Utilização de pisos laminados e madeira

A decoração está cada vez mais em voga e sendo falada por pessoas que não são especializadas, isso graças a internet com seus tutoriais de “faça você mesmo”.

Dessa forma, antes, a decoração era algo inacessível, hoje se torna mais fácil seu acesso. Assim, muitas pessoas tem procurado dicas e materiais como papel de parede importado e tipos de revestimento para poderem transformar seus ambientes.

Geralmente, a decoração está atrelada sempre a uma reforma que a pessoa empreende, seja para troca de móveis modulares, por um projeto de cozinha ou de quarto mais arrojado, sendo usado moveis planejados nesses ambientes. Ou então um novo estilo de pintura.

Um dos aspectos mais importantes dentro de todo o processo de decoração está o revestimento. Isso porquê o revestimento harmonizará com os diversos elementos, como a textura para parede ou então a cor da cortina.

Dessa maneira, é imprescindível conhecer os principais tipos de revestimentos de pisos.

Revestimentos: conhecendo o piso laminado

O piso laminado é um tipo de revestimento que é constituído por lâminas e que imitam a madeira. Entretanto, o custo é bem inferior se comparado aos pisos de tábuas de madeira corrida. A vantagem do piso laminado de madeira é que tem grande resistência e durabilidade dada a sua formação.

O piso laminado é composto por quatro camadas:

  • Balanço;
  • Substrato HDF-H;
  • Lamina decorativa;
  • Overlay.

O balanço é a parte inferior do piso e é responsável – principalmente – por proteger o produto da umidade e de qualquer impacto. Ele é sempre feito de um material sintético.

Já o substrato HDF-H é uma lâmina central e é feito por um material de alta densidade que é o HDF-H. Ele é o grande responsável pela maior resistência do material a impactos. Também é onde existem os encaixes de uma régua com a outra.

A lâmina decorativa é composta por um tipo de lâmina de celulose e é o espaço em que é inscrito a textura do piso. Geralmente, é impresso sobre um filme de madeira.

Já o overlay é uma película que possui um alto índice de resistência a impactos e principalmente à abrasão. Isso faz com que o laminado tenha uma ótima proteção contra arranhões e riscos.

Os pisos laminados são variados e possuem um modelo que é específico para alto tráfego. O piso laminado de alto tráfego é usado em locais que possui grande circulação de pessoas como em shoppings, academias, escolas, supermercados, lojas e escritórios.

O piso laminado é muito recomendado para a decoração de ambientes pois apresenta inúmeras vantagens como:

  • Menor custo;
  • Fácil limpeza;
  • Ecologicamente correto;
  • Garantia estendida;
  • Resistente a cupins.

O piso laminado é instalado sobre uma manta que auxilia na acomodação do piso e do isolamento acústico satisfatório.

Assoalho de madeira

O assoalho de madeira é um revestimento feito de piso maciço, ou seja, é madeira em seu estado puro em forma de tábuas. É espesso e durável. Esse tipo de assoalho de madeira pode ser feito com diversos tipos de madeira como: jatobá, sucupira, peroba, carvalho e ipê.

Os pisos de madeira podem ser instalados geralmente em estruturas de madeira, pregados ou colados no contrapiso. Esse tipo de assoalho precisa muito de manutenção, principalmente no processo de raspagem de assoalho. Vale mencionar que esse processo consiste na raspagem do piso para recuperação do brilho.

Além do assoalho de madeira, existe outros tipos de pisos de madeira como:

  • Parquet: são pequenas tábuas de madeira agrupados que são colados e pode ser feitos diversos desenhos;
  • Taco: são tábuas de madeira, pequenas ou médias, que não vem agrupadas, mas são coladas um a um sobre o piso;
  • Madeira de demolição: esse tipo de piso é feito com pedaços de madeira de demolição. Como o próprio nome diz, o material é retirado de demolições, é tratado e limpo e só depois usado como decoração.

Assim, é possível ver que a decoração é importantíssima para tornar o ambiente agradável.

Nesse cenário, os pisos contribuem ativamente para que o ambiente siga um conceito. Portanto, desde persiana sob medida, até as cores da parede, desde o revestimento de pisos até os móveis, tudo contribui para que o gosto de quem decora possa ser satisfeito de maneira plena e agradável, valorizando de forma geral o imóvel.