Embora seja considerada apenas uma área de serviço, a lavanderia merece destaque no ambiente domiciliar.

Isso porque o local é onde acontece a lavagem de todas as roupas, utensílios de casa, dentre outros objetos que precisam ser higienizados.

Partindo desse ponto de vista, detalhes como o box de vidro para lavanderia, por exemplo, têm feito parte da maioria dos projetos de interiores modernos.

Para se ter uma breve ideia, itens como o box conferem elegância, sofisticação e, sobretudo, funcionalidade, uma vez que divide o ambiente em dois.

Sendo assim, preparamos este conteúdo especial com 3 detalhes que não podem faltar na sua lavanderia. Continue com a leitura a partir dos próximos tópicos e não perca nada!

1. Box de vidro

Assim como foi dito acima, cabe ressaltar a importância de ter uma divisoria de vidro na área da lavanderia, especialmente para quem vive em apartamento com espaço reduzido.

As divisórias de vidro são excelentes para dar leveza, modernidade e oferecer toda a luminosidade que a lavanderia precisa.

Além do mais, elas são super versáteis e fáceis de limpar, podendo ser usadas para integrar diferentes cômodos do imóvel, além da famigerada lavanderia.

Portanto, o vidro acaba atuando como um grande aliado da boa luminosidade, promovendo um espaço mais limpo e funcional na lavanderia.

Ainda assim, a divisória, como o nome já sugere, divide o ambiente da cozinha e do espaço onde a roupa é lavada.

Normalmente, os apartamentos mais modernos contam com cozinhas e lavanderias embutidas, tornando a presença da divisória algo indispensável.

Sendo assim, separamos algumas das principais vantagens do item. Confira:

  • Amplitude de espaços;

  • Promove a integração de cômodos;

  • Mais luz natural ao ambiente;

  • Modernidade aliada à privacidade;

  • Ótimo custo de aquisição.

Ademais, cabe lembrar que as divisórias devem ser feitas de vidro laminado, temperado ou laminado e temperado.

Dessa forma, quem instalar vai garantir mais qualidade, resistência e durabilidade do item.

2. Janela de vidro

Já sabemos que o vidro é um item muito utilizado nas residências e faz parte de boa parte dos projetos arquitetônicos atuais.

Tendo isso como ponto de vista, a janela de vidro temperado basculante atua como um item fundamental no ambiente da lavanderia, que já conta com a boa luminosidade da divisória.

Janelas e portas de vidros, podem ser muito úteis em muitas ocasiões e naturalmente que o uso desses materiais vai depender do projeto e da avaliação realizada pelo engenheiro ou arquiteto que estiver no comando do projeto da residência.

Entretanto, de maneira geral e sem levar em conta particularidades de cada projeto, por exemplo, é possível dizer que é preciso tomar alguns cuidados, pois o uso dos vidros trazem inúmeros benefícios, mas pode implicar em problemas, dependendo do vidro.

No caso do basculante, não há problemas, uma vez que este modelo é mais resistente e possui uma estrutura de aço, bem como uma alavanca, que facilita a abertura da janela e diminui o contato direto com o vidro.

Ou seja, a janela de vidro para a lavanderia atua diretamente na ventilação, luminosidade e, sobretudo, não implica em problemas, já que o vidro presente no item é basculante, resistente e de fácil manuseio.

3. Bomba de água

As bombas funcionam a partir de pressurizadores rowa, que é um equipamento importante para quem detesta aquele pinga-pinga na torneira da lavanderia.

Além de evitar o barulho irritante durante a noite, o item proporciona mais economia, uma vez que não há pingos d’água sendo desperdiçados.

O equipamento é formado por um controlador de funcionamento que atua em conjunto com a bomba d água. Quando um ponto de consumo é acionado, o pressurizador liga a bomba, responsável por aumentar a pressão da água.

Tipos de pressurizadores

Há, basicamente, três tipos de pressurizadores disponíveis no mercado: inversor de frequência, com fluxostato e com pressostato.

Entretanto, cabe salientar a importância de compreender as características técnicas de cada um deles, para que o equipamento atenda todas as necessidades do local de instalação.

Confira:

  • Pressostato: liga a bomba sempre que há queda de pressão e fica ativo até que a pressão seja atingida;

  • Fluxostato: aciona a bomba sempre que há fluxo de líquido. Quando o sensor detecta a abertura de um ponto de consumo é emitido um sinal para que a bomba ligue;

  • Inversor de Frequência: mantém a pressão da água de maneira constante, independente da quantidade de pontos de consumo, pois ele foi projetado para atender a demanda.

Portanto, esses são os três detalhes que não podem faltar na sua lavanderia.

Ao instalá-los, o ambiente ficará muito mais moderno, seguro e econômico, garantindo, assim, a funcionalidade do local.