Serviços relevantes para segurança em uma construção

Uma construção bem-sucedida é uma construção com qualidade e que respeita as normas de segurança. Não basta ter materiais certificados, é preciso colocar no projeto serviços que ajudem os profissionais a desempenhar seu trabalho, com eficiência e segurança.

Principalmente em situações de trabalho em altura, investir em equipamentos de segurança, não só para a construção em si, mas também os chamados equipamentos de proteção individual (EPI), é fundamental.

Se você coordena um projeto de construção civil, é profissional do meio ou cuida da parte de segurança do trabalho de uma empresa, esse artigo é para você. Não deixe de conferir serviços relevantes quando o assunto é segurança em uma construção.

Instalação de linha de vida x trabalho em altura

Conhecida também como linha de ancoragem, a instalação de linha de vida é um serviço essencial, principalmente para profissionais que trabalham em grandes alturas.

De acordo com as normas brasileiras de segurança que regulam a construção civil, esse equipamento é obrigatório para todos os funcionários que trabalham em uma altura superior a 2 metros.

Ou seja: eletricistas, pintores, pedreiros e outros profissionais devem ficar atentos à exigência.

Na prática a instalação de linha de vida é um conjunto de cordas e fitas que se ligam a cintos de segurança e ancoragem, permitindo a movimentação segura do profissional.

Antes de escolher esse material, é preciso considerar que há dois tipos diferentes do serviço: a linha temporária e a fixa.

Se a obra em questão for feita por fases, a linha temporal é uma opção, é adaptada ao período e no fim da fase, é desmontada.

A fixa, por sua vez, permanece até o fim do projeto e exige componentes resistentes, de preferência feitos em aço inoxidável.

Se você vai aderir à instalação de linha  de vida no seu projeto, não se esqueça desses detalhes:

  • Ofereça cordas com pontas duplas extras para reforçar a segurança;
  • Invista em um carrinho que trave automaticamente como complemento;
  • Respeite o número máximo de profissionais conectados à linha.

Limpeza da altura

Todo mundo gosta de ter vidros limpos e fachadas impecáveis. Mas você sabia que garantir a segurança do profissional que trabalha com limpeza em altura é muito importante?

Além do funcionário conseguir fazer uma manutenção com mais qualidade, cuidar desses detalhes é uma coisa obrigatória na rotina de empresas especializadas no meio.

Além de equipamentos apropriados, esse tipo se serviço como cinturões de segurança e dispositivos trava-quedas, investir em treinamentos específicos como os de acesso por cordas é uma demanda muito necessária.

Inclusive, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), criou a Norma Reguladora 35 (NR35), somente para essas situações.

Na prática, o acesso por cordas é a capacidade do profissional que trabalha nas alturas ter conhecimento e equipamentos de segurança que apoiem sua ancoragem de forma segura e adequada.

Ou seja, é importante que o profissional esteja preparado para situações como:

  • Movimentação restrita;
  • Retenção de queda;
  • Posicionamento correto no trabalho.

Ao respeitar todas essas normas, sua empresa estará do lado certo: o da responsabilidade. De acordo com dados da Comunicação de Acidentes de Trabalho (CATs), divulgados pelo Ministério do Trabalho em 2018, os acidentes envolvendo situações de trabalho em altura como limpeza e manutenção são a segunda causa mais grave no setor.

Nesse período, foram registradas 161 mortes por quedas e os ambientes mais afetados além da construção civil, são hospitais, comércio e lugares com transporte de carga.

Laudo avcb: o que é e porque sua empresa deve ter?

Além de equipamentos e condições de segurança, uma empresa séria, certamente mantém as certificações legais de funcionamento. O laudo AVCB é um documento importante nesse cenário.

Na prática, o esse laudo significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e é emitido após uma vistoria criteriosa na empresa.

O foco é garantir que o estabelecimento atende a todos os critérios de segurança e prevenção de acidentes. O documento deve ser renovado de forma periódica e os prazos variam muito conforme a empresa.

A equipe de bombeiros sp pode orientar esse processo tão fundamental. É a partir da regularização dessas normas de segurança contra incêndio que tragédias são evitadas.

Segurança para sua empresa deve ser prioridade

Não importa o cenário, o tamanho da empresa ou o tipo de serviço que precisa ser executado. Prezar pela segurança da sua empresa deve ser sempre uma prioridade. Afinal, é isso que garante credibilidade e confiança para quem precisa dos serviços que você oferece.