Para finalizar uma construção, uma das grandes preocupações se referem à umidade do local e o contato com a água. Esses fatores podem acabar deteriorando a construção, trazendo grandes prejuízos.

Por isso, o setor da construção busca investir em possibilidades de como evitar que tanto a umidade, como o calor intenso, chuvas, invadam a construção e acabem prejudicando o trabalho que já foi realizado.

É por isso, que existe a impermeabilização. Esse procedimento se refere à aplicação de impermeabilizante para laje, que são materiais que atuam como uma “vedação” que ajuda a proteger de infiltrações, goteiras, umidade e fatores externos.

Além disso, ao impermeabilizar um local, o cliente consegue evitar que fungos, mofo e bactérias se espalhem e acabem afetando a qualidade da construção e a pintura.

Geralmente, o mais recomendado é que a impermeabilização já seja realizada de forma preventiva, ou seja, antes de concluir todo o processo de construção, porque com isso, as chances de irregularidades e problemas posteriores são muito menores.

Devido a importância desse assunto para uma construção, esse artigo vai trazer algumas dicas de como impermeabilizar sua residência ou empreendimento, para garantir maior conforto e aumento da vida útil do imóvel.

O uso de impermeabilizante

Esse material pode ser utilizado tanto em obras como em casas já construídas e sua principal fundação é evitar que a umidade e infiltrações danifiquem à construção.

Esse material é aplicado, após a identificação de qual é o tipo de superfície que irá receber a aplicação do produto. Esse material então será utilizado no revestimento do local evitando a porosidade e deixando o local mais seco.

Geralmente, esse material será aplicado abaixo da pintura, direto na parede de concreto. Ou seja, analisando em qual local o produto será instalado, de forma interna ou externa, é possível trazer vários benefícios para a construção.

Existem alguns tipos de impermeabilizante no mercado, que estão disponíveis a depender da necessidade do cliente. Por exemplo, o impermeabilizante rígido, é indicado para construções que não estejam expostas a temperaturas elevadas, ou seja, pode ser utilizado em piscinas, elevadores e até em subsolos.

Mas também existe o impermeabilizante de uso flexível, que consegue se alongar ou esticar, se assim for necessário. Com isso, pode ser aplicado em locais com variação climática, como varanda, banheiro, cozinha ou na impermeabilização de laje exposta, por exemplo.

Associado ao uso desse material, também existem produtos contra mofo, que são aplicados para reforçar na proteção, evitando principalmente o mofo, que ajuda a desenvolver problemas respiratórios.

Local exposto, mas protegido

A laje é um local externo à casa, que, se não for impermeabilizado pode trazer diversos problemas em uma construção, desde falhas elétricas até as famosas infiltrações.

Essas infiltrações podem ocasionar até problemas na estrutura e cobertura, trazendo ainda mais riscos aos moradores. É por isso que é tão importante realizar a impermeabilização de laje.

Os riscos de desenvolver rachaduras, criação de mofo e fungo, e problemas com a instalação do telhado, são muito menores realizando esse procedimento de impermeabilização.

Outro detalhe importante em relação à impermeabilização de lajes expostas ao sol é que ela ajuda a controlar a temperatura interna da casa, deixando-a mais agradável e amena.

No caso da laje, é recomendado também que ela seja impermeabilizada antes de ser finalizada à construção, pois se isso for feito depois, vai gerar ainda mais gastos ao cliente.

Outra dica importante é que esse procedimento deve ser feito de forma rápida, eficiente e por uma equipe especializada, para evitar danos ao patrimônio.

Proteção: a utilização da manta térmica para telhado

O telhado é o elemento que também ajuda na proteção da residência contra fatores externos. Existem vários modelos disponíveis no mercado, das mais variadas formas, como por exemplo:

  • Telhado de vidro;
  • Telhado de fibrocimento;
  • Telhado de cerâmica;
  • Telhado sanduiche;
  • Telhado galvanizado;
  • Dentre outros modelos.

A escolha do tipo de telhado depende do local que ele será instalado. Mas, esse material que atua na proteção, também precisa ser protegido para ter sua vida útil maior.

É por isso que existe a manta termica, indicada para telhados, que atua como se fosse um impermeabilizante. Dentre as vantagens do uso da manta térmica para telhado é que ela proporciona uma redução de temperatura da residência, em até 10ºC.

Além disso, ela ajuda na eliminação de goteiras, sendo muito resistentes.