O trabalho desenvolvido pelas construtoras são muito relevantes para a criação de imóveis de portes e finalidades diversas, como comercial, empresarial, industrial e residencial. Para isso, devem considerar materiais e equipamentos específicos.

Os especialistas da área de arquitetura e engenharia são responsáveis pela elaboração do planejamento, planta da edificação, coordenação do desenvolvimento da obra e processos de finalização até o momento da entrega ao futuro proprietário.

Investir na compra de materiais de construção é importante para desempenhar todas as atividades com qualidade e segurança.

Para isso, a empreiteira pode realizar a aquisição em depósitos e lojas especializadas de itens diversos que complementarão a obra. Além disso, cabe ressaltar que a boa procedência dos materiais faz muita diferença em todas as etapas da obra e na segurança posterior das estruturas.

A relevância de sistemas de segurança

Distribuir equipamentos de proteção individual aos funcionários é uma ação obrigatória para as empresas.

A utilização por parte dos funcionários ajudam as empresas a diminuírem o índice de acidentes e problemas trabalhistas. Afinal, na área da construção civil, os trabalhadores são expostos a diversos perigos.

Serviços que precisam ser realizados em uma determinada altura, por exemplo, exigem a presença de um sistema de linha de vida vertical, ou seja, uma estrutura de proteção contra quedas.

O principal objeto desse sistema é suportar pesos e forças de quedas durante a jornada de trabalho, mantendo o funcionário em segurança, graças a utilização de cabos, cordas e cintos, e permitindo a mobilização para realizar as operações.

Para isso, a composição deve ser feita com trilhos metálicos e cabos de aço que podem ser utilizados como pontos de ancoragem para evitar acidentes e ampliar o alcance do operador.

Além disso, o nível de resistência permite que mais de uma pessoa possa ficar na estrutura.

Vale ainda dizer que há modelos diversos de linha de vida, como a fixa, móvel e com corda. As vantagens desta estrutura na obra são:

  • Rapidez no deslocamento;
  • Segurança;
  • Evita acidentes;
  • Resgate eficiente;
  • Instalação simples;
  • Excelente tempo de vida útil.

A utilização da linha de vida é uma exigência e deve seguir os padrões da NR 18 e NR 35, Normas Regulamentadoras específicas para a segurança dos funcionários na construção e engenharia civil.

Elaboração da parte estrutural

Após a resolução dos assuntos de segurança, a obra pode ser iniciada com a criação da estrutura do imóvel.

Este processo consiste no desenvolvimento das fundações, fazendo o uso de sapatas, estacas, colunas e lajes. Confira mais informações acerca desses processos nos próximos tópicos:

Laje e sua relevância

A laje é uma estrutura que tem como objetivo ser um suporte para as paredes, criando uma cobertura para o teto, podendo ser um bom isolamento acústico e térmico.

Existem muitas opções de lajes que podem ser desenvolvidas, como a nervurada, pré-fabricadas, maciça e treliçada.

Uma laje nervurada vão é uma estrutura maciça composta por nervura de concreto que é interligada a uma capa de compressão ou mesa.

Este modelo de laje usa pouco concreto, ponto vantajoso em obras com grandes vãos. Outros benefícios interessantes são: estética diferenciada, otimização de espaço e economia de material.

O telhado é outra parte muito importante que ajuda na proteção da laje e da área interna da edificação.

Para sua fixação a viga de madeira para telhado pode ser recomendada, servindo para o madeiramento e criando a estrutura ideal para o encaixe das telhas e peças que formam o telhado. Em lojas de materiais de construção há diferentes tipos de vigas, sendo tábua sólida, de folheado, madeira laminada ou compensado.

Recursos importantes para a obra

Todo o trabalho na área da construção civil depende de insumos, ou seja, matéria-prima e equipamentos que ajudam na execução das atividades.

As maquinas de construção são muito úteis em todas as fases da obra, permitindo otimização de tempo e qualidade nas tarefas.

Alguns exemplos das mais usadas consistem em:

  • Rolo compactador;
  • Retroescavadeira;
  • Pá carregadeira;
  • Escavadeira hidráulica;
  • Patrol ou motoniveladora;
  • Máquina para corte de piso;
  • Manipulador telescópico;
  • Caminhão munck;
  • Máquina de cortar ferro.

Quando há necessidade de usar veículos na obra, procurar um serviço de locação pode ser o mais ideal.

Ao escolher uma locadora, é necessário verificar se o responsável possui o laudo cautelar do veículo. Este processo consiste em uma análise feita por profissionais, que elaboram um documento que atesta as boas condições do veículo.

Por fim, investir na compra e montagem de uma caixa para instalação elétrica é muito importante para fazer o processo de ligação dos fio e cabos que ajudam no funcionamento da eletricidade na edificação, bem como o funcionamento dos equipamentos elétricos.

O tamanho da caixa pode variar conforme o tipo de projeto e quantidade de tomadas e interruptores que cada cômodo terá.

Portanto, ter ajuda de profissionais e empresas especializadas em construção civil são formas de ter um imóvel com segurança e conforme as especificações da planta.