A energia solar pode ser utilizada de várias formas, principalmente com o intuito de reduzir custos residenciais, como por exemplo, de energia.

Por ser uma fonte renovável, a melhor forma de utilizar essa energia é por meio de instalações elétricas de soluções de arquiteturas residenciais, que proporcionam não só bem-estar, mas também eficiência e economia.

Energia fotovoltaica: como pode ser utilizada?

Através da abundância de energia solar, ela pode ser utilizada de diversas formas, principalmente no dia a dia, como uma forma sustentável e econômica de ter iluminação ou água quente.

Através de empresas de instalações elétricas fotovoltaicas, a maneira mais conhecida de sua aplicação em residências é por meio de arquiteturas que englobam a energia solar como forma de iluminação e aquecimento de água.

Esse é um sistema com várias vantagens:

  • Sustentabilidade;
  • Reaproveitamento de recursos;
  • Eficácia;
  • Ótimo custo-benefício.

Existem sistemas que podem ser instalados em residências, com o intuito de captar a energia solar e utilizá-la para três sistemas diferentes: sistema solar fotovoltaico, sistema solar térmico e sistema termossolar.

Ambos possuem diferentes atribuições e funcionamentos, mas também possuem diversas vantagens em sua utilização, por tanto é importante conhecer melhor sobre eles.

Transformação de energia solar para energia elétrica

Quando se fala de energia fotovoltaica, imediatamente ela é associada com a energia solar, captação de luz e reutilização.

Seu funcionamento ocorre através da instalação de painéis solares que captam a luz recebida, proveniente do sol, transportando-a para o inversor solar (equipamento que converte a energia gerada pela fonte renovável, transformando-a em energia elétrica para as residências).

Através do efeito fotovoltaico conduzido por cabos e fios de cobre, a energia ocorre, permitindo a utilização humana, reduzindo custos financeiros com luz e água.

A incidência da radiação causada pelo sol é feita de forma direta, ampliando as células fotovoltaicas e convertendo a radiação em energia elétrica.

Isso quer dizer que, quanto mais energia solar o painel receber, mais energia elétrica será criada, mais água quente terá na residência e mais iluminação também.

As células fotovoltaicas, através da instalação por uma empresa de automação residencial, são dependentes das partículas de luz emitidas pelo sol. Por isso, os painéis solares devem ser posicionados em direções que recebem mais energia solar.

Conversão de energia segura

Quando a conversão de energia é realizada, a energia considerada elétrica se torna uma corrente alternada, pois muda a circulação dentro do circuito, permitindo sua utilização enquanto essa energia existir por lá. Assim, essa energia pode ser utilizada para diversos aparelhos residenciais, além de gerar economia na conta de luz.

Os inversores possuem a função de garantir a segurança do sistema fotovoltaico, dando mais qualidade para a energia, que será utilizada de diversas formas.

Por isso, é recomendável investir em um inversor de qualidade e confiança, pois se ele não for bom, pode reduzir a eficiência da geração fotovoltaica e até mesmo poluir a rede de energia.

Através desse modelo de energia, a corrente elétrica se torna contínua, pois é captada por filamentos condutores e enviada para o inversor que transforma a energia do sol em energia elétrica.

Assim, se torna possível utilizá-la nas residências, contribuindo efetivamente para a sustentabilidade energia fotovoltaica, um estilo de vida mais saudável e minimalista.

Sistema solar térmico e sistema termossolar

Dois modelos muito utilizados através da energia renovável do sol, são os sistemas solar térmico e termossolar. O sistema solar térmico tem sua energia captada por painéis solares térmicos, instalados como colectores solares.

Esses sistemas são simples e econômicos, que aproveitam a luz do sol para utilizar em residências, piscinas, água de chuveiros e aquecimento de ambientes. Eles transferem a energia gerada pelo sol, para água ou óleo, que podem ser usufruídos como fontes de calor.

Os sistemas termossolares geram calor inicialmente, e através da instalação de um sistema de espelhos (conhecidos também como concentradores de radiação solar), a energia elétrica é gerada proveniente do calor.

Esse sistema também possui atribuição térmica, pois tem o intuito de gerar energia elétrica, sendo considerado o sistema mais caro e complicado. Porém, seu custo-benefício acaba compensando, pois se trata de um método muito eficaz e sustentável.

A respeito dos três sistemas, pode-se concluir que a energia solar térmica é eficiente e econômica, mas não faz funcionar os aparelhos eletrônicos.

A energia fotovoltaica é repleta de vantagens. A energia concentrada une vantagens de acúmulo de calor e por consequência versatilidade de energia. Assim, basta optar pelo modelo que mais vai de encontro com o projeto ou construção, com certeza os resultados serão incríveis.