Construção Civil: Saiba como utilizar do melhor disco de corte para cada função

Durante a execução de uma obra, existem diversas ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento da construção. Ter um disco de corte, pode ser a ferramenta coringa em uma obra, uma vez que ela vai facilitar o recorte das mais diversas peças, como pisos e portas.

Disco de corte e seus tipos

O disco de corte é uma das principais ferramentas da construção civil, ele é utilizado no primeiro passo no processo de beneficiamento da matéria prima sendo elas madeira, granito, porcelanato, concreto, madeira entre outras. 

Existem diversos tipos de discos de corte, os principais são esses:

  • Discos diamantados: Para mármore, granito, porcelanato, concreto entre outros. São discos com alta metálica e possuem diversas segmentações como discos segmentados, discos contínuos, discos turbos e disco extra turbo.
  • Discos de wídea: São discos usados para corte de madeira. São discos com alta metálica com uma liga mais macia turbo para cortes em madeira
  • Discos de carbeto: São discos de corte para aço e ferro. O disco de carbeto tem uma alma abrasiva e uma liga abrasiva na parte que faz o corte.
  • Disco de tungstênio: Discos para madeira, plástico e derivados. Os discos de corte de tungstênio têm uma alma metálica e possui uma liga abrasiva de tungstênio. 

Os discos geralmente possuem um diâmetro de entre 80mm até 600mm de acordo com a necessidade e a máquina elétrica no qual serão usados.

Os discos de corte eles possuem esses tamanhos de acordo com o trabalho, se a peça for grande e precisar de uma automatização por conta do volume, eles são usados em máquinas grandes, se for usado para acabamentos menores ele é usado em máquina elétrica manual.

Qual a sua finalidade

A função do disco de corte é bem autoexplicativa, ele é usado para fazer cortes em superfícies em geral. O disco de corte é utilizado tanto no processo de extração da matéria prima quanto no acabamento, os discos de madeira são muito utilizados por marmorarias, porcelanatarias, marcenarias, construtoras e profissionais da construção civil no geral.

O disco ele começa a ser usado tanto no beneficiamento primário que é a extração e a divisão das chapas que são enviadas para as indústrias que fazem o beneficiamento, e nas indústrias, eles são usados para fazer cortes menores que já começam a fazer o beneficiamento.

Onde se deve usar 

Os discos de corte possuem muitas variações de tamanhos e modelos específicos para cada material e máquina. Os segmentos de beneficiamento, as indústrias, elas possuem máquinas específicas para cada tipo de disco, exceto os discos de maquita que são usados em serra mármore.

Nas marcenarias são usadas serras de mesas que encaixam o disco de corte de wídea grande para cortes em chapas de madeira e seus derivados. Na marmoraria são usadas máquinas como as serras ponte e cortadeira. Para ferro são usados apenas máquinas manuais no caso da serralheira.

Como viu em um de nossos tópicos existem vários tipos de discos de corte, e que são usados em diversas máquinas como esmerilhadeiras, lixadeiras, serra mármore, makitão entre outras máquinas utilizadas nas indústrias.

Cada disco de corte deve ser usado em sua máquina compatível para que não ocorra acidente de trabalho, é muito importante ver a variação da rotatividade de cada máquina e se o disco está em uma rotação compatível com a orientada pelo fabricante, geralmente existe uma seta indicando o lado que o disco deve rotar.

Quando não se deve usar

Os discos são muito importantes e podem ser usados para diversas situações. Os discos de corte não devem ser utilizados em rotações incorretas.

Além disso, muitas vezes ocorre do profissional usar o disco de corte em posições incorretas e isso acaba quebrando as ligas de corte e pode causar algum acidente de trabalho. 

Outro fator muito importante é você saber todas as recomendações que o fabricante do disco para que você possa trabalhar com ele de forma responsável, um desses fatores é saber se o disco tem refrigeração própria ou se ele precisa ser refrigerado com água como no caso dos discos diamantados.

Como instalar 

A instalação dos discos de corte na maioria das vezes é bem simples, ela varia de acordo com o disco que está sendo utilizado e a máquina elétrica que ele está sendo usado.

Geralmente os discos de corte possuem um furo central que é encaixado na máquina, é muito importante que esse encaixe esteja firme para que o disco não possa soltar ou quebrar e causar acidentes.

Onde comprar os melhores discos de corte

Existem diversas lojas online e físicas que vendem discos de corte, eles são vendidos em lojas de materiais de construção, lojas de ferramentas especializadas ou uma loja de abrasivos para marmoraria.

Busque sempre uma especializada em ferramentas, ferramentas para usar em granito, mármore, porcelanato etc. Essas lojas normalmente possuem uma equipe de suporte especializado que vai ajudar você a comprar o melhor disco de corte para sua necessidade!