Processos de construção: normas e equipamentos envolvidos

Para construir ou reformar, dependendo do projeto é necessário um alto investimento e muita organização.

Além disso, todos os processos de construção consistem em procedimentos que precisam ser realizados a fim de evitar custos e gastos que não sejam necessários.

Além disso, é preciso pensar na construção como todo e seu impacto no meio ambiente.

Dessa forma, muitas construções tem consigo a preocupação de uma obra mais sustentável em todos os seus aspectos e isso começa no inicio da obra com a escolha dos materiais e os processos que são realizados, diminuindo os resíduos bem como a quantidade de entulhos produzidos.

A questão da sustentabilidade é tão importante e urgente que atualmente há profissionais que se capacitam e atuam na gestão ambiental em obras de construção civil a fim de realizar um vasto estudo para verificar as alterações e mudanças no meio ambiente que um determinado projeto pode fazer e se ele é viável em um determinado local por conta disso também.

A Construção

A construção é um processo que ocorre em várias etapas e que podem ser longas ou mais aceleradas, isso pode variar de acordo com as características e necessidades de cada projeto.

Além da escolha correta dos materiais é preciso contratar uma mão de obra profissional e proporcionar equipamentos de qualidade para sua execução.

Como mencionado, as construções têm sido cada vez mais sustentáveis em todas as suas etapas, por isso, também tem sido crescente os projetos que trabalham com as energias renovaveis que são aquelas que possuem uma fonte mais limpa e inesgotável.

Um exemplo é a energia eólica que é proveniente dos ventos, mas não é indicada a todos os locais, pois é preciso de uma grande e constante quantidade de vento para sua produção.

Mas, tem também a energia solar que é proveniente do Sol, ou seja, uma fonte inesgotável, mas que consegue atingir todos os locais, inclusive onde a rede elétrica não alcança.

Máquinas e equipamentos

Para que a obra ocorra é preciso investir em máquinas e equipamentos que contribuam para um processo mais rápido, simples e completo.

Assim, como o uso do equipamento não será constante é mais econômico e seguro alugar as máquinas ao invés de compra-las. Isso porque é possível ter um equipamento moderno e novo com um valor mais acessível.

Um dos equipamentos essenciais é a locação de caçamba de entulho que serve para realizar o correto descarte de resíduos e lixos produzidos durante o processo de construção ou reforma. Além disso, a sua estrutura permite que a locomoção e separação seja realizada de forma mais simplificada devido a sua estrutura.

Além desses elementos é preciso outros que podem variar de acordo com cada projeto. Assim a quantidade de maquinas e equipamentos nunca são os mesmo se os projetos apresentam características diferentes.

A escavadeira hidráulica, entretanto, é um equipamento presente na maioria das obras, pois a mesma é responsável pelo processo de terraplanagem que é necessário de ser realizado antes da maioria das obras, a fim de deixar o terreno com as características necessárias para a construção ser desenvolvida em segurança e com qualidade.

Alem dela há locação de maquinas diversas que são essenciais para o desenvolvimento de reformas e construções que ocorrem nos mais diversos locais tanto acima quanto abaixo do solo.

Segurança

Em obras outro elemento de extrema importância, além da sustentabilidade é a segurança dos processos e do local durante e após a sua construção.

Assim é preciso investir em equipamentos de alta tecnologia para serem inseridos estrategicamente como câmeras de segurança, sinalizadores, extintores e alarmes.

Bem como equipamentos de proteção individual que servem para evitar acidentes a saúde dos colaboradores, além de prejudicar o andamento da obra.

Assim desde a construção de uma mezanino simples a um edifício é preciso ter muito cuidado e atenção para que tudo seja realizado dentro dos padrões e procedimentos de segurança que são estabelecidos por lei e órgãos reguladores responsáveis pela fiscalização das obras durante e após a sua construção.

  • Seguindo as novas condutas sustentáveis;
  • Obedecendo as normas de segurança;
  • Investindo em mão de obra capacitada;
  • Cuidando com responsabilidade da obra.

Seguindo esses requisitos é possível ter pessoas aptas a desenvolverem as funções que demandam o projeto da obra, atingindo os resultados planejados com economia de custos e tempo e ainda atendendo as expectativas e qualidades almejadas no inicio do projeto.