Tipos de aquecimento e energia de um local

A energia solar, conhecida também como sistema fotovoltaico, consiste em um sistema que gera energia elétrica por meio de radiação solar. Esse método constitui-se de dois tipos, podendo ser de sistemas conectados à rede ou sistemas isolados.

Esse último é comumente utilizado em locais que possuem um elevado custo de conectar-se a rede elétrica, como refúgios e casas de campo. Quando ligados à rede, podem complementar ou substituirem a energia convencional que encontra-se na rede elétrica.

São quatro os componentes encontrados nesse método, sendo eles:

  • Controladores de carga;
  • Baterias;
  • Inversores;
  • Painéis solares.

Os painéis solares possuem a função de bombear a energia ao sistema, podendo ser utilizado um ou mais, com dimensões adequadas à energia necessária no local. São eles que geram a eletricidade por meio da energia solar.

Os inversores transformam a corrente contínua de 12 V para uma corrente alternada de 110 ou 220 V, ou alguma outra tensão que seja desejada, enquanto as baterias têm a função de armazenar a energia elétrica de modo que o sistema continue sendo usado mesmo em casos em que não haja sol.

Os controles de carga, por sua vez, tendem a funcionar de modo a evitar quaisquer descargas ou sobrecargas exageradas que possam ocorrer na bateria, o que visa aumentar seu desempenho e durabilidade.

Enquanto esse sistema necessita desses componentes, os que são conectados às redes funcionam por meio de painéis inversores, já que neles não se faz necessário o armazenamento de energia.

Como funciona o sistema de aquecimento de água?

De modo geral, o sistema de aquecimento de água por meio da energia solar é obtido por meio de um um reservatório térmico e coletores solares.

As placas é quem são as responsáveis pela absorção de radiação solar, que ocorre quando o calor é captado e transferido para a água presente nas tubulações de cobre do sistema.

O reservatório térmico consiste em um local em que a água armazenada se mantém aquecida, sendo estes cilindros de cobre, inox ou polipropileno isolados por meio de poliuretano expandido. Essa água armazenada pode se manter aquecida até que seja consumida.

Os raios que atravessam o coletor solar que é aquecido por meio das aletas que são produzidas a base de materiais como cobre ou alumínio e pintadas com uma tinta escura apropriada que auxilia na máxima absorção da radiação solar.

É importante lembrar que, assim como a manutenção de aquecedor a gás convencional deve ser feita esporadicamente, esse sistema também deve tê-la para que maiores danos não ocorram.

Por sua vez, o calor chega aos tubos que também são produzidos por meio de cobre, então a água presente em seu interior é aquecida e transportada ao reservatório de aquecimento de água.

O intuito desse reservatório presente nas residências que possuem um sistema de aquecimento solar preço é semelhante ao de uma caixa d’água, sendo responsável por manter aquecida a temperatura da água armazenada.

Para que o dimensionamento do sistema de água aquecida seja realizado corretamente, é imprescindível que se saiba quantas pessoas farão uso do sistema diariamente, a quantidade e duração de banhos diários e quantos chuveiros a residência possui.

É de suma importância que todo o sistema de aquecimento de água conte com um sistema auxiliar, já que este será o responsável por sempre haver água aquecida no local.

O sistema auxiliar entra em ação em dias nublados e chuvosos, ou até mesmo quando o local tem seu número de banhos elevado, garantindo que não ocorra a falta de água quente. Este aquecedor pode ser um aquecedor elétrico ou aquecedor a gas.

As vantagens do aquecimento solar

No Brasil, optar por esse método tem sido cada vez mais uma excelente solução, já que a radiação solar é alta e os aquecedores solares possuem ótimo desempenho, juntando dessa forma o útil ao agradável e não causando danos ao meio ambiente.

Optar por aquecer a água por meio de energia solar preço é uma alternativa que apresenta ainda uma ótima relação custo-benefício, tratando-se de uma energia ecologicamente correta e sem prejuízos futuros.

A economia na conta de luz é notada com rapidez, já que para seu devido funcionamento o sistema é dependente apenas da luz solar e acaba sendo compensado em torno de 24 a 36 meses após sua instalação.

Ainda sobre o meio ambiente, e não menos importante, o sistema de aquecimento solar residencial é capaz de proporcionar uma energia limpa, sendo esta fonte de energia renovavel e sem custos.