O uso de equipamentos pesados no setor de engenharia e construção tem se aliado à tecnologia em busca de novas soluções para o canteiro de obras.

Dependendo de sua aplicação, as máquinas de construção são tipicamente classificadas em uma das quatro categorias:

  • Equipamentos de terraplanagem;
  • Equipamentos de manuseio de materiais;
  • Equipamentos de construção;
  • Veículos de engenharia.

Equipamento de terraplenagem

Existem muitos tipos diferentes de equipamentos para movimentação de terra, incluindo escavadeiras, carregadeiras, motoniveladoras, valetadeiras, bulldozers e máquina retroescavadeira.

Essas máquinas são usadas para deslocar grandes quantidades de entulhos, escavar fundações e áreas de paisagem. Escavadeiras, por exemplo, são comumente usadas para cavar trincheiras, cortar arbustos em florestas, demolir prédios e dragar rios.

Retroescavadeiras, normalmente, são combinadas com um trator e têm um balde dianteiro ou pá com uma pequena retroescavadeira na parte traseira.

Equipamentos de manuseio de materiais

Alguns dos tipos mais comuns de equipamentos de manuseio de materiais incluem guindastes, empilhadeiras usadas, guinchos e transportadores.

Você frequentemente verá guindastes em locais de construção levantando e abaixando materiais pesados ​​e transportando-os para outras áreas.

Os guindastes são operados por uma série de cabos e são frequentemente usados ​​em projetos de engenharia que exigem estruturas temporárias.

As empilhadeiras podem ser usadas em qualquer lugar, de lojas de varejo a armazéns e locais de construção. Empilhadeiras maiores são capazes de levantar cerca de 50 toneladas.

Equipamento de construção

O equipamento de construção é um termo amplo para descrever máquinas como misturador de concreto preço, pavers, bombas para serviços pesados, britadores de pedra, rolos compactadores e equipamentos de escavação de túneis.

Mandriladoras de túnel são usadas para escavar espaços subterrâneos e são capazes de perfurar areia, terra e rochas.

Rolos de estrada ou compactadores de rolos são veículos de engenharia usados ​​para tornar o concreto, o solo ou o asfalto mais compactos. Estes são frequentemente utilizados em locais de construção, campos agrícolas e aterros sanitários.

Locação de andaimes também é constantemente necessária no canteiro de obras e entra no rol do gerenciamento de projetos de materiais da construção civil.

Veículos de engenharia

Os veículos mais comuns usados ​​nos locais de construção modernos são os navios-tanque, reboques, caminhões basculantes e dumpers. Eles são projetados especificamente para tarefas de engenharia civil e geralmente envolvem movimentação de terra.

Os basculantes diferem dos caminhões basculantes porque sua carga está na frente do motorista, e não atrás da cabine. Caminhões de ponta são frequentemente usados ​​para operações de mineração e pedreiras porque são duráveis ​​e manobráveis.

Como você pode ver, os equipamentos de construção variam de grandes e pesados ​​a leves e portáteis, incluindo o transporte de máquinas, que sempre deve ser considerado.

Alguns trabalhos exigem muitas máquinas pesadas, enquanto outros precisam apenas de alguns equipamentos.

Como a tecnologia continua avançando na indústria, espera-se ver algumas mudanças futuras em máquinas de engenharia civil de todas as formas e tamanhos.

Automação no ambiente de construção

A indústria da construção civil está preparada para a automação. A fabricação automática do material de um edifício — as partes e peças que constituem o próprio edifício — já é uma questão óbvia.

As linhas de produção já são automatizadas, como a pré-fabricação, ou mesmo usando tecnologia CNC para produzir membros estruturais.

Além disso, como a quarta revolução industrial continua em um ritmo vertiginoso, a capacidade de automatizar até mesmo as tarefas manuais que montam esse “material” de construção está se tornando cada vez menos uma fantasia.

Enfim, a automação na indústria da construção civil está vivendo o seu momento agora. À medida que a tecnologia, a programação, a coleta de dados e a inteligência artificial continuam ganhando ampla implementação, cada vez mais as ideias sobre a construção podem ser automatizadas.

O design gerativo imita os processos evolutivos encontrados no mundo natural. Dado um conjunto de parâmetros de entrada e objetivos de design priorizados, um programa de design generativo pode rapidamente iterar todas as permutações possíveis de um problema de design.

As soluções que melhor atendem o conjunto inicial de metas são então recombinadas e reiteradas à medida que o programa aprende o que funciona, enquanto as soluções que não atingem o objetivo definido são eliminadas. Atributos positivos são selecionados até que uma solução otimizada seja atingida.

Máquinas e soluções para a construção civil estão sendo revolucionadas a um ritmo acelerado e os empreiteiros precisam estar alertas a esse desenvolvimento, seja na locação de maquinas mais modernas ou na contratação de funcionários capacitados para lidar com elas.