadores precisam ter entrada e saída acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Já quanto as rampas de acessibilidade é preciso seguir as orientações das normas ABNT NBR 9050:2015.
A largura livre que é recomendada é de 1,50 metros com uma largura mínima de 1,20 metros. Se as rampas não possuírem paredes laterais é preciso que se desenhe guias de balizamento com altura mínima de 5 cm executadas nas projeções dos guarda-corpos.
Em ginásios, teatros, cinemas, auditórios, estádios e ambientes similares é preciso que 2% da lotação do estabelecimento seja reservado para pessoas com as cadeiras de rodas.
Esses espaços precisam estar em locais diversos, com boa visibilidade, e próximos aos corredores. A manutenção predial é muito importante para o desenvolvimento dessas áreas, pois evitam que sejam degradas.
Desta maneira, um prédio, residência ou outro tipo de empreendimento precisa estar atento as formas de acessibilidade. Somente com a atenção a esses aspectos é possível fazer com que todos os ambientes sejam bem definidos e arrumados.