O uso da energia elétrica é fundamental nos ambientes residenciais e comerciais. Sem a eletricidade fica praticamente impossível realizar suas atividades. Por isso, durante uma construção, atentar-se às instalações elétricas é fundamental para quem deseja garantir que seu imóvel tenha acesso à energia de forma segura e confiável.

Até porque, ao mesmo tempo que a eletricidade é importante, ela também pode ser perigosa se suas instalações forem feitas de forma equivocada. Devido a isso, nesse artigo falaremos sobre alguns procedimentos de montagem elétrica e outros detalhes para sua construção. Confira!

Realizando a montagem do painel elétrico residencial

Já que estamos falando de energia elétrica, em primeiro lugar é fundamental saber o que é uma Montagem de painel elétrico. Para que todas as instalações elétricas de um local funcionem corretamente, é necessário ter um painel que sirva como um “centro de controle”.

Esse procedimento de instalação é fundamental e deve ser feito por profissionais eletricistas para evitar acidentes como sobrecarga elétrica, choques, além de danos à saúde e ao imóvel.

Para que a montagem desse painel seja feita com segurança, os profissionais seguem normas técnicas de segurança com o objetivo de garantir que as atividades serão realizadas de modo seguro.

Os tipos de instalações elétricas mudam a partir do tipo de imóvel. Por exemplo, uma indústria não terá as mesmas instalações elétricas de uma casa.

A montagem desse painel concentra diversos elementos importantes desde o disjuntor (que é uma peça fundamental para evitar incêndios) e outros elementos de fiação.

Esse processo visa proteger a rede elétrica do seu domicilio, evitando acidentes, como incêndios. Ao perceber uma sobrecarga na rede de energia, o disjuntor desliga toda a rede automaticamente.

Contudo, se o procedimento é realizado de forma errada e o disjuntor não está conectado corretamente, o morador tem um grave problema.

O que é um quadro de comando?

No processo da instalação de um painel elétrico também é importante verificar o quadro de comando eletrico montado, que concentra vários tipos de fiação ligadas a equipamentos e outras instalações, no caso da indústria. Esse quadro facilita a distribuição de energia para diversos pontos da residência, como em casa ou prédios.

Basicamente, esse quadro é composto por:

  • Uma caixa resistente;
  • Placas de montagem;
  • Elementos metálicos;
  • Chaves eletrônicas;
  • Botões de acionamento.

Vale ressaltar que todo esse processo é realizado seguindo normas técnicas de segurança. Por meio desse quadro, o morador ou empreendedor consegue ter controle elétrico sobre seus equipamentos, sem uma sobrecarga de energia.

Além disso, outros dispositivos importantes podem ser integrados aos equipamentos, como a presença de sensores, medidores de eletricidade, inversores de corrente elétrica e equipamentos de segurança.

Esse procedimento, assim como uma revisão elétrica, é fundamental, principalmente em prédios e apartamentos. Por exemplo, o prédio busca por empresas de elevadores para instalação do equipamento que facilita o deslocamento e locomoção das pessoas.

No entanto, é importante verificar as instalações elétricas que estarão ligadas a este equipamento, para que o elevador funcione de modo seguro e confiável. Esse é apenas um dos diversos equipamentos que necessitam de controle.

Por isso, é recomendado que tanto o prédio, como também ambientes residenciais busquem profissionais qualificados para instalação de paineis de comando eletrico, que consertem os instrumentos de eletricidade com segurança.

Os cuidados com a caixa de água

Agora que já falamos sobre a importância da eletricidade e de uma boa instalação elétrica, vamos falar agora sobre a atenção que se deve ter ao instalar uma caixa de água, além dos cuidados necessários.

Durante uma instalação de caixa de água, é importante estar atento ao tipo de caixa que será instalada (isso varia de acordo com o imóvel), assim como as instalações hidráulicas do local, para que não haja uma sobrecarga.

Pensar também na Impermeabilização de caixa d água é fundamental para evitar vazamentos e ações indesejadas. Uma das formas mais comuns é por meio do uso da argamassa, um elemento importante na impermeabilização.

É importante que esse processo seja feito respeitando as horas de secagem para garantir a qualidade do serviço.

O controle de pragas

Por fim, nossa dica final diz respeito a um processo de dedetização que deve ser feito no seu imóvel para garantir mais segurança e limpeza, diante do contato com insetos, como baratas e, até mesmo, outros animais, como ratos.

Por isso, é importante buscar por uma empresa de controle de pragas, que tenha referência no mercado e realize um ótimo trabalho.