Tudo para a estrutura em uma reforma

Ao realizar uma obra ou reforma é importante ter atenção e cuidado para a escolha do revestimento por existir muitas opções no mercado atual.

Atualmente, ao ir em uma loja de materiais de ligações, é possível se deparar com revestimentos de pisos, paredes e tetos que podem gerar um diferencial no seu ambiente, tanto para áreas internas quanto externas, essa variedade é essencial para atender a qualquer tipo de demanda, não só residencial, mas também industrial ou empresarial, gerando praticidade e qualidade para a sua reforma.

Neste artigo, você vai conhecer diversos tipos de revestimentos para adotar em sua obra e reforma.

Qual a diferença entre piso e revestimento?

Pode parecer que não, mas quando vamos construir ou reformar sempre surge uma dúvida na hora da escolha entre pisos e revestimentos, mas para instalar qualquer um dos materiais é importante entender a diferença entre eles.

Os pisos são instalados diretamente no chão, sendo possível encontrar em diversos formatos e tamanhos, o que torna o produto mais diversificado.

Já os revestimentos pode ser aplicado tanto no chão quanto em paredes, piscinas, saunas, etc., tudo depende da sua resistência e proporção.

Ao realizar a compra do material é importante ter atenção no tamanho do ambiente e na sua necessidade, procurando produtos resistentes e antiderrapantes, para cozinhas, por exemplo, pode-se investir em pisos brilhantes e lisos, assim é possível ter uma limpeza mais prática.

Parede drywall

divisória drywall é uma simulação de uma parede, no português é mais conhecida como parede seca.

O produto é apenas encaixado no local desejado sem a necessidade de argamassa e produtos similares, a instalação é feita através de uma estrutura de aço e camadas de gesso, o que torna o produto oco que pode ser preenchido por fiações, isolamento térmico,  acústico, etc.

Vantagens da parede de drywall

A parede de gesso mais conhecida como drywall é composta por chapas de gesso e papel cartão, o produto é bem versátil, pois pode ser instalado em qualquer ambiente de forma prática e ágil, além de ser possível aplicar curvas, cortes e diversos tipos de personalização, além disso podemos destacar outras vantagens, como:

  • Material leve e econômico;

  • Produto reciclável;

  • Transporte prático;

  • Gera menos bagunça e sujeira.

Atualmente no mercado é possível encontrar diversas espessuras da parede de gesso, como 48mm, 72mm e 91mm, além disso é possível instalar com um chapeamento duplo, assim ajuda a trazer o melhor conforto acústico e firmeza por conta da espessura.

Papel de parede

Para quem busca inovar e mudar a decoração do ambiente regularmente pode optar pelo papel, ao invés de pintar.

Os papéis de parede são soluções práticas e acessíveis, sendo possível aplicar modelos lisos, com texturas, cores e diversas estampas, são tantas opções que muitas vezes fica difícil escolher, por isso é importante contar com a ajuda de profissionais da área.

papel de parede pode ser aplicado tanto na área interna quanto externa, por isso, existem diversos tipos de materiais, assim é possível se adaptar a ambiente úmidos e molhados.

Alguns dos materiais mais utilizados no mercado são os vinílicos, emborrachados, virilizados, TNT, veludo, palha natural, 3D e alto relevo.

Revestimento epóxi

pintura epóxica é um dos revestimentos que traz uma longa durabilidade e segurança pelo seus componentes, o item é resistente a produtos químicos e ao calor.

Para ter um resultado mais preciso é indicado realizar duas demãos, que possui a espessura de 150 a 250 microns resultando em um melhor resultado.

O revestimento epóxi é feito com fibra de vidro e carbono, podendo ser aplicado não apenas em ambientes residenciais ou industriais, mas também em produtos elétricos e automotivos proporcionando uma secagem rápida.

Piso de madeira

Os pisos de madeira são mais conhecidos como assoalho de madeira. Esse produto tem sido um investimento de boa parte da população por proporcionar mais conforto térmico às pessoas que frequentam o ambiente.

O assoalho é feito por réguas de madeira, o tamanho pode ser instalado de acordo com a preferência do cliente e tamanho do ambiente, podendo variar entre 2cm a 20cm.

O piso de madeira pode ser encontrado em diversos materiais, como Ipê, Sucupira, Perobinha, Jatobá, entre outros, todos eles garantem alta qualidade.

Manutenção piso de assoalho

Com o passar do tempo o material de madeira costuma apresentar pequenas imperfeições devido ao seu tempo de uso, nesse caso o ideal é procurar soluções econômicas que valorizem o ambiente, como a raspagem de tacos.

A raspagem é realizada por especialistas com objetivo de remover manchas, riscos e danos causados ao piso pelo uso diário, evitando qualquer tipo de aparência de desgaste e melhorando todo o processo de reforma.