Salas bem decoradas e inspirações para você

A salas são consideradas o espaço mais social da casa. Faz sentido: afinal de contas, esse é o local onde costumam acontecer as reuniões com amigos e família, bem como refeições e outras atividades que envolvem muitas pessoas.

Por conta disso, ela quase sempre recebe uma atenção especial ao ser decorada.

Entretanto, muitas pessoas se sentem perdidas nesse processo: afinal de contas, há diversas opções para decorar esse cômodo. É possível optar por estilos como:

  • Clássico;

  • Escandinavo;

  • Industrial;

  • Retrô.

A boa notícia é que, independentemente da inspiração escolhida, há algumas boas práticas que devem ser sempre seguidas, de modo que o espaço se torne funcional e convidativo.

Confira algumas delas a seguir, bem como os benefícios que elas trazem à sua casa:

Invista em móveis planejados

Atualmente, as metragens dos lançamentos imobiliários estão cada vez menores. Na prática, isso significa que quem opta por comprar ou alugar um imóvel construído mais recentemente terá que se contentar com cômodos mais apertados.

Felizmente, há maneiras de se lidar com isso, fazendo com que a unidade fique bem decorada e se transforme, efetivamente, em um lar. Uma delas é o uso de móveis planejados para sala:

Como o próprio nome diz, esses itens são projetados e montados especificamente para o espaço que ocuparão, fazendo com que cada centímetro de área seja aproveitado de uma forma eficiente.

Além disso, os moradores têm a vantagem de poder personalizar as peças nos mínimos detalhes: tudo, desde o modelo dos puxadores até a madeira usada no processo de fabricação podem ser definidos por eles.

Da mesma maneira, é interessante que tanto o projetista quanto os clientes privilegiem recursos que não ocupam espaço desnecessário no cômodo. Por exemplo: como a porta de correr não tem que ser aberta para fora, ela é uma excelente opção.

Outra boa ideia é investir em prateleiras e estantes nas paredes, que, ao deixarem o chão livre, fazem com que o ambiente pareça mais amplo.

Prefira mobília que seja fácil de movimentar

Por mais bem projetada que a sua decoração seja, é provável que, depois de algum tempo, você enjoe dela e comece a buscar maneiras de renová-la. Não há nada de errado com isso: na maior parte das vezes, as mudanças realizadas podem ser positivas.

Entretanto, para minimizar os transtornos causados pela renovação, especialistas recomendam que os móveis sejam projetados de uma forma que sua movimentação seja simples e rápida.

Além de um ganho significativo em agilidade, essa medida faz com que a sua troca de posição não cause danos ao piso nem às paredes.

As rodinhas para móveis, por exemplo, são uma excelente ideia: além de facilitarem a movimentação desses objetos, elas podem ser travadas, de modo a mantê-los em seu devido lugar quando necessário.

Da mesma forma, é interessante preferir peças de mobília confeccionadas em materiais leves, como os compensados de madeira: assim, será preciso fazer menos esforço para mudá-las de lugar,

Não se esqueça do conforto

Devido ao seu caráter de principal espaços social da casa, é fundamental que a decoração da sala seja feita com o conforto em mente.

Afinal, ela tem que ser convidativa, de modo que moradores e visitantes possam usufruir dela sem nenhum problema.

Na prática, isso significa que é preciso investir em peças que criem essa característica. Ao comprar poltronas para sala, por exemplo, é interessante que os moradores sentem-se nelas, de modo a testar o seu nível de conforto.

Caso isso não seja feito e a aquisição seja baseada apenas no quesito estética, as chances de que o cômodo se torne menos convidativo são grandes. Isso, por sua vez, fará com que ele não exerça sua função adequadamente,

Valorize a iluminação natural

É consenso entre arquitetos de interiores que a iluminação natural é um aspecto chave para determinar se um cômodo será confortável ou não.

Isso pois, por mais que já existam diversas fontes de iluminação artificial para imóveis, nenhuma luz é tão satisfatória – e econômica – quanto aquela que vem da janela.

A boa notícia é que há diversas maneiras de garantir que a sala de uma casa aproveite bem a iluminação natural proporcionada pelo sol.

É interessante, por exemplo, que as cores claras predominem na decoração, já que elas refletem a radiação ao invés de absorvê-la.

Ainda assim, para que isso dê certo, é essencial que haja uma janela de vidro para sala que permita a sua entrada.