Processos de segurança na construção civil

O ramo da construção é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo, e isso é de fácil entendimento, já que ele é responsável por realizar diversos procedimentos como a construção de casas, prédios, pontes e estruturas importantes para o desenvolvimento adequado de uma cidade.

Mas para que tudo funcione de forma adequada, é preciso entender que, nesse ramo, a palavra planejamento é a mais usada e que possui maior peso, já que qualquer ação deve ser altamente calculada a fim de obter o menor risco possível.

E é por isso que, ao fazer uma construção, é preciso o contrato com empresas de engenharia civil sp que auxiliarão o projeto em toda a sua extensão.

Este artigo abordará alguns quesitos essenciais na obra e de como e por que esses elementos são importantes para garantir a segurança de todos e da estrutura.

Entendendo melhor a burocracia

Depois que um prédio é construído e, durante a sua execução, é imprescindível relatar que existem alguns documentos que são exigidos pela legislação local para que a obra seja legalizada.

Dessa forma, um dos documentos exigidos é o avcb corpo de bombeiros sp que atesta que determinado ambiente está seguro de incêndios.

Mas, para que se receba o certificado do corpo de bombeiros, é preciso atender a algumas demandas existentes, sendo uma delas o desenvolvimento dos sistemas de prevenção contra incêndio. Ao desenvolver todo esse projeto, a obra passa por avaliação e depois é dado para ela o certificado.

Vamos entender melhor como é dada a construção e a concepção de um sistema de combate a incêndio e de um projeto de instalação elétrica.

Projeto de combate a incêndio

A elaboração desse projeto visa a equipar todo o prédio ou ambiente com ferramentas e estruturas que ajudam no combate primário ao fogo. Essa estrutura precisa atender alguns requisitos como a instalação de:

  • Mangueiras e esguichos;
  • Extintores de incêndio;
  • Acessório de casas de bomba;
  • Porta corta-fogo e outros elementos.

Está presente também, nesse projeto de prevenção e combate a incêndio, um sistema de sensores e detectores de fumaça e um alarme que ajuda na identificação do incêndio para os bombeiros.

Esse projeto visa ao fornecimento de ações e formas adequadas que combatem e também previnem o incêndio. Esse projeto tem o intuito de permitir que os prejuízos sejam mínimos caso o incêndio realmente aconteça.

A elaboração desse projeto deve contar com profissionais qualificados como bombeiros e profissionais da engenharia civil.

Esse projeto deve ser altamente preciso e instalado em qualquer tipo de construção.

Projetos elétricos

Além do projeto de combate e prevenção de incêndio, outro que é extremamente importante em uma obra é o projeto eletrico residencial. O projeto elétrico é uma representação gráfica e também escrita de todas as instalações presentes na construção.

Esses detalhes incluem os pontos de utilização das energias, comandos e trajetos dos condutores, além das divisões de circuitos, a localização da seção dos condutores, a carga de cada circuito e muito mais.

Todas essas informações são dadas por empresas de instalações elétricas prediais e residenciais, que auxiliam o dono do imóvel a ter esse documento, que é bastante importante quando se fala em reformas e adequações elétricas.

Além disso tudo, é no projeto elétrico que são definidos os portes da instalação, o estabelecimento de circuitos e materiais que serão usados na obra. No projeto elétrico, também são definidos pontos de luz e muito mais.

Cada projeto elétrico é diferente e precisa ser elaborado adequadamente para que a demanda do cliente seja atendida de maneira bastante eficiente. Os projetos elétricos são divididos em quatro partes principais:

  • Memória – em que o projetista formula a solução;
  • Conjunto de esquemas e detalhes contendo todos os elementos;
  • Especificações em que se descreve o material a ser usado;
  • Lista de materiais contendo a quantidade necessária para a instalação.

Fazer um projeto elétrico significa trazer qualidade e segurança para o seu projeto maior, já que, com ele, você executa um projeto em correspondência às normas vigentes, além de garantir a redução do custo na obra.

Dessa forma, entendemos que a construção precisa de elementos, métodos e formas diferenciadas a fim de atender um ponto específico que é a segurança em todos os pontos da construção civil.