Quais tubos utilizar em uma construção?

A construção civil é composta por uma série de etapas e a escolha dos tubos é uma parte importante do projeto, pela funcionalidade e também pela arquitetura.

Na prática, esses materiais de construção contam com um papel vital tanto para levantar as bases de um projeto – as chamadas fundações, com para permitir as conexões hidráulicas, estruturais e elétricas do projeto em si.

Mas você sabe como escolher esses materiais? Para que serve um Tubo de aço carbono e qual é o melhor tubo para usar na construção? Como há uma infinidade de modelos de tubos e materiais nessa área, essas dúvidas são comuns e precisam ser esclarecidas.

Pensando em todas essas necessidades,  esse conteúdo foi feito especialmente para te ajudar a diferenciar as características de cada tubo e escolher o certo para sua construção!

Tubo de aço de carbono: o que é e para que serve?

Assim com os outros acessórios industriais, os Tubos de aço de carbono são peças essenciais no ramo da construção, sobretudo nas indústrias.

Na prática, eles servem para a fabricação e o complemento de uma série de objetos: desde tubulações comuns até equipamentos médicos especializados para cirurgia.

Há vários modelos, diâmetros e espessuras desse material, mas as principais características que dá para destacar de materiais como o Tubo aço carbono  é que eles podem ser feitos de duas formas: com ou sem costura!

Quer saber a diferença na prática? Vamos lá.

Os primeiros tubos, contam com uma estrutura feita com base nos seguintes elementos:

  • Eles não contam com nenhum tipo de soldadura
  • São indicados para projetos de grande pressão de óleo;
  • São produzidos a partir do design sólido sobre uma haste.

Por isso, se você busca essas características, o Tubo sem costura pode ser o ideal para seu projeto!

O segundo modelo se diferencia principalmente por ser fabricado com uma solda na chapa de metal. Mas assim como o primeiro pode ser encontrado em vários diâmetros, tamanhos e espessuras.

De forma geral, o Tubo de aço carbono é essencial para indústrias como a moveleira e a automobilística, além de máquinas e equipamentos do agronegócio;

Outros tubos essenciais

Antes de escolher o tubo certo para seu projeto, é importante analisar o material de fabricação dele. Se você busca um produto que ofereça resistência, versatilidade e alta capacidade de blindagem e proteção, o tubo galvanizado pode ser uma boa opção.

O diferencial dessa peça é que ela passa por um processo chamado de galvanização.

Ou seja: a estrutura do tubo é revestida com camadas finas de zinco, que tornam o material resistente. Além disso, a versatilidade desse tubo e sua capacidade anti corrosão é possível pois ele é feito de aço.

Esse tipo de tubo pode ser encontrado em locais como:

  • Indústrias mecânicas;

  • Implementos agrícolas.

Tubos de pvc

Talvez esse seja o modelo de tubo mais conhecido. Eles são ideais para transportar água em situações de pressão (precisa ser água fria) e, portanto, são encontrados na tubulação de residências e redes pluviais.

Os tubos de PVC são fabricados nos mais diversos tamanhos, cores e modelos, mas estão entre os mais usados. A construção civil no Brasil aliás, é responsável pelo consumo de 60% do mercado mundial desse material.

Se você precisa deste produto para calhas, rede de saneamento básico, portas e janelas, então provavelmente os tubos de PVC vão te atender.

Só tome cuidado: como destacamos acima esse material é preparado apenas para água fria e se entrar em contato com a água quente, pode fazer com que a tubulação fique mais flexível e se dobre.

Mas que tubo escolher?

Com tanta diversidade de tubos, escolher o material certo é sempre um desafio.

Essa escolha deve ser feita com muito cuidado, pois caso o material seja comprado de forma errada, além de não suprir a necessidade do seu projeto, pode causar estragos e prejuízos financeiros.

Por isso, antes de comprar qualquer tubo, sendo um tubo de aço carbono ou qualquer outro, converse com o engenheiro responsável pelo projeto.

Para te ajudar, montamos um checklist:

  • Garanta que o produto tem uma certificação de qualidade;

  • Escolha o tubo conforme o local de aplicação;

  • Verifique que a instalação seja feita da forma correta.

Com todos esses cuidados, você garante que os tubos tenham um melhor desempenho no seu projeto de construção civil.

Agora que você sabe quais são os principais tipos de tubo e para que eles servem na prática, saiba que escolher materiais com qualidade também importa muito para seu projeto.

Pode parecer apenas um detalhe, mas quando se entende a relevância da peça, muitos problemas futuros são evitados!