Tudo o que você deve saber sobre instalações elétricas residenciais

Tudo o que você deve saber sobre instalações elétricas residenciais

redator No Comment
Instalações

Quando está construindo uma casa ou até mesmo quando se decide mexer na instalação elétrica dela, várias dúvidas podem surgir, pois o receio de não usar o material correto ou até mesmo fazer da forma correta, está sempre presente. Esse texto visa esclarecer tudo o que você precisa saber sobre instalações elétricas residenciais, antes de iniciar qualquer obra.

Se por algum motivo você não está disposto(a) a fazer isso sozinho(a), saiba que pode fazer um projeto elétrico residencial completo com um profissional especializado no serviço, treinado e experiente. O projeto é feito por um engenheiro (ou profissional qualificado), que avaliará todas as questões e partes da sua casa para conseguir identificar ao certo quais materiais usar, tamanho e quantidade correta, a fim de evitar desperdícios ou até mesmo prejuízos por conta de instalações mal engenhadas.

Os projetos de instalações elétricas visam auxiliar o construtor ou até mesmo o dono de uma residência na parte elétrica de sua casa ou apartamento. Um engenheiro elétrico é um profissional capacitado para identificar qual a melhor alternativa, para que seja sanado/resolvido tal problema ou até mesmo estudar a fundo todo o circuito de uma casa, garantindo qualidade e segurança.

Um profissional capacitado trabalhará em cima de normas que foram criadas com o intuito de garantir uma instalação elétrica segura, evitando curtos no circuito, sobrecarga de energias elétricas ou até mesmo explosões e custos desnecessários com a conta de energia ou material. Uma instalação elétrica mal feita, pode acarretar um prejuízo a curto, médio ou longo prazo, pois pode, desde queimar uma lâmpada por conta de uma sobrecarga de energia ou até mesmo uma explosão envolvendo eletrodomésticos, aparelhos e fios em geral de uma casa.

O ideal e mais seguro é contratar empresas de instalações elétricas para que esse projeto possa ser realizado com segurança, precisão e qualidade. Como já dito, essas empresas possuem profissionais qualificados na área da engenharia elétrica que saberão administrar e identificar qual o melhor circuito e materiais a se utilizar.

Importante que a empresa vise à qualidade geral dos serviços

Os itens mais importantes dentro de um projeto de instalação residencial, aqueles itens que não pode deixar de se ter, são:

  • A planta da casa ou apartamento;
  • Um memorial descritivo;
  • Normas utilizadas;
  • Quadros de distribuição que serão utilizados;
  • Especificações técnicas;
  • Lista de materiais a serem utilizados.

Um projeto elétrico bem elaborado pelos devidos profissionais e os materiais, é de extrema importância para uma residência, pois garantem aos futuros moradores qualidade e segurança, de estarem morando em um local que não corre riscos elétricos, sem surpresas desagradáveis ao longo dos anos. Geralmente as surpresas tidas como desagradáveis, podem aparecer ao decorrer do uso, isso é, com o passar do tempo.

O projeto também se diferencia quando falamos de projetos residenciais ou prediais. As instalações elétricas prediais têm uma forma diferente de análise se comparadas às residenciais, devido à estrutura ser diferente também. Os pontos de utilização de energia elétrica, a estimativa de aparelhos que pode ter no apartamento ou até mesmo o consumo geral do prédio, são fatores determinantes na hora de escolher o material correto e o lugar estratégico para uso posterior.

Por que contar com especialistas em instalações elétricas?

Um projeto mal avaliado visando apenas interesses comerciais, pode desapontar e estressar moradores que futuramente queiram ou necessitem de um consumo além da capacidade instalada.

Isso faz com que, os moradores tenham que recorrer a um eletricista residencial em algum momento, inevitavelmente. O eletricista é um profissional que entende de toda a parte elétrica, seja para diferentes tipos de imóveis. Muitas vezes, é chamado para fazer reparos que, como já dito, se tivesse feito um projeto bem elaborado e dentro de todas as normas, não daria problemas. Esse profissional está apto para identificar e corrigir qualquer falha na rede elétrica, seja casa ou apartamento.

O que acontece é que, muitas vezes, as instalações elétricas residenciais não duram o que certamente deveriam durar e, na maioria dos casos, por falta de um projeto de instalação adequado. Então, fica bem evidente aqui a importância de se analisar com calma cada detalhe da casa, investir em material de boa qualidade e também analisar todos os prós e contras. Prever situações que podem vir a acontecer futuramente, é uma maneira de evitar acidentes e custos desnecessários. Um projeto consciente e profissional, com certeza é algo importante a se saber a respeito de instalações elétricas residenciais.

Deixe um Comentário

seis − 3 =